20 views 7 mins

AgroNews 15/01/2025

em Agronews
terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Inovação e sustentabilidade no Pará são destaques na segunda etapa do Circuito Cria

A Casale, com mais de 60 anos de experiência em tecnologia para a pecuária, participou da etapa paraense do Circuito Cria, promovido pela Scot Consultoria. A expedição percorreu as cidades de Santa Maria das Barreiras (Fazenda Guadalupe), Redenção (Fazendas São Joaquim III, Alô Brasil, Santa Eliza e Água Fria) e Curionópolis (Fazenda Monte Alegre), onde produtores utilizam tecnologias reprodutivas e sistemas integrados que impulsionam a eficiência, qualidade e sustentabilidade da pecuária no estado. “O Circuito Cria é uma ótima chance de estar perto dos pecuaristas, entender suas necessidades e mostrar as soluções tecnológicas que desenvolvemos. Estar no dia a dia do campo sempre traz aprendizados importantes e essa etapa no Pará foi mais uma experiência rica,” comenta Jaqueline Casale Pizzolato, diretora comercial da Casale. Na Fazenda Guadalupe, o destaque foi o rebanho de gado de pedigree puro, desenvolvido em parceria com o programa Nelore Qualitas, reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2002 (casale.com.br).

Expocacer bate recorde e registra aumento de 41% em exportação de cafés

Com mais de 550 mil sacas de 60kgs vendidas para o mercado externo, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) registra um aumento de 41% nas exportações de café, em comparação ao ano todo de 2023, batendo um recorde. O volume equivale a um faturamento de cerca de 840 milhões de reais. Já para o mercado interno a comercialização somou mais de 870 mil sacas de 60kgs, com faturamento de 1 bilhão de reais, totalizando cerca de 1,9 bilhões de reais em receita no ano de 2024. “Na Expocacer trabalhamos continuamente para oferecer cafés de alta qualidade, o que é resultado do empenho e dedicação de nossos produtores. Recentemente, demos passos importantes para fortalecer nossa presença internacional, com a abertura de representações comerciais na Coreia do Sul e no Reino Unido, além de um hub logístico nos Estados Unidos, inaugurado em 2024”, destaca Ítalo Henrique, Diretor Comercial da Expocacer.

Acordo amplia capacitação técnica e promove boas práticas no uso de defensivos agrícolas

Divulgação/Grupo SWA

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) firmaram uma parceria estratégica para ampliar o conhecimento técnico e o uso responsável de defensivos agrícolas no setor. Por meio dessa parceria, cerca de 4 milhões de profissionais, entre cooperados e colaboradores das cooperativas agropecuárias paulistas, terão acesso gratuito ao curso “Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas”, disponibilizado na plataforma de treinamentos da entidade. O objetivo é disseminar boas práticas no uso de defensivos, garantindo segurança ao aplicador, proteção das lavouras e preservação do meio ambiente. O curso “Uso Correto e Seguro” busca promover as melhores práticas na pulverização eficiente e sustentável de defensivos agrícolas. Com mais de 33 horas de capacitação, o treinamento é dividido em oito módulos, abordando temas essenciais como: “Segurança na aplicação de defensivos agrícolas”, “Tecnologia de aplicação” (parte 1 e parte 2); “Aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas”; “Aviação agrícola”, “Limite Máximo de Resíduos” (LMR), “Defensivos agrícolas ilegais” e “Manejo fitossanitário” (https://sindiveg.org.br/cursos/#uso-correto-e-seguro).

Investimentos da venture builder WBGI em agtechs têm valorização de 387% em cinco anos

Com 10 startups em seu portfólio de negócios, a WBGI é uma venture builder focada no desenvolvimento e construção de negócios tecnológicos e de alto impacto na agricultura. Nos últimos cinco anos, os investimentos feitos nessas agtechs tiveram uma valorização de 387%, sendo uma média de 29,78% ao ano. Além dos aportes nas agtechs, que já superam os R$ 12 milhões, a WBGI oferece suporte nas principais áreas de gestão de uma empresa como marketing, recursos humanos, finanças, processos, inteligência de mercado, jurídico e contabilidade.

Especialista em IA se junta a startup para criar o ChatGPT do Agro

A chegada do professor Anderson Rocha, um dos maiores especialistas em inteligência artificial do Brasil, à Psyche Aerospace, marca um momento histórico para o agronegócio nacional. Como advisor da startup aeroespacial sediada em São José dos Campos, Rocha liderará, ao lado da equipe técnica da Psyche, o desenvolvimento do Turing, uma plataforma inovadora de inteligência artificial projetada para revolucionar a gestão agrícola e otimizar as operações no campo.

Be8 finaliza a aquisição das unidades da Biopar

A Be8 concluiu a aquisição de três unidades industriais da Biopar, localizadas em Nova Marilândia (MT), Floriano (PI) e Santo Antônio do Tauá (PA), além do Escritório Administrativo de Cuiabá (MT). O fechamento da operação ocorreu após finalização das etapas de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), obtido na última sexta-feira (10). Com a efetivação da operação, a Be8 expandirá sua atuação para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fortalecendo sua rede de distribuição, diversificando matérias-primas e a produção em diferentes geografias. A empresa também alcançará a terceira posição no ranking nacional de capacidade de produção de biodiesel.