194 views 15 mins

Tecnologia 01 a 03/08/2015

em Tecnologia
sexta-feira, 31 de julho de 2015

Por que os testes de antivírus dão resultados tão diferentes?

Testes de desempenho de antivírus são divulgados com regularidade em diversos canais de comunicação. Não é de se estranhar, tendo em vista a importância de proteger os computadores e outros dispositivos contra ameaças num mundo cada vez mais conectado

tests title temproario

Mariano Sumrell (*)

No entanto, o leitor mais atento deve ter percebido que os resultados costumam variar bastante de teste para teste e deve se perguntar o porquê de tanta diferença. O motivo é a complexidade que envolve esse tipo de teste, que se deve, principalmente, a dois motivos: a dificuldade de se obter uma boa amostra de malwares e os diferentes mecanismos de detecção utilizados pelos antivírus modernos.

Vamos começar analisando o problema das amostras. Surgem mais de 100 mil novas ameaças todos os dias. Para o teste ter valor é necessário que a amostra utilizada atenda a algumas condições:

a) Deve ser de tamanho suficiente para ter significância estatística. Assim, um número razoável para um bom teste de vírus deveria ser da ordem de algumas centenas de milhares de malwares.

b) A coleção de malwares deve abranger os incontáveis tipos diferentes de ameaças, de forma a representar o imenso universo destes malwares encontrados na internet.

c) Os elementos da amostra devem ter relevância, ou seja, precisam ser ameaças realmente presentes na vida real e cotidiana dos usuários.

d) Deve conter uma quantidade razoável de arquivos que não são realmente ameaças, mas que possam ser facilmente confundidas com malwares, para medir a quantidade de falsos positivos reportados por uma determinada solução de antivírus.

Já podemos perceber que não é tão simples assim obter uma amostra de qualidade, que atenda a todas as condições mencionadas. E para realizar um teste, é necessário que o investigador saiba identificar perfeitamente quais são os elementos que são efetivamente vírus e os que apenas parecem ser uma ameaça.
Mas não basta apenas ter uma boa amostra e que ela seja bem identificada. Os antivírus atuais, além da detecção por assinatura (base de dados de vírus conhecidos), utilizam outras técnicas como heurística, análise comportamental, detecção na nuvem e várias outras camadas de proteção que não são utilizadas nos testes estáticos (simples varreduras de arquivos).

Assim, uma avaliação efetiva tem de ser feita de forma dinâmica, ou seja, com o programa em execução. Isso implica que cada uma das centenas de milhares de elementos da amostra deve ser executado para cada uma das versões de antivírus testado. Além disso, a máquina tem de ser zerada – para que tenhamos a certeza de que o teste não está sendo feito numa máquina já contaminada – entre cada execução.

Agora que explicamos a complexidade de avaliar programas antivírus fica a dúvida: “Então os testes de antivírus não são válidos?”. A resposta é simples, existem testes muito sérios e feitos com profissionalismo que podem ser usados para ter uma noção da eficácia de uma solução antivírus. No entanto, devido à complexidade e ao fato de se trabalhar com amostras, é de esperar que hajam flutuações estatísticas, o que significa, na prática, que pequenas diferenças de um ou dois pontos percentuais não necessariamente podem garantir que uma solução é melhor do que a outra.

Cabe lembrar ainda que os resultados dos testes mais sérios e profissionais costumam apresentar a metodologia utilizada, ou seja, explicam em que condições o teste foi feito e apresentam informações sobre a amostra utilizada, tornando o processo mais transparente e confiável.

(*) É diretor de Marketing da AVG Brasil.


Software para gestão da limpeza

Em tempos em que a mecanização da limpeza está cada vez mais presente, o aumento da produtividade passou a ser um ponto-chave para a manutenção da eficiência do trabalho. A Kärcher, líder mundial em soluções de limpeza, apresenta o sistema Eco!Manager na Higiexpo 2015, de 04 a 06 de agosto. O inovador aplicativo aperfeiçoa os processos de documentação e monitoramento da higienização por meio de um mecanismo tecnológico pioneiro no mercado.
Analisando as necessidades específicas de cada serviço, a Kärcher chegou à conclusão de que, para as tarefas e atividades complexas, a organização é um fator decisivo para o sucesso. Pensando nisso, a empresa desenvolveu a ferramenta Eco!Manager, uma ferramenta para inspeções de limpeza a qualquer momento, em qualquer lugar. O aplicativo fornece aos gestores uma visão geral de todas as atividades, como presença, horas trabalhadas, checagens, danos e provas das atividades de limpeza dos funcionários. A dinâmica do processo Eco!Manager é bem simples: basta que seja feita a leitura do cartão de identificação no aparelho de código de barras instalado na entrada da sala a ser limpa. Após a limpeza, o sistema registra a finalização do trabalho, e o funcionário informa possíveis danos causados no local ou em seu mobiliário.
Também em destaque na feira, a limpadora a vapor SGV 8/5 é um sistema multifuncional para limpeza e desinfecção profunda de alta eficiência. Premiado na Europa, o sistema SGV une as funções de dois tipos de equipamentos: lavagem a vapor e aspiração de pó e líquido, contando também com a aplicação de detergente ou desinfetantes para uma limpeza ainda mais completa. Possui o inovador modo eco!efficiency, que reduz de forma significativa o consumo de energia e o nível de ruído do equipamento, de forma a possibilitar sua utilização em ambientes silenciosos, como hospitais e restaurantes. Outro diferencial está na opção autolimpeza, que garante maior tempo de vida útil ao equipamento.

