Negócios em Pauta 223/07/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 22 de julho de 2024

Foto: Marcopolo/Divulgação

A – Marcopolo expande negócios e lança Geração 8 na África do Sul

A Marcopolo, posicionada entre as principais desenvolvedoras de soluções de mobilidade do mundo, segue com ações para fortalecer a presença da companhia em outros continentes. Neste mês, a empresa anuncia a chegada da Geração 8 de veículos rodoviários à África do Sul, com mais de 30 unidades já em produção para atender à demanda da região. A região africana é o segundo maior mercado para a Marcopolo, superado apenas pela América Latina. Em 2023, o market share da companhia na África do Sul foi de 48%, um avanço considerável em comparação ao ano de 2020, quando a participação de mercado representava 24%. No ano passado, a Marcopolo África do Sul (MASA) faturou 362 unidades e, para 2024, a previsão é de mais de 400 veículos.

B – Vaga dos Sonhos

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa, líder no setor de sono D2C (direct to consumer), está em busca de novos Especialistas em Dormir. A Emma selecionará três inscritos para experimentar seus produtos, que incluem cama baú, travesseiros, pillow top, entre outros. Para participar, é necessário ser brasileiro, maior de 18 anos, amar dormir, ter a criatividade na veia e grande familiaridade com as principais redes sociais (TikTok, Instagram e/ou YouTube). Mais informações e inscrições: (https://www.colchoesemma.com.br/vaga-dos-sonhos-2024/).

C – Benefícios aos Segurados

Estudo realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi aponta que nos primeiros cinco meses do ano foram pagos à população segurada R$ 6,4 bilhões. O resultado representa um crescimento de 4,1% em comparação ao mesmo intervalo de 2023. A análise tem como base de apuração os dados da Superintendência de Seguros Privados — SUSEP. Ao detalhar por cobertura, do total verificado 52% foram sinistros de seguros de Vida, nas modalidades Individual e Coletivo. Outros 23% são do Prestamista e 11% do valor vem de seguros de Acidentes Pessoais. Adicionalmente, as principais variações no pagamento de sinistros no período ocorreram nos produtos Prestamista e Vida Individual, que obtiveram aumentos de 38,2% e 15%, respectivamente.

D – Indústria do Plástico

Entre os dias 13 e 16 de agosto, em Joinville/SC, acontece a Interplast, a única feira do setor a reunir toda a cadeia de produção de artigos plásticos. Da matéria-prima ao produto pronto. Voltada a profissionais experientes, com grande capacidade técnica e poder de decisão, oriundos dos maiores polos produtivos de plásticos do país e com propósito de realizar negócios, confirmando ser o melhor investimento em vendas para o setor. Máquinas e Equipamentos, Produtos Plásticos e Processos, Matérias-primas e insumos, Moldes, Ferramentas e Dispositivos e Serviços para a indústria do Plástico entre outros. Saiba mais: (https://www.interplast.com.br/).

E – Educação Continuada

A ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, realiza o ‘Lifelong Learning Experience’, evento destinado a profissionais, gestores e executivos que desejam se atualizar sobre as últimas tendências em educação executiva contínua. O encontro terá formato presencial e gratuito, na ESPM Tech, em São Paulo, no dia 3 de agosto, das 9h às 13h30. As vagas são limitadas e os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo site (https://www.espm.br/eventos/pos-graduacao-eventos/lifelong-learning-experience-sp/). Palestras sobre temas atuais, como a importância do ESG nos negócios, criatividade, saúde mental na construção de serviços, modelo de negócios no mundo de games e Data Analytics e IA no marketing.

F – Direito ao Brincar

Em 2023, o ChildFund Brasil celebrou 57 anos de história no país, consolidando quase seis décadas de contribuição à transformação de vidas de milhares de crianças, jovens e suas famílias. Um marco importante para a organização foi a incidência política e a sanção da Lei que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias prioritárias para a prevenção da violência contra crianças, inspirada no projeto Brinca e Aprende Comigo, apoiado pela organização em parceria com a The LEGO Foundation. Impactando a vida de mais de 150 mil pessoas, incluindo mais de 73 mil crianças e adolescentes, a entidade atua em mais de 800 comunidades distribuídas por 60 municípios, com a colaboração de 22 organizações parceiras. Saiba mais: (www.childfundbrasil.org.br).

G – Relacionamento com o Público

A weme, estúdio de produtos digitais especializado em acelerar a transformação digital de grandes organizações, realiza amanhã (24), às 9h, mais um debate, desta vez sobre o tema “Principalidade Digital: construindo relações duradouras”. O encontro conta com a participação de lideranças de áreas da Visa, Vivo e Grupo Gol e Smiles, e debaterá a importância do relacionamento com o público, o conceito da principalidade como a melhor maneira para engajar os clientes de maneira significativa e profunda e como o setor financeiro e de serviços têm utilizado a principalidade, técnica em que uma marca se torna a favorita e a primeira lembrada pelos clientes. Inscrição gratuita para a participação em: (https://hubs.li/Q02zK7Rk0).

H – Genéricos no Norte

Em 2023, os medicamentos genéricos responderam por 30% das vendas nos estados do Amapá, Pará, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins. Entre os destaques estão Losartana, Nimesulida, Sildenafila, Dipirona, Amoxicilina, Tadalafila, Fluconazol, Hidroclorotiazida, Azitromicina e Simeticona. Segundo Tiago de Moraes Vicente, presidente da PróGenéricos, os estados de Rondônia e Pará são os maiores consumidores de medicamentos genéricos. Rondônia comercializou cerca de 13.253.936 unidades, representando aproximadamente 37,90% do mercado, enquanto o Pará vendeu 46.904.026 unidades, correspondendo a mais de 35,90% do mercado. No total, a região Norte vendeu 100.909.173 unidades de medicamentos genéricos nos últimos 12 meses, um crescimento de 4,42% em relação ao mesmo período de 2023.

I – Planejamento Urbano

Mais de 2 mil pessoas se formaram nos cursos realizados pelo Serviço Geológico do Brasil no primeiro semestre. A formação tem carga horária de 30 horas e envolve aulas teóricas, com conteúdos sobre processos hídricos, processos erosivos e sobre como é feito o mapeamento conforme a metodologia do SGB. Essa capacitação objetiva transmitir conceitos, critérios e aspectos metodológicos relacionados ao reconhecimento, caracterização e delimitação de áreas de risco geológico. Visa aprimorar o desempenho dos profissionais que desenvolvem atividades de planejamento urbano e prevenção de desastres e tem como foco agentes públicos com atuação no campo de planejamento urbano. Confira em: (https://www.escolavirtual.gov.br/curso/715).

J – Mercado de SaaS

A Zoho Corporation, empresa global líder em tecnologia, realizará sua conferência anual para usuários, o Zoholics, no Brasil. Realizado nos principais mercados da Zoho no mundo, objetiva apoiar a crescente base de usuários e parceiros no país. Acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Hotel Blue Tree Faria Lima, em São Paulo. Uma oportunidade de conhecer novos produtos e tendências no mercado de SaaS (Software as a Service) corporativo, estar próximos de especialistas em tecnologia e conhecer soluções para dores específicas de suas empresas. O evento busca explicar as principais ferramentas na nuvem da Zoho, ajudando negócios a avançarem em suas estratégias de transformação digital. Saiba mais: (https://www.sympla.com.br/evento/zoholics-brasil-2024/2490217).

K – IA Generativa

Empresários, líderes e gestores estarão reunidos no maior evento de Inteligência Artificial Generativa do país, o Adapta Summit, que acontece nos próximos dias 26 e 27, no Expo Transamerica, em São Paulo. Realizado pela Adapta.org, o maior ecossistema de IA generativa para negócios no Brasil, o evento proporcionará uma imersão em ferramentas práticas no mundo da IA, a fim de que seus participantes possam aplicar a tecnologia e alavancar seus negócios. Além de participar de palestras e workshops, o público terá a oportunidade de entender, na prática, como as novas tecnologias podem revolucionar os negócios em diversos segmentos. Saiba mais: (https://ia.adapta.org/adapta-summit).