Troque seus computadores, mude seus negóciosQuando os computadores do escritório se aproximam do final de sua vida útil, os encarregados de tomar as decisões nas empresas enfrentam um dilema: renovar todos os desktops ou adiar este compromisso para o fim do próximo ano fiscal – mesmo com o aumento de gastos que isso significa. Como saber, então, qual é o momento certo de renovar a tecnologia para tornar os negócios mais lucrativos? Bárbara Toledo (*) Os benefícios de determinar a substituição da tecnologia de seu escritório no momento adequado são muitos, todos de vital importância para garantir o sucesso des negócios. Uma produtividade exponencialmente superior, maior potência com menor consumo de energia, redução de custos com o reparo dos aparelhos e o benefício que a tecnologia touch oferece a seus funcionários, resultam em uma combinação incomparável. Alternativas ao desktop tradicional presente nas empresas, o All in One e o Mini Desktop são equipamentos compactos, velozes e econômicos, com capacidade de processamento e armazenamento superior a de seus antecessores. Isso evitará, em princípio, tediosas esperas para reparos típicas dos computadores com muito tempo de uso. Os funcionários economizarão tempo para realizar a mesma tarefa com maior qualidade de processamento. Tudo isso se traduz em um grande aumento de produtividade, que no caso do PC All in One supera em 145% e no caso do Mini Desktop em 115%, de acordo com o relatório da Principled Technologies2. Transformando isso em medidas de tempo, cada funcionário estaria ganhando seis minutos por dia e 23 horas por ano em produtividade. Se mesmo depois de conhecer as estatísticas as dúvidas persistirem, vale a pena rever a economia de energia e o aumento da capacidade de processamento que o All in One e o Mini Desktop fornecem, comparadas com uma máquina antiga3. No caso do All in One, o consumo de watts seria reduzido em até 55% durante a atividade e no do Mini Desktop em 60%, em média. Então por que continuar insistindo com o velho desktop? Ainda existe o conceito equivocado de que estender a vida dos antigos desktops nos escritórios economiza custos, já que se economiza com os gastos para a incorporação da nova tecnologia, que supostamente é cara. Nesses cálculos, costuma-se deixar de fora a receita que os equipamentos como o PC All in One e o Mini Desktop poderiam fornecer em curto, médio e longo prazo. Outra vantagem é a tecnologia Intel vPro, que garante um aumento exponencial na produtividade, reduz o gasto com energia e os custos com o reparo dos aparelhos, e também aumenta o poder das ferramentas. E com a substituição por máquinas mais moderna, a equipe de trabalho é favorecida com a tecnologia touch, ganhando em conforto e conseguido realizar a mesma quantidade de tarefas em menor tempo. Além disso, os funcionários são beneficiados com a portabilidade de suas ferramentas de trabalho e a multiplicação de possíveis conexões via USB 3.0, Displayport, HDMI e Wireless. Por último, substituir os antigos desktops por All in Ones e Mini Desktops fornece aos escritórios um maior aproveitamento do espaço físico, gerando mais conforto para quem trabalha ali. Analisando estes aspectos, é possível ver porque a tecnologia mais recente ajuda a dar o salto para otimizar a produtividade nos negócios. (*) É Gerente de Marketing do segmento de business da Intel Brasil.
Seis questionamentos essenciais para empresas na adoção do Cloud ComputingUsar a Cloud Computing define quem está à frente na revolução digital. Porém, muitas empresas ainda pensam nessa transição como um objetivo e não como um meio estratégico para alcançar o crescimento. Para a Avanade, a chave da mudança é expandir o pensamento para além da tecnologia e, por isso, aponta seis questões que devem ser respondidas para entender o contexto da transição para a nuvem: - Quais aplicações devem ser priorizadas?
- Como criar uma mentalidade de trabalho focada no usuário final?
- Como alcançar consistência nos processos companhia como um todo?
- O que pode ser automatizado?
- Como disponibilizar dados em plataformas móveis?
- Como assegurar transparência financeira e fidelizar o cliente?
Além desses questionamentos, a Avanade ressalta que a mudança para a nuvem depende completamente do contexto de cada companhia. Assim, perceber qual o estágio da organização e iniciar o planejamento para implantação da nuvem é o primeiro passo para ficar mais perto de se tornar um negócio completamente digital.
