Negócios em Pauta 15 a 17/06/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 14 de junho de 2024

A – Congonhas terá 33% de aumento nas vagas destinadas a carros de aplicativos

A Aena irá aumentar, a partir de julho, em 33% o número de vagas da nova Zona de Embarque de Aplicativos do Aeroporto de Congonhas. De acordo com o projeto da administradora do terminal, o total de pontos destinados ao embarque de passageiros em carros de aplicativos e particulares passará das atuais 39 para 52. As mudanças têm como objetivo melhorar o fluxo viário no terminal e aumentar o conforto dos usuários. Esse aumento será possível com a redistribuição das vagas existentes no piso inferior. Haverá a redução das atuais sete vagas de ônibus para duas. Com isso, serão criadas 13 novas vagas para carros de aplicativos. As mudanças vão aumentar a fluidez e melhorar o trânsito para todos os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas. Além do aumento de vagas, a Aena irá aprimorar a sinalização e orientação do meio-fio com o objetivo de facilitar o encontro entre motoristas e passageiros.

B – Educação Online

A John Deere, empresa de equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, acaba de lançar o Campus John Deere, plataforma de educação online aberta ao público. A nova plataforma já está no ar e disponibiliza todas as aulas gratuitamente. Estão disponíveis mais de 30 cursos que abrangem temas variados, desde configurações e informações básicas de máquinas até manutenções, operações agrícolas, técnicas de construção civil e estratégias de mercado para o agronegócio. O treinamento aborda aspectos como sustentabilidade financeira, legislações ambiental e trabalhista, governança e sucessão familiar. Para se inscrever, acesse: (www.campus.deere.com.br).

C – Desenvolvimento Tecnológico

A Autoridade Portuária de Santos colocou no ar o site do seu “ESG Challenge”, primeiro hackathon com temática voltada para o tema. O evento tecnológico será realizado nos próximos dias 29 e 30, no Parque Tecnológico de Santos. Reunirá profissionais de diversas áreas, universitários e desenvolvedores para criar soluções tecnológicas que integram práticas ambientais, sociais e de governança nas operações portuárias. As equipes participantes apresentarão suas soluções para uma banca avaliadora. Os vencedores terão um período de incubação, como forma de incentivar o desenvolvimento da solução conceitual apresentada. É uma parceria da APS, Sebrae e Parque Tecnológico de Santos. Saiba mais: (www.esg.portodesantos.com.br).

D – Serviços e Segurança

Entre os próximos dias 17 e 19, um Mega Feirão de vagas de emprego, do Grupo GR, vai selecionar candidatos nas áreas de serviços e segurança. Mais de 50 vagas para controladores de acesso, 24 para auxiliar de serviços gerais, 22 para vigilantes e 20 para agentes de conservação. Há ainda opções para porteiros, recepcionistas, bombeiros civis, zeladores, limpadores de vidros e operadores de CFTV. São cerca de 250 vagas para início imediato e 350 vagas para cadastro reserva. O recrutamento será realizado das 8h30 às 11h30, no prédio da Associação Comercial-SP, na Av. Marechal Tito, 1.042, São Miguel Paulista; e no polo da Zona Sul, que fica na Av. Mário Lopes Leão, 406, em Santo Amaro. Os candidatos devem apresentar RG e CPF, além do currículo impresso.

E – Crédito de Carbono

A Natura, líder global em beleza sustentável e ética, alcançou a certificação Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários, organização internacional sem fins lucrativos reconhecida globalmente como a maior referência no zelo pela integridade do crédito de carbono. A conquista significa que a Natura comprou e apostentou créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes. O anúncio marca o primeiro reconhecimento desta magnitude para uma empresa sediada na América Latina. Outras informações: (https://www.natura.com.br/).

F – Ecossistema Agro

Como líder global em inovação e tecnologia para o agronegócio, a BASF participa de mais uma edição do World Agri-Tech South America Summit. O evento ocorre nos próximos dias 18 e 19, no Hotel Unique, em São Paulo, reunido mais de 700 líderes locais e internacionais do ecossistema agro da América do Sul, para debater sobre as ferramentas necessárias para construir uma agricultura cada vez mais resiliente em uma das maiores regiões produtoras do mundo. O objetivo do é permitir uma visão aprofundada de toda a cadeia de abastecimento do agronegócio, discutindo o papel dos investimentos, parcerias e novas tecnologias na transição global para práticas agrícolas mais sustentáveis, produtivas, integradas e inteligentes. Saiba mais: (https://worldagritechsouthamerica.com).

G – Crédito Agrícola

Único congresso nacional de crédito no agronegócio, o Conacredi Awards é uma iniciativa que visa reconhecer os profissionais de crédito que se destacaram com cases de sucesso em suas respectivas áreas. As inscrições (https://eventos.conacredi.com.br/conacredi-awards-2024) para o Conacredi Awards 2024 são gratuitas e já estão abertas, convidando todos os profissionais do setor a participarem e compartilharem seus melhores cases desenvolvidos na área e seus resultados de crédito e cobrança. Este é um momento para celebrar a excelência e a inovação no crédito agrícola, reconhecendo aqueles que estão moldando o futuro do agronegócio no Brasil.

H – Projetos Incentivados

A Transportadora Associada de Gás – TAG, rede de transporte de gás natural, está com chamada aberta para a seleção de projetos incentivados. A empresa poderá alocar cerca de R$ 23 milhões somente em projetos por meio de recursos incentivados federais. Poderão ser beneficiados projetos nos 10 Estados onde a empresa possui atividades: Rio, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte Ceará e Amazonas. Serão considerados critérios como objetividade e clareza do conteúdo, viabilidade da execução, capacidade técnica, impacto local, legado comunitário e benefício a grupos minoritários. Inscrições e informações: (https://prosas.com.br/editais/14609-10).

I – Minas Summit

Referências no mercado de inovação, tecnologia e criatividade já estão confirmados para a segunda edição do Minas Summit, um dos principais eventos de inovação corporativa do Brasil. Iniciativa do Grupo FCJ, do Órbi Conecta e do San Pedro Valley, o evento acontece nos dias 26 e 27 junho, no Órbi Conecta, Lagoinha, Belo Horizonte, com uma programação com palestras, workshops e oportunidades de networking. O evento faz parte da BH Tech Week, quando diferentes iniciativas do ecossistema de inovação da capital mineira transformarão a cidade em um grande palco para discutir sobre inovação, tecnologias e oportunidades de novos negócios. O Minas Summit é o evento âncora do BH Tech Week.
Saiba mais: (https://minassummit.com/).

J – Programa de Estágio

A Ipiranga, uma das marcas mais admiradas do país, abre inscrições para o segundo ciclo de 2024 do programa de estágio “Ipiranga Talent”. Com ação afirmativa destinando 50% das vagas para pessoas pretas e pardas, os candidatos – que precisam estar cursando nível superior em qualquer área (bacharel, licenciatura ou tecnólogo) e ter formação prevista entre dezembro de 2025 e julho de 2026. O programaI oferece uma jornada de desenvolvimento para atuar nas áreas de RH, Comercial, TI, Operações, Finanças, Marketing, Jurídico, Planejamento, Ciência de Dados e Ipiranga Empresas (B2B). Inscrições e mais informações: (https://99jobs.com/ipiranga/jobs/379825?preview=true).

K – Placas de Veículos

A startup Gabriel desenvolveu um par de câmeras com IA para ler e rastrear placas de veículos irregulares, além de um sistema capaz de alertar a polícia sobre a circulação desses carros e motos. Em 2023, a cidade de São Paulo registrou um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior (57.501 ante 53.154) nos roubos e furtos de carros e motos, segundo dados da Ituran, empresa de rastreamento de veículos. Fundada por Erick Coser e Otávio Costa Miranda em 2020, a startup Gabriel utiliza câmeras de monitoramento avançadas, conhecidas como Camaleões, para criar uma grande rede de inteligência urbana capaz de gerar inteligência, ou seja, dados estruturados para as forças policiais em investigações. Saiba mais: (https://gabriel.com.br/).