189 views 11 mins

Geral 07/07/2015

em Geral
segunda-feira, 06 de julho de 2015

Novas regras de incentivo ao parto normal entram em vigor

Cesarianas marcadas com antecedência e sem indicação médica serão coibidas pelas operadoras.

A utilização do partograma – documento gráfico onde são feitos registros de tudo o que acontece durante o trabalho de parto – passa a ser obrigatória para obstetras da rede privada

Anunciado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como uma das medidas de estímulo ao parto normal, a ferramenta será considerada parte integrante no processo de pagamento do parto. A Resolução Normativa nº 368, publicada em janeiro deste ano, prevê ainda que as operadoras informem aos beneficiários os percentuais de cirurgias cesarianas e de partos normais de cada hospital e médicos credenciados. As informações devem estar disponíveis no prazo máximo de 15 dias, contados a partir da data de solicitação.
Os planos também serão obrigados a oferecer o cartão da gestante, que contém todas as informações sobre o pré-natal. De posse do documento, qualquer profissional de saúde terá conhecimento de como se deu a gestação, facilitando um melhor atendimento à mulher quando entrar em trabalho de parto.
Com as novas regras, cesarianas marcadas com antecedência e sem indicação médica serão coibidas pelas operadoras. Apenas cesáreas recomendadas – como no caso de gestantes com diabetes não controlada ou com placenta insuficiente – ou cesáreas que se fizerem necessárias durante um trabalho de parto difícil serão reembolsadas pelos planos de saúde.
A elaboração da resolução pela ANS foi feita após consulta pública realizada de outubro a novembro do ano passado. Foram colocadas em consulta duas minutas de normas: uma sobre o direito de acesso à informação pela gestante e uma sobre o cartão da gestante e a utilização do partograma.
Atualmente, 23,7 milhões de mulheres são beneficiárias de planos de assistência médica com atendimento obstétrico no país. O percentual de cesarianas chega a 84% na saúde suplementar e 40% na rede pública.
Dados do Ministério da Saúde indicam que a cesárea sem indicação médica provoca riscos desnecessários à saúde da mulher e do bebê, já que aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe. Cerca de 25% dos óbitos neonatais e 16% dos óbitos infantis no Brasil estão relacionados à prematuridade (ABr).

Astrônomos descobrem cinco buracos negros supermaciços

Descoberta só foi possível com o uso de telescópio de raio-X da Nasa.

Um grupo de astrônomos da Universidade de Durham, no Reino Unido, descobriu cinco buracos negros gigantescos no centro de galáxias distantes. Segundo os pesquisadores, a descoberta reforça a possibilidade de existência de milhões de buracos negros desse tipo no universo.
Os buracos não eram visíveis por estarem atrás de grandes nuvens de poeira e gás e foram revelados a partir da medição de radiação no espaço. De acordo com a Sociedade Astronômica Real, os buracos supermaciços são mais brilhantes e mais ativos que o esperado, emitindo grande quantidade de raios-X de alta intensidade.
A visualização só foi possível com o satélite NuSTAR, da Nasa, um telescópio espacial de raio-X projetado especificamente para procurar buracos negros. O NuSTAR foi apontado para nove áreas que apresentavam alta atividade de raios-X de grande intensidade, comuns aos supermaciços, e comprovou que cinco eram buracos negros gigantes.
Os buracos negros supermaciços são uma classe de corpos celestes formados a partir do colapso de milhões de estrelas gigantes e imensas nuvens de gás. Eles se encontram no centro das galáxias e possuem milhões ou até bilhões de vezes a massa do Sol terrestre. A gravidade suga toda a matéria que passa por perto, até a luz, o que faz com que sua massa aumente cada vez mais (ABr).

 

Consulta ao 2º lote de restituições do IR

A Receita Federal pretende anunciar a liberação da consulta ao segundo lote de restituições do IRPF 2015 nesta semana. O dinheiro estará disponível para os contribuintes, na rede bancária, no dia 15. As informações sobre o lote poderão ser acessadas na internet ou por meio do Receitafone 146. O contribuinte que tem dúvida sobre possíveis problemas na declaração deve consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar a situação perante o Fisco.
Caso encontre algum tipo de divergência nos dados envidados, deve fazer a retificação para não permanecer na malha fina. Para consultar o extrato, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita e, para isso, terá que informar o número de entrega das duas últimas declarações. A opção é ter certificado digital.
Este ano, quase 28 milhões de pessoas físicas entregaram a declaração até o fim do prazo, no dia 30 de abril. Os contribuintes que não enviaram os dados estão sujeitos à multa de 1% ao mês-calendário ou fração por atraso, calculada sobre o imposto devido, podendo chegar a até 20% e com valor mínimo de R$ 165,74. Além da multa, o contribuinte que não declarou, estando obrigado a fazê-lo, poderá ter problemas no CPF. Nessa situação, terá restrições de acesso a serviços bancários ou compra a crédito, entre outras penalidades (ABr).

Região Sul terá semana com frio e chuva

Regiao temporario

A semana na Região Sul do país inicia com frio, tempo nublado e há previsão de chuvas para os próximos dias. As temperaturas devem permanecer baixas, mas a expectativa é que o frio diminua em relação ao fim de semana quando chegou a ser registrada temperatura negativa na região. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A expectativa para esta semana é elevação das temperaturas durante as madrugadas e não há previsão de geada. No fim de semana, o município catarinense de São Joaquim registrou 3 graus Celsius (ºC) negativos. Para (6), houve pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Durante a madrugada, geada em São Joaquim (SC) e a temperatura foi 13,8°C. A temperatura mínima registrada na madrugada na Região Sul foi 1,2°C em São José dos Ausentes (RS), com ventos fortes.
Em São Joaquim, até a quinta-feira (9), há previsão de chuva e mínimas entre 7°C e 11°C. Em municípios, como Vacaria e Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, a mínima registrada pode chegar a 8°C na semana durante a madrugada, com tempo chuvoso. No município de São Mateus do Sul (PR), a semana começa com possibilidade de mínima de 5°C e, a partir de hoje (7), sobe para 14°C e se mantém estável nesse patamar nos próximos dias (ABr).

Papa quebra protocolo e se reúne com fieis em Quito

O papa saiu, à noite, da Nunciatura, onde está hospedado em Quito, para rezar na rua com os fiéis que ali faziam vigília.

Em seu primeiro dia no Equador, o papa Francisco surpreendeu o público ao deixar a sede da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado em Quito, para fazer uma vigília na rua com os fiéis. “Vou abençoá-los para que descansem e deixem dormir os vizinhos”, teria dito Francisco, de acordo com relatos no Twitter dos presentes. O Papa rezou o “Pai Nosso” e voltou para a Nunciatura, deixando os fiéis emocionados. Fotos distribuídas nas redes sociais mostram o Papa com os braços abertos diante do público, em uma aparente quebra de protocolo.
Também circulou na web a foto de um homem que conseguiu fazer um selfie com o Pontífice durante sua chegada ao aeroporto internacional de Quito. De acordo com a imprensa local, o autor da imagem é um jornalista. O líder da Igreja Católica ficará no Equador até amanhã (8), quando seguirá viagem para Bolívia e Paraguai. Ontem, ele visitou a cidade de Guayaquil, celebrando missa no Parque dos Los Samanes (ANSA).