45 views 3 mins

CEDES e IBCJ promovem encontro com a Universidade de Fudan para debater o futuro global das fintechs

em Tecnologia
sexta-feira, 24 de abril de 2026

O ecossistema global de tecnologia financeira passa por rápidas transformações, impulsionado por novas regulações e pelo avanço da inteligência artificial. Para discutir esse cenário, o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), em parceria com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o espaço de inovação Ibrawork, realizaram nesta segunda-feira (20) o evento internacional “Maturidade no Mercado de Fintechs no Brasil e na China”.

O encontro reuniu especialistas e acadêmicos em São Paulo para analisar avanços, desafios e perspectivas do setor financeiro em diferentes contextos regulatórios, com foco na troca de conhecimento entre Brasil e China.

A iniciativa aproximou instituições brasileiras da Fudan University, uma das universidades mais prestigiadas da China, localizada em Xangai e integrante da Liga C9, grupo que reúne as nove principais universidades do país reconhecidas pela excelência acadêmica, alto nível de pesquisa e forte apoio estatal.

Inteligência artificial na China
A abertura do evento foi conduzida por Guilherme Hoppe, CTIO do Ibrawork, seguida pelo painel “Uso de IA por fintechs chinesas”, mediado por Feng Bo e com participação dos professores Guangnan Ye e Meng Zhang, da Fudan University.

Durante o debate, foram apresentados exemplos de como o mercado chinês, referência global em pagamentos digitais, utiliza inteligência artificial em processos como automação, análise de crédito e segurança de dados. As discussões mostraram como essas tecnologias vêm transformando o sistema financeiro e influenciando tendências internacionais.

O avanço regulatório
O segundo painel abordou “Evolução da regulação e do mercado de fintechs brasileiras”, destacando o papel do Brasil como referência em inovação financeira, com iniciativas como Pix, Open Finance e Sandbox Regulatório.

Com mediação de Thomas Law, presidente do IBCJ e vice-presidente do CEDES, o painel contou com a participação do Prof. João Grandino Rodas, fundador e presidente do CEDES, Carlos Augusto de Oliveira, diretor executivo da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), e Jeferson Procópio, CEO da Quick Digital.

Os participantes discutiram como o ambiente regulatório contribuiu para o amadurecimento do setor, além dos desafios de compliance e das oportunidades para o crescimento das fintechs no país.

O segmento financeiro e as perspectivas para as fintechs brasileiras em 2020 – Jornal Empresas & Negócios