
Contar com um RH eficiente, que valorize e invista nos colaboradores, é mais do que uma necessidade: é um diferencial competitivo para empresas de todos os portes e segmentos. Impulsionado pelo desafio de atrair e reter talentos, o agronegócio tem sido um dos setores que mais investem em estratégias robustas de gestão de pessoas, aprimorando a experiência dos profissionais e reduzindo a rotatividade na área.
“O agro brasileiro sempre teve uma presença expressiva de trabalhadores atuando sem registro. No entanto, esse panorama tem evoluído com a necessidade de adaptação às novas exigências do mercado. Pequenas e médias empresas do setor estão investindo em políticas de RH que fortaleçam seus negócios, uma prática antes restrita às grandes corporações”, destaca Marcelo Ciccone, sócio-fundador e diretor-geral da TudoNoBolso.
O executivo ressalta, contudo, a importância de considerar as particularidades do setor e compreender o que realmente faz diferença para os profissionais do agronegócio. A prática de feedback, por exemplo, ainda é pouco explorada, mas essencial para o aprimoramento das operações (https://tudonobolso.com.br/).