Negócios em Pauta 05/05/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 04 de maio de 2016

A – Capital do Cinema

Ouro Preto se prepara para virar a capital nacional do cinema. Entre os dias 22 e 27 de junho, a cidade barroca mineira recebe a 11ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Consolidado como o principal – senão o único – evento em todo o país voltado para a preservação e história do cinema, o festival é palco para a exibição de filmes, homenagens, seminários, debates e oficinas sobre o patrimônio audiovisual brasileiro em um dos cenários mais bonitos do Brasil. A CineOP está estruturada em três temáticas principais – preservação, história e educação – e ocupa três espaços de exibição: Centro de Convenções; Cine Vila Rica; e a Praça Tiradentes, onde é instalado o Cine Praça, com mil lugares e uma privilegiada visão de todo o casario colonial característico da cidade. Toda a programação é gratuita. Mais informações estão disponíveis no site (www.cineop.com.br).

B – Startups Femininas

Considerado referência na Europa e nos EUA, o Lady Pitch Night chega pela primeira vez ao Brasil. O evento, idealizado pela ONG Girls in Tech, é uma competição na qual mulheres empreendedoras da área de tecnologia apresentam o projeto de suas startups, em fase inicial, para juradas experientes que irão analisar os pitches das startups baseados na capacidade de inovação e viabilidade financeira e comercial. Entre os prêmios estão uma viagem para São Francisco, onde a vencedora participará da edição americana do evento. Já para as outras quatro finalistas, os prêmios são o uso do coworking Plug, que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório que proporciona um ambiente favorável ao networking, e outros benefícios como ingressos para eventos internacionais de tecnologia. O evento de premiação acontece no próximo dia 11, às 18h30, no auditório do CUBO Network, Rua Casa do Ator, 919 (http://ladypitchnightbrazil.girlsintech.org/).

C – Estágio para Letras

Além do magistério, o graduado em letras pode atuar em várias outras funções como tradutor, editor, revisor de livros, intérprete, consultor linguístico e redator. Nesta semana, o CIEE conta com 18 vagas de estágio para o curso. Podem se candidatar estudantes do primeiro semestre do curso até com previsão de formação em dezembro, para atuação em instituições de ensino, editoras, consultorias, escolas de idiomas. São pré-requisitos: conhecer o pacote Office e ter inglês do intermediário ao avançado. Uma das vagas é para monitoria numa instituição de ensino, no Ipiranga, e exige conhecimento avançado do idioma mandarim, para a qual pode se candidatar estudantes com formação prevista entre dez/2016 a dez/2020. Inscrições no site (www.ciee.org.br) ou nas áreas de atendimento ao estudante (Rua Tabapuã, 516, Itaim Bibi, ou Rua Maria Paula, 212, Centro).

D – Prestação de Conta

Destinados aos profissionais que atuam ou pretendem atuar no Terceiro Setor, o curso ‘Elaboração de processos de prestação de conta’, será ministrado por José Alberto Tozzi, amanhã (6), das 9h00 às 18h00, no Instituto Filantropia (Rua Bela Cintra, 178). O conteúdo propõe uma abordagem com visão sistêmica e transparente do tema, incluindo as funções financeira e contábil, além de discutir a Lei 13.019, que trata das Transferências Voluntárias de Recursos Públicos e que foi regulamentada em abril. Tendo em vista o volume e a especificidade de cada prestação de contas, a programação visa capacitar os profissionais que atuam no Terceiro Setor a realizar a correta estruturação de processos. Inscrições e mais informações: (www.dialogosocial.com.br).

