101 views 3 mins

Bioprospecção: o que é e qual importânciapara a agricultura

em Agronegócio
terça-feira, 18 de março de 2025

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Segundo dados do Governo Federal, conta com mais de 116.000 espécies animais, mais de 46.000 espécies vegetais e  três grandes ecossistemas marinhos. Só pensando em plantas, espalhadas por seis biomas terrestres (Caatinga, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal), a média nacional corresponde de 15 a 25% de todas as existentes no planeta.

O bioma marinho também tem muito a oferecer. Em 2023, a Comissão Europeia anunciou o financiamento do projeto BlueRemediomics, que vai explorar e catalogar diferentes espécies do fundo do mar para agilizar a criação de novos processos dentro das indústrias com menor impacto nos oceanos, reduzindo o desperdício e aumentando a reutilização de produtos e subprodutos naturais.

Diante dessa grande diversidade, marinha e terrestre, um número muito maior de seres vivos também está presente nessa conta e tem papel fundamental em todo o ecossistema: os microrganismos. Estima-se que haja mais de um trilhão de microrganismos diferentes nos diversos ecossistemas da Terra. E cerca de 99% deles ainda permanecem inexplorados pelos seres humanos. Por sua diversidade, o Brasil é um dos locais com maior potencial em bioprospecção e bioeconomia do mundo.

A definição e o momento do país

Bioprospecção pode ser definida como a procura por organismos vivos, sejam eles vegetais, animais, microrganismos ou até mesmo moléculas, genes e outros compostos que sejam de interesse acadêmico, tecnológico e biotecnológico, ou que possuam potencial industrial (para setores como cosmético, alimentar, farmacêutico, entre outros). A pesquisa consiste em explorar os mais distintos biomas terrestres e aquáticos em busca de novos seres que, para aplicação comercial, por exemplo, possam colaborar para a composição de novos produtos.

Na saúde, um exemplo é o programa Emerge Biodiversidade, da Aché Laboratórios Farmacêuticos, que explora os biomas brasileiros para desenvolvimento de insumos medicinais. Já a Unilever busca, nos últimos anos, abandonar os ingredientes de base fóssil para produtos de limpeza, por exemplo. Na agricultura, a bioprospecção pode ajudar – e vem sendo cada vez mais aplicada – no desenvolvimento de novas NBSs (nature-based solutions, ou soluções baseadas na natureza), tecnologias biológicas capazes de reduzir o uso de pesticidas e herbicidas químicos (https://www.symbiomics.com.br/pt/bioprospeccao-microbiana-o-que-e-e-qual-sua-importancia/).