| Ata notarial: saiba como se proteger de crimes virtuaisEm dois anos, cresceu 88% o número de documentos lavrados nos cartórios do País que compravam abusos e crimes virtuais. Somente em 2014, foram registrados 33.455 atos dessa natureza. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, entidade que congrega os cartórios de notas paulistas. Segundo Carlos Fernando Brasil Chaves, presidente do CNB/SP, a ata notarial – nome pelo qual é conhecido o documento –, é a melhor ferramenta para as vítimas que sofreram crimes virtuais se resguardem legalmente. “Caso se constate um crime virtual ou a pessoa se sinta ofendida, aconselhamos que a vítima vá a um cartório de notas o mais rápido possível, pois a agressão na internet pode ser apagada a qualquer momento e a ata registra fielmente aquela situação com fé pública, ou seja, com presunção da veracidade. Além disso, a ata notarial é considerada uma prova pré-constituída e foi incluída no Novo CPC, o que a tornou ainda mais legítima. Por conta disso, é dificilmente contestada no judiciário, evitando assim que a prova se perca”. A ata notarial pode ser solicitada por qualquer pessoa que deseje comprovar algum fato. Com o advento das redes sociais, o número de atas notariais aumentou significativamente em todo o país: chegou a 17.794 em 2012, a 30.475 em 2013 e a 33.455 em 2014, totalizando um aumento de 88% em nível nacional. O estado que mais lavrou atas notariais foi São Paulo. Em 2012 foram feitas 5.405; em 2013, foram 9.134 e, em 2014, o total de atos chegou a 9.688. Isso significa um aumento de 79,2% de 2012 para 2014. Como criar sua presença onlineCristiano Mendes (*) Algumas dicas pra levar em consideração na hora de escolher um domínio para sua marca e entrar no mundo digital O relatório do E-bit de 2014 apontou que apenas no período do Natal as vendas no comércio eletrônico renderam R$ 5,9 bilhões, além de demonstrar um crescimento de 26% no primeiro semestre do ano e 23% no segundo, garantindo o fechamento do ano em números positivos. O E-bit prevê ainda que em 2015 o e-commerce vai fechar o ano com um faturamento de R$ 43 bilhões, 20% maior que o ano anterior. Isso se deve ao fato de que atualmente no Brasil, temos 61,6 milhões de pessoas que já fizeram alguma compra online, sendo que os entrantes, aqueles que começaram a realizar compras pela Internet em 2014, representam 10,2 milhões de pessoas. Com índices elevados de movimentação online e previsão de aumento desses valores, os negócios precisam começar a entender melhor e participar desse ambiente. Criar um website para o seu negócio é uma tarefa muito simples, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo a começar facilmente. Para obter um bom resultado, porém, é necessário organizar sua ideias. Dedique mais tempo à construção do conteúdo, para criar os textos que ajudarão seu cliente a entender o que é o seu negócio e como ele se diferencia dos concorrentes. Esse mesmo conteúdo, além de cativar e conquistar clientes, será fundamental para um bom posicionamento nos mecanismos de busca online. Vale destacar que o marco zero é a escolha de um nome de domínio: tudo começa a partir de um endereço online memorável, pois é isso que os clientes vão digitar no browser. Garanta seu domínio A primeira coisa que você precisa fazer ao entrar na Internet é garantir um domínio para seu site. Os domínios são uma forma de os usuários identificarem seu negócio online – como uma etiqueta usada em um gigante catálogo da Internet. A escolha do domínio deve ser feita em conjunto com a escolha do nome do negócio, a disponibilidade do nome desejado será determinante para definir o nome do negócio a ser criado. Por exemplo, BanhoETosa.com.br é imediatamente identificado como um site que foca em serviços de higiene e cuidados para animais de estimação. Em adição a isso, a extensão “.com.br” indica claramente que é um negócio baseado no Brasil, o que carrega valores e atributos positivos e específicos para o negócio. Aqueles que fizerem uma pesquisa sobre higiene e cuidados para animais de estimação na região vão encontrar um resultado para o BanhoETosa.com.br, o que consequentemente gera tráfego para o site. Seja único Enquanto haverá outros negócios com nomes parecidos, existem formas de alterar o nome do seu domínio para mantê-lo distinto. Por exemplo, alterá-lo para Banho-e-TosaPraVc2.com.br pode significar que mais ninguém tenha esse nome, mas pode ser confuso e difícil de lembrar. Aqui, simplicidade é a regra a ser seguida. No entanto, tornar o nome do seu domínio mais específico não irá necessariamente prejudicar os resultados de pesquisa. Por exemplo, se seu negócio para higiene e cuidados para animais de estimação se baseia no rápido serviço de saneamento e limpeza de pets, você pode ser mais específico com BanhoETosaJa.com.br. Dessa forma, o nome fica único e também anuncia o valor adicionado de serviço mais ágil. Seja encontrado Ser único está mais fácil agora que várias extensões de domínios foram recentemente disponibilizadas. Os domínios “.com” e “.com.br” podem ser substituídos por opções mais específicas, como, “.guru” ou “.expert”. Por exemplo, para o negócio de higiene e cuidados para animais de estimação, você poderia optar por BanhoETosa.guru ou BanhoETosa.expert. Dessa forma subentende-se que o negócio tem um valor adicionado, inserindo sentido de experiência e alta qualidade, respectivamente. Outra utilidade da extensão do domínio é estabelecer sua localização. Utilizar “.london”, por exemplo, informa os consumidores que você opera na capital da Inglaterra, o que pode até indicar um pouco de prestígio. Em breve o domínio “.Rio” estará disponível para negócios da Cidade Maravilhosa. Esta é outra forma de diferenciar o seu domínio de negócios parecidos. Pense além Como uma regra de ouro, registrar dois ou mais domínios para um negócio que está nascendo é uma decisão sábia. BanhoETosa.com.br é um bom começo, mas e BanhoETosa.com e BanhoETosa.net? Possuir esses três nomes de domínios vai ajudar a garantir que ninguém tenha um domínio muito parecido com o seu, desde que você mantenha os registros ativos. Domínios são o pontapé inicial essencial, por isso é comum pensar que são altamente caros. No entanto, eles podem ser bem acessíveis – alguns custam apenas R$ 2,99 no primeiro ano. Um preço baixo a se pagar pela habilidade de abrir seu negócio para um público mais abrangente. A internet está em constante mudança e manter seu negócio atualizado pode parecer uma tarefa desafiadora. Configurar a identidade digital de seu negócio é uma coisa, mas a manutenção é outra. É importante dar um passo de cada vez, pois o próprio processo de estabelecer seu negócio online vai te ajudar a aprender formas simples de mantê-lo atualizado. Uma grande vantagem de nomes de domínio é que você não precisa ter estruturado o negócio por completo para ter um domínio. Se você tem uma ideia que pode se materializar no futuro, vale a pena assegurar um nome de domínio para isso agora. Esse simples passo vai ajudar você a sentir que iniciou uma jornada para transformar seu negócio em realidade, e motivá-lo a dar os próximos passos. (*) É diretor de Business Development para América Latina da GoDaddy, maior provedor de tecnologia para pequenas empresas. |