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Fazer um bom pitch de vendas é essencial para captar investidores

em Mais
terça-feira, 15 de outubro de 2024

No setor de startups, um pitch de vendas é algo essencial para que os empreendedores possam vender a ideia do negócio a um investidor potencial. E essa ideia precisa resolver um problema, uma dor latente no mercado em que a empresa atua.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, que apoia fundadores visionários na jornada para o próximo nível, um ponto essencial é a startup entender profundamente as demandas de quem deseja ter como cliente. “O que gostamos de ver são sinais claros de que a startup encontrou uma dor relevante no mercado e está em crescimento para resolvê-la”, afirma.

A especialista explica que muitos indicadores, como MRR, CAC e LTV, podem não estar consolidados ainda nas startups, mas o pitch precisa mostrar que a empresa entende os problemas que seus potenciais clientes gostariam de ver resolvidos. “Os empreendedores precisam deixar claro no pitch que estão trabalhando para oferecer uma solução, e nosso papel é impulsionar e ajudar a acelerar a máquina de vendas da startup, dando apoio para que atinja seu próximo nível”, diz Marilucia.

Criar uma história envolvente, ser sucinto e usar linguagem simples também são ações fundamentais. “Quando a narrativa é envolvente, ela ajuda a manter a atenção e torna o potencial investidor mais receptivo”, orienta. Confira cinco orientações da mentora de startups para a realização de um bom pitch:

  1. – Seja objetivo – É preciso que o empreendedor seja claro e direto, sem enrolações nem explicações complexas, afinal os investidores não costumam ter muito tempo disponível e os pitchs costumam ser breves. É preciso focar nos pontos mais importantes para captar a atenção.
  2. – Conheça profundamente o mercado de atuação – Mostre que conhece a área na qual pretende atuar e esteja pronto para responder perguntas de forma firme.
  3. – Explique a dor que seu produto ou serviço resolve – Deixe claro que a startup conhece o cliente em profundidade e entende o seu problema, trabalhando para resolvê-lo.
  4. – Dê destaque para a solução – Explique o porquê de seu produto ou serviço ser a solução mais adequada para o problema que foi mencionado. O que o torna único em relação à concorrência?
  5. – Use dados e provas sociais – Um bom pitch pode mostrar dados, depoimentos ou estudos que comprovem que a solução apresentada é eficaz.

Fonte e mais informações: (https://www.startgrowth.com.br/).