E – Direto dos Produtores

Começa hoje (5) e vai até sábado (7), no Vale do Anhangabaú (em frente ao prédio dos Correios), a 1ª Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar. O evento reúne cerca de 80 expositores que demonstrarão artigos como artesanato, vestuário, comidas típicas, serviços de ecoturismo, alimentos da agricultura familiar e apresentações culturais. Participação dos pequenos produtores de Parelheiros e São Mateus, para a comercialização de alimentos de base agroecológica ou orgânica, direto ao consumidor. Como estratégia de integração com outras regiões do entorno da cidade, o evento também contará com agricultores de Mirante de Paranapanema, Mongaguá, Presidente Venceslau, Promissão, Sorocaba e Vale do Ribeira.

F – Negociações Imobiliárias

Profissionais com atuação em vendas podem se inscrever no curso ‘Técnicas de vendas e negociação para o mercado imobiliário’, da Universidade Secovi. O programa visa aprimorar conhecimentos e preparar o participante para vender, negociar e atender melhor os seus clientes. Marketing pessoal, técnicas de PNL (programação neurolinguística), linguagem corporal e prospecção estão entre os tópicos a serem abordados nas aulas. O curso tem duração de 12 horas e acontece de 16 a 18 de maio (segunda à quarta-feira), das 18h00 às 22h00. Informações e inscrições pelos tels. 5591-1304 a 1308, e-mail ([email protected]) ou (www.universidadesecovi.com.br).

G – Oportunidades de Negócios

No próximo dia 18, às 18h30, a Fadisp (unidade Pinheiros, na Rua João Moura 313) promove a palestra com o tema: Estruturação Empresarial em Momentos de Crise, sob o comando de Eduardo Lira, diretor da Conecta Empresarial – Consultoria com foco em Marketing, Planejamento Estratégico e Vendas. Com a incerteza econômica do país e seus possíveis e já visíveis reflexos no mundo globalizado, muitas empresas estão retroagindo e eliminando investimentos em seus segmentos. A classe empresarial precisa analisar friamente qual será a estratégia para tirar a palavra “crise” de suas empresas e assim vislumbrar grandes oportunidades de negócios. O evento é aberto ao público, porém todos deverão fazer suas inscrições previamente. Para mais informações acesse (http://www.fadisp.com.br/eventos/prospect) ou pelo tel. 3061-0212.

H – Empresas Inovadoras

De olho em um segmento em franca expansão, o Centro Europeu acaba de lançar a Universidade das Startups – UniStart, um núcleo de empreendedorismo inovador de alto impacto, constituído por um programa gratuito de aceleração que pretende ajudar empresas com negócios inovadores a crescerem mais rápido, no menor tempo, e com o maior lucro possível. Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), oferece um ambiente com uma atmosfera de inovação e estrutura física completa, proporcionando várias atividades estimulantes para o desenvolvimento de novas ideias e de networking. A metodologia foi desenvolvida em parceria com consultores/facilitadores do IBQP, baseada em experiências do mundo empresarial internacional. As inscrições para a UniStart são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 12, por meio do site (www.centroeuropeu.com.br). Informações tel. (41) 3222-6669.

I – Intérprete de Conferência

Para quem tem o domínio do inglês uma boa oportunidade é fazer o curso Intérprete de Conferência Presencial oferecido pelo BrasillisIdiomas. O curso tem duração de 15 meses e 210 horas/aulas e início no próximo dia 20, sexta-feira, das 9h00 às 12h00. Para realizar a matrícula é preciso ter inglês fluente, boa comunicação oral, ensino médio completo e ser aprovado no teste de seleção. O teste é gratuito e consiste em: interpretação, tradução e versão inglês-português, entrevista em inglês-português e avaliação de cabine. As inscrições já estão abertas. Mais informações pelos telefones (021) 2539-8104/2512-3697. A sede do Brasillis Idiomas fica na Av. Graça Aranha, 145/sobreloja 4 e 5, Rio de Janeiro. Saba mais em (www.brasillis.com.br).

J – Segurança Viária

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, realizará neste ano a primeira edição do “Evonik Road Safety Award 2016” , uma premiação destinada ao reconhecimento de iniciativas voltadas para a melhoria da segurança viária. O prêmio é dirigido a autoridades públicas municipais, estaduais, nacionais ou responsáveis por qualquer iniciativa de infraestrutura que tenha sido finalizada e que inclua alguma forma de sinalização viária, com histórico de um ano, no mínimo. O objetivo do prêmio é aumentar a conscientização em torno dos requisitos de segurança viária, especialmente aqueles que dizem respeito às necessidades dos usuários vulneráveis das vias, e destacar as melhores práticas nesse campo. O formulário de inscrição, disponível no site (www.degaroute.com), deve ser preenchido e enviado até o próximo dia 15 para o e-mail ([email protected]).

K – Gerenciamento de Projeto

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô escolheu a Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, para prestar serviços de engenharia para o projeto da Linha 4 do metrô. O contrato inclui supervisão de gerenciamento de projeto e serviços de consultoria, que envolvem relatórios técnicos e financeiros durante o desenvolvimento das obras e o fornecimento de ferramentas de processos para monitorar o cumprimento dos objetivos de custo, prazo e qualidade. A Linha 4-Amarela se estenderá desde a saída de ventilação João Teodoro, ao norte da Estação da Luz, até a Estação Vila Sônia e o pátio de manutenção, passando por baixo da Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Av. Rebouças, Rua dos Pinheiros e Av. Francisco Morato. Com 14,3 km de extensão, a Linha 4 compreende 11 estações, construídas em dois estágios, sendo que o primeiro, de 12,8km, já está em operação (www.poyry.com.br).

L – Limpeza do Motor

A nova geração de veículos GM já conta com um lubrificante de viscosidade exclusiva para suas exigências. Elaion F50 d1 0W-20 é o óleo 100% sintético da YPF que superou os testes estabelecidos para especificação dexos 1® da General Motors e atende os mais altos padrões da montadora para seus motores a etanol, gasolina, biocombustível e GNV. O lubrificante que, também atende as especificações dos novos veículos Honda e Mitsubishi que pedem essa viscosidade no manual, conta com a exclusiva tecnologia TAS® que garante proteção máxima, retardamento da formação de borra, mantém a fuligem em suspensão, promove maior limpeza do motor e aumento da sua vida útil, mantendo suas características originais de fábrica. Saiba mais em (www.ypf.com.br).

M – Casa, Têxteis e Festas

Entre os dias 6 e 9 de agosto, o Expo Center Norte será palco da Semana da Casa, maior evento da América Latina do setor de casa e decoração que reunirá as três principais feiras: House & Gift Fair (Feira Profissional de Artigos para Casa), Têxtil House Fair (Feira Profissional de Artigos Têxteis para Casa) e Christmas Fair (Feira Profissional de Artigos para Natal e Festas Sazonais). A expectativa é receber mais de 120 mil visitantes vindos de aproximadamente 1.200 cidades, de todos os Estados brasileiros e de mais 30 países, que estarão na capital paulista por conta do evento, realizando negócios e desfrutando do que a cidade oferece. O evento vai reunir cerca de 1.000 expositores e 2.000 marcas nacionais e internacionais. Mais informações em (www.grafitefeiras.com.br).

N – Buscando Investidores

De olho na crescente onda brasileira do cuidado com a saúde e bem-estar, uma gigante norte-americana está em busca de investidores para desembarcar no país. A Snap Fitness, maior rede de academias de ginástica do mundo – mais de 2,2 mil unidades em 15 países –, acaba de contratar a consultoria Global Franchise para intermediar as negociações com empresários brasileiros. A expectativa é conquistar um master franqueado nacional e abrir uma academia a cada 500 mil habitantes. Os estudos de mercado revelaram viabilidade tanto para franqueados, quanto para os consumidores. Para o cliente, a mensalidade é bastante atrativa, devendo ficar abaixo de 100 reais. Além disso, a Snap Fitness garante os resultados, devolvendo o dinheiro para aqueles insatisfeitos. Outras informações no site (www.globalfranchise.com.br).