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5 maneiras de automatizar o marketing e ampliar as vendas online

em Destaques
quarta-feira, 13 de março de 2024

O e-commerce faz parte da rotina dos brasileiros e vem ganhando cada vez mais relevância entre os consumidores. Tanto, que de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a curva de crescimento do e-commerce deve ser mantida nos próximos quatro anos.

A estimativa aponta, inclusive, para um faturamento na casa dos R$ 205 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 10,45% na comparação com a previsão de vendas do ano passado. A expectativa se confirma por meio de uma pesquisa realizada pela Opinion Box. Nela, 54% dos brasileiros disseram que pretendem comprar online com mais frequência no primeiro semestre de 2024.

“Essas expectativas são interessantes e totalmente plausíveis, especialmente se as lojas online conseguirem traçar boas estratégias para a atração de novos clientes, ampliação de ticket médio, fidelização dos clientes antigos e, claro, se trabalharem na reversão de situações como o abandono de carrinhos e de navegação, que muitas vezes deixam de receber a devida atenção”, analisa Felipe Rodrigues, fundador e CEO da Enviou – plataforma especializada em ferramentas e soluções para automatizar o marketing.

Segundo o executivo, que atua há mais de 10 anos no mercado e é especialista em marketing para lojas online, atualmente é possível dispor de ferramentas e plataformas que auxiliem diretamente na concretização de estratégias que elevem as vendas em até 50%. O segredo, na visão de Rodrigues, está no uso adequado e combinado das tecnologias disponíveis.

“Se a equipe do e-commerce souber combinar as ferramentas certas, criar campanhas e ações que tenham sinergia com o público consumidor e operar de maneira concreta os mecanismos para recuperar aquele cliente que não concretiza sua compra, o sucesso é garantido!”, destaca. Felipe aponta, inclusive, 5 soluções que colaboram para a automatização do marketing e que ajudam a aumentar as vendas online. Confira:

  1. – E-mail Marketing – Trata-se de uma das ferramentas prediletas dos consumidores para o relacionamento com as lojas onde costumam realizar suas compras, segundo pesquisa da Opinion Box. Por esse canal, é possível entregar conteúdo personalizado para o cliente, a um baixo custo, de maneira criativa e eficaz. O tradicional, quando bem executado, surte resultados relevante.
  2. – Recuperador de Carrinhos – Abandonados É outra ferramenta que já demonstrou seu potencial. A tecnologia detecta quando uma compra não é concretizada e o carrinho é abandonado e, automaticamente, emite comunicações especiais para o consumidor, lembrando sobre a seleção realizada e, em alguns casos, oferecendo cupons de descontos para que a compra seja concluída.
  3. – Recompra Inteligente – É uma ferramenta que vai auxiliar especialmente o e-commerce que realiza a venda de produtos de uso recorrente. A solução opera tomando por base uma série de informações, como o tempo médio estimado para o consumo de cada produto, o intervalo de tempo entre as compras de um mesmo item por uma série de clientes, além de algoritmos.

Pouco tempo antes daquele item esgotar na casa do cliente, a ferramenta faz um lembrete de que está na hora de adquirí-lo novamente.

  1. – Abandono de Navegação – Identifica automaticamente e acompanha o fluxo de navegação dos clientes que acessam as lojas online. Caso o consumidor abandone o processo de compra antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho de compras, a ferramenta faz a constatação de qual era o item de interesse e dá início a uma jornada de automação de marketing por meio da qual os produtos passam a ser sugeridos por e-mail, SMS,push no navegador e/ouwhatsapp.
  2. – Gatilho Personalizado – Permite o envio de conteúdo totalmente customizado ao cliente, quando a ação fizer sentido, de acordo com a estratégia de comunicação do e-commerce. As informações, totalmente personalizadas, também são encaminhadas aos clientes por whatsapp, SMS, e-mail ou push no navegador.

Esse tipo de tecnologia pode agregar muito no desempenho de vendas das lojas online, facilitando a vida dos gerentes de e-commerce e dos times de marketing. Fonte e outras informações: (www.enviou.com.br).