A – Escavações na Itália revelam esqueletos milenares abraçados
Escavações em um sítio arqueológico no centro da Itália revelaram dois esqueletos da Alta Idade Média abraçados, provavelmente uma mãe que aperta um filho contra o peito. A sepultura foi localizada na cidade de Fano, na província de Pesaro Urbino e, de acordo com arqueólogos, não possui bens funerários, portanto é difícil estabelecer com exatidão a idade das ossadas, mas análises estratigráficas colocam sua origem entre os séculos 6 e 10 da era comum. “As primeiras informações indicam que o adulto parece ser efetivamente uma mulher, ainda que, para garantir que seja a mãe, seja necessário analisar o DNA dos restos mortais”, disse a arqueóloga Ilaria Venanzoni, da Superintendência de Belas Artes das províncias de Ancona e Pesaro Urbino. “De qualquer maneira, é plausível que seja um familiar abraçando o menino”, acrescentou. No mesmo local, foram encontrados outros dois túmulos com um feto e um recém-nascido (ANSA).
B – Patrimônio Cultural
O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país, a partir da última quinta-feira (29) é Patrimônio Cultural do Brasil, o que significa ser reconhecido como parte da cultura e da história do país. A decisão do registro do gênero musical genuinamente brasileiro foi tomadaa, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, além do choro, o Brasil tem outros 52 bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, entre eles o frevo, a roda de capoeira e o maracatu (ABr).
C – Óleo de Cozinha
Com o intuito de promover a educação ambiental e incentivar a economia circular, um programa Óleo Amigo, criado pela Biopower, empresa da JBS produtora de biodiesel, cresceu quase 15% em 2023, com a coleta de 4,5 milhões de litros de https://jbs.com.br/. Em cerca de oito anos de existência do programa, já foram coletados mais de 26 milhões de litros de óleo, que foram transformados em biocombustível. Com a iniciativa, mais de 650 bilhões de litros de água foram preservados, o equivalente a 260 mil piscinas olímpicas. O programa está centralizadas em Lins, interior de São Paulo, e em Curitiba, mas alcança um total 87 municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, com o potencial de promover uma conscientização ambiental para mais de 10 milhões de pessoas nessas regiões (https://jbs.com.br/).
D – Turismo na Arábia
A Arábia Saudita celebra um importante marco em seu plano de tornar-se um destino turístico global. O Reino alcançou a marca de 100 milhões de visitas de turistas desde o lançamento de sua Estratégia Nacional de Turismo, em 2019, atingindo a meta 7 anos antes do cronograma original, em 2030. Agora, o país amplia o objetivo e busca chegar a 150 milhões de turistas até o final desta década. O plano faz parte do pacote de investimentos de US$ 800 bilhões em infraestrutura para o Turismo, montante que representa três quartos do PIB do país. O setor de Turismo no país gera 1 milhão de empregos e, até 2030, deve somar, ao todo, 1,6 milhão de postos de trabalho.
E – FGTS Digital
Após seis meses de ambientação e testes, entrou na sexta-feira (1º) o FGTS Digital, uma ferramenta que simplificará as obrigações dos empregadores. O sistema consolidará dados apresentados no eSocial e no FGTS, a fim de evitar divergências de informações no processo, bem como proporcionar um acesso rápido e melhor gerenciamento, o que também beneficiará os trabalhadores. Outra novidade será o pagamento do FGTS via Pix, pelo QR Code ou pela opção de copiar e colar o código. O serviço é sinônimo de agilidade e facilidade, pois otimizará o processo de individualização na conta do trabalhador e facilitará também a rotina de empregadores e profissionais da contabilidade.
F – Fila de Transplantes
Qualquer imigrante residente no Brasil tem direito à inclusão de seu nome na fila de transplantes de órgãos, tecidos, células ou parte do corpo humano: é o que a Defensoria Pública da União conseguiu assegurar por meio de uma ação civil pública julgada, no último dia 20, pela Justiça Federal do Ceará. A decisão abrange residentes permanentes e temporários e tem validade em todo o território nacional. Para o defensor público federal Edilson Santana Gonçalves Filho, que atuou no caso, “a decisão é relevante na medida em que reafirma direitos fundamentais, conferindo tratamento igualitário às pessoas que se encontram em território nacional. A atuação da DPU ocorre a partir de sua missão constitucional enquanto promotora de direitos humanos”.
G – Tendências de Casamento
Com uma programação repleta de desfiles, bate-papos e palestras com os melhores profissionais da área, a 22ª edição do ‘Casar.com’ acontece no Shopping JK Iguatemi (São Paulo) de 24 a 26 de maio. O evento anual é organizado pelo Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento no Brasil, que, desde 2001, reúne em um só lugar mais de 50 fornecedores e as principais tendências de casamento para os casais que estão planejando a celebração, e também para os mais diversos profissionais do mercado, que aproveitam a oportunidade para se atualizar e ativar o networking. Em breve, a programação completa estará disponível nas redes sociais do Casar.com e na Sympla, onde é possível adquirir os ingressos. Saiba mais: (https://eventos.casar.com/).
H – Contabilidade e Auditoria
Já estão abertas as inscrições para a 14ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon. O evento acontece nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Claro, em São Paulo, em formato híbrido. A programação será baseada nas Bandeiras da Auditoria Independente: Relevância da Auditoria Independente para o mercado e a sociedade; Tecnologia como aliada da Auditoria de alta qualidade; Pessoas como diferencial; Fortalecimento da cultura de diversidade e inclusão; Atividade baseada no desenvolvimento continuado e Atividade como agente de mudanças. É o maior e mais importante evento voltado à atividade de Auditoria Independente do País, recebendo palestrantes nacionais e internacionais para debater cenários, gerar insights e antecipar tendências. Saiba mais: (https://www.ibracon.com.br/14conferencia/).
I – Pessoas Autistas
Com a proposta de ser a maior feira dedicada exclusivamente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil, a ExpoTEA realiza sua primeira edição entre os dias dias 7 e 9 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá pesquisadores, profissionais da área médica e terapêutica, pais, professores, familiares de autistas e principalmente pessoas dentro do espectro autista. São aguardadas 250 empresas e cerca de 10 mil pessoas por dia, circulando pelos corredores da feira. Durante o evento serão realizadas palestras, painéis de discussão e workshops que abordam os diversos aspectos relacionados ao autismo, desde a compreensão das variadas formas do transtorno até a discussão de estratégias de inclusão e apoio para indivíduos no espectro. Inscrições e mais informações: (https://expotea.com.br/).
J – City Store
A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar a primeira City Store da marca em São Paulo, em parceria com o Grupo Caraigá. É um conceito inovador e uma evolução importante na modernização e digitalização da rede de concessionárias, oferecendo atendimento humanizado e premium, com uma experiência fascinante na jornada do cliente. A City Store Volkswagen Caraigá está localizada na rua Colômbia, 799, Jardim Paulista, São Paulo, SP. As concessionárias City Store Volkswagