Juan D’Antiochia (*)
O advento da Internet mudou de vez a forma de se fazer negócios no mundo.
Atrelado a eles, os métodos de pagamentos digitais que têm sido críticos para a decisão de compra de consumidores no Brasil e no mundo. O aumento no uso dessa tecnologia acarreta na busca por um processamento mais rápido e simples.
O comportamento e necessidade do consumidor tende a evoluir ao decorrer dos anos e as empresas precisam estar preparadas para atender estes compradores que não querem ter apenas uma opção para pagamento. Estas mudanças simplificam e maximizam a experiência deste consumidor que tem buscado agilidade na hora de realizar suas compras além de deixarem de lado métodos muito complexos.
No último Relatório Global de Pagamento divulgado pela Worlpay, concluiu-se que em 2019 as eWallets vão ultrapassar os cartões de crédito no mercado global de comércio eletrônico, respondendo por 27% do volume de negócios globais, em comparação com 24% referente à cartões de crédito. Métodos alternativos de pagamentos adicionais serão responsáveis por uma parcela significativa do mercado permanecendo ao lado de cartão de débito, transferência bancária e os pagamentos efetuados com dinheiro.
No Brasil os cartões de crédito são atualmente o método de pagamento mais popular, representando 44% do volume mundial de e-commerce. A utilização de Boleto Bancário, que suporta tanto o pagamento on-line e off-line (incluindo dinheiro), também é bastante utilizado. Espera-se que o volume de negócios no comércio eletrônico no Brasil cresca 9% durante 2014-2019.
A Worldpay está de olho nestas transformações há muito tempo e vem trazendo recursos para as empresas de comércio eletrônico poder processar transações utilizando métodos de pagamento e se preocupando com a comodidade dos compradores que querem estar sempre atualizados.
Lembre-se que é essencial entregar aos clientes o que eles querem da forma mais eficiente possível, os métodos de pagamentos populares variam entre regiões e mesmo países – e é fundamental oferecer o método preferido em cada mercado em que operam.
É preciso que as empresas estejam sempre atentas a estas mudanças e comunicar cada vez mais os consumidores para que utilizem e entendam a facilidade dos métodos de pagamentos que vem ganhando cada vez mais espaço com os avanços tecnológicos.
Além disso, acreditamos que os próximos anos serão de consolidação do mercado de forma que o público passe a pagar escolhendo o seu método de pagamento preferido, além de fazer com que os comerciantes se sintam mais confiantes em disponibilizar tecnologias que seus clientes já adotaram.
(*) – É General Manager da Worldpay para a América Latina.