Nikito lança nova fase do game Caça-Biscoitos

nikito1 temproario

A Zabet, marca de biscoitos da M.Dias Branco, apresenta a 4ª fase do jogo Nikito: Jornada Espacial. A continuação do game pode ser acessada no site www.nikito.com.br e também está disponível para atualização na AppStore (IOS) ou GooglePlay (Android) na versão para celular.
A criação da nova fase do game mostra a preocupação da marca em acompanhar a evolução do mercado e trazer sempre novidades aos seus consumidores. “Toda criança gosta de novos desafios, por isso desenvolvemos o novo mundo Jornada Espacial. Com o nível de dificuldade mais avançado e a criação de novos personagens, os pequenos vão se aventurar ainda mais no mundo Nikito”, complementa Vanessa Costa, gerente de produto da marca.
O site é simples de navegar. Na tela inicial já é possível visualizar o jogo. Ao clicar no menu, o jogador pode conhecer os personagens, o ranking e ver mais detalhes sobre a linha de produtos.
O game é uma mega aventura, na qual a missão dos jogadores é ajudar o Nikito a recuperar os biscoitos roubados pelo Buba e perdidos em mundos diferentes. São quatro fases: a Floresta Mágica, a Caverna dos Cristais, a Fábrica Maluca e, agora, a Jornada Espacial.
Venha se aventurar no novo mundo da Nikito. É diversão total!

O futuro dos motores diesel projetado com sólida experiência

Gilberto Leal (*)

O Brasil tem pressa de sair da atual crise que atravessa e partir para o firme caminho da expansão comercial, nacional e internacional

Para tanto, o País necessita traçar rotas de longo prazo, visando cumprir a nobre missão da garantia da mobilidade sustentável e ecologicamente correta. Transportar bens e pessoas não somente é fator estratégico de garantia da evolução econômica, como é item que sustenta a nossa sociedade e precisa garantir a saúde de nosso meio ambiente.
O 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que vamos realizar em Curitiba, contribuirá de forma ímpar para que o futuro dos motores diesel, máquina que movimenta a sociedade brasileira e mundial, seja desvendado por meio de experiência internacional já adquirida por empresas e entidades de renome, que contribuíram decisivamente para o controle de emissões e a modernidade dos motores diesel utilizados em seus países de forma adiantada a assertiva.
A ciência nos ensina a cada dia que usar a experiência passada e aperfeiçoá-la constantemente é o caminho mais curto e seguro para se chegar ao bem comum rapidamente, sem cometer erros danosos. É neste contexto que o fórum contará com a presença de experts da Inglaterra, Áustria, Alemanha e Estados Unidos, para contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento dos motores diesel que serão usados no Brasil em futuro próximo.
A VCA (Vehicle Certification Agency), da Inglaterra, trará valiosa contribuição para elucidar as demandas e os requisitos da legislação EURO 6, por meio do palestrante Jamie MC Fadden, engenheiro de Certificação. Conhecer tais demandas é requisito mandatório para poder se preparar para o futuro próximo.
Não basta ter limites apertados de emissões se não tivermos disponíveis a tecnologia e os equipamentos para poder medi-los. A contribuição da empresa AVL, da Áustria, por meio de Carlos Carosa, gerente de Produto, será muito importante para poder dimensionar os futuros bancos de provas de motores diesel, assim como balizar as necessidades de elevados investimentos requeridos para esta tarefa.
Vale ressaltar que quanto menor é a emissão de poluentes sólidos ou gasosos, mais difíceis e caros se tornam os métodos destas medições, e somente empresas com pessoal devidamente preparado poderão lograr êxito nesta nova fase de desenvolvimento que o Brasil enfrentará em médio prazo.
A experiência do especialista Dr. Hans-Otto Herrmann, diretor de Desenvolvimento de Motores e Sistemas de Pós-Tratamento da Daimler, da Alemanha, no desenvolvimento de propulsores que equipam caminhões e ônibus, será de fundamental importância para que as decisões brasileiras sobre a adoção ou não das normas de emissões semelhantes ao EURO 6 sejam tomadas com embasamento sólido e consistente com nossa realidade. A complexidade aliada a esta nova tecnologia de controle de emissões precisa ser conhecida e dominada para balizar corretamente as decisões sobre nosso futuro.
A contribuição da BorgWarner, dos Estados Unidos, por meio de palestra a ser proferida pelo Frederick Huscher, engenheiro senior de Projetos e Inovações, abordará, ainda, ponto de crucial importância na evolução dos motores diesel, que é a eletrificação dos comandos do turbo compressor. Os motores modernos requerem para operação mais econômica e limpa um gerenciamento perfeito do ar de admissão, utilizando ao máximo a energia disponível nos gases de escapamento. Trata-se de tecnologia que ainda não é utilizada no Brasil e, certamente, fará diferença positiva na motorização do futuro.
Toda esta experiência estará disponível no fórum. Venha dar sua contribuição. Vamos desenhar juntos o futuro da mobilidade brasileira.

(*) É físico, consultor e membro da comissão organizadora do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR.