60 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Ford exalta resultados de 2024 e promete 10 lançamentos para 2025

A Ford do Brasil anunciou o lançamento de dez novidades para 2025, destacando o Mustang GT Performance em edição limitada com transmissão manual.

O icônico V8, atualmente disponível por R$ 529 mil com motor de 488 cv e transmissão automática de 10 velocidades, poderá ser adquirido com câmbio manual de 6 marchas, focando nos entusiastas de desempenho.

Em 2024, as vendas da Ford cresceram 70%, com mais de 47 mil veículos vendidos, superando a média de crescimento do mercado, que deve fechar em 15%.

A Ranger, principal modelo, teve mais de 30 mil unidades comercializadas. Além do Mustang, as vendas de Maverick, Territory e Bronco Sport também impulsionaram os resultados.

A fabricante já planeja aumentar a produção das picapes na Argentina para 2025 devido ao sucesso nas vendas.

Os demais lançamentos 2025 incluem nova Transit, Ranger de cabine simples e opções mais esportivas de modelos existentes.

Fim de linha para o Citroën C4 Cactus

O C4 Cactus, crossover fabricado em Porto Real (RJ) desde 2018, encerra sua produção após seis anos.

Apesar do motor com bom desempenho e design atrativo, o modelo não obteve o reconhecimento esperado, com apenas 71 mil unidades vendidas e sem ter recebido reestilização em 6 anos.

A Citroën agora está focada em novos modelos, como o SUV-cupê Basalt, enquanto a plataforma do C4 Cactus se tornou obsoleta.

O motor THP 1.6 turboflex, que oferecia até 173 cv, também se despede.

Embora a produção no Brasil tenha cessado, o C4 Cactus continuará sendo fabricado para mercados internacionais.

Em 2026, a planta da Stellantis no Rio iniciará a produção do SUV compacto Avenger.

Senado vai votar sobre a volta dos extintores de incêndio

Extintor de incêndio do tipo ABC (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segue para votação no Senado, a PLC 159/2017, de autoria de Deputado Federal Moses Rodrigues (Cidadania/CE), sobre a volta da obrigatoriedade dos extintores de incêndio para carros em 2025.

Desde outubro de 2015, a Resolução 556/2015 do Contran desobrigou o uso desses equipamentos em carros de passeio e utilitários, alegando que os veículos já possuem tecnologias contra incêndios e que a falta de preparo do motorista pode ser perigosa. A obrigatoriedade ainda se aplica a caminhões e veículos de transporte coletivo.

Se o PLC for aprovado seguirá para sanção presidencial. O custo do extintor hoje está em torno de R$ 100, e precisa estar dentro das especificações legais e com a validade em dia.

Anfavea espera voltar em breve aos 3 milhões de veículos

Marcio de Lima Leite presidente da Anfavea

A dias para o término do ano, a Anfavea fez um balanço e algumas projeções para 2025. O forte crescimento de vendas no segundo semestre impulsionou a produção de autoveículos a um nível acima do projetado inicialmente. Na comparação do segundo com o primeiro semestre, a produção cresceu 26,2%, os emplacamentos 32% e as exportações 44,2%.

“Normalmente a segunda metade é mais aquecida, mas neste ano tivemos um segundo semestre fantástico, o melhor dos últimos dez anos”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da entidade.

Com isso, o Brasil foi o país que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. A Anfavea espera começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas. 

AEA celebra avanços em descarbonização

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) encerrou o ano anunciando o segundo ciclo do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, em versão 2.0 que norteia as melhores políticas públicas de descarbonização do país.

Dentro do objetivo de avançar com o processo de descarbonização setorial, o presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, destacou os acordos de cooperação firmados com o Ibama, a participação da entidade na regulamentação do Programa Mover e ratificou assento na Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário, entre outros.

Marcus Vinicius Aguiar – foto AEA

De acordo com Aguiar, o Brasil assumiu o protagonismo dessa pauta por ser um país privilegiado, por ter diversidade de matrizes energéticas limpas e por dominar o conhecimento das principais tecnologias automotivas.

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]