A venda de veículos novos no Brasil subiu 16,77% em maio deste ano, ante maio do ano passado, para 195,5 mil unidades, informou ontem (1º), a Fenabrave, associação que representa as concessionárias.
Em relação a abril, o crescimento foi mais acentuado, de 24,63%, em razão do maior número de dias úteis em maio, quatro a mais.
Com os resultados, o mercado acumula, de janeiro a maio, expansão de 1,57%, para 824,4 mil unidades, em soma que considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
É a primeira vez desde 2013 que a venda de veículos novos apresenta crescimento no acumulado dos cinco primeiros meses do ano. O setor passou a enfrentar quedas antes mesmo do início da crise econômica, em função de uma diminuição da oferta de crédito para veículos. Na média diária, as vendas em maio também cresceram em relação a maio do ano passado. O quinto mês de 2017 vendeu 8,8 mil veículos por dia, enquanto o mês equivalente em 2016 registrou ritmo diário de 7,9 mil unidades.
Os resultados positivos, no entanto, tiveram pouca contribuição do consumidor pessoa física, conhecido no setor como “varejo”. A exemplo do que ocorreu em março, a maior parte do crescimento foi causada por vendas mais expressivas para clientes pessoa jurídica, como locadoras de veículos, produtores rurais e frotistas em geral. Para o presidente da Fenabrave, Assumpção Júnior, os números de maio confirmam uma tendência de recuperação.
Ele citou o crescimento do PIB no primeiro trimestre como um sinal disso, destacando o desempenho mais forte do agronegócio (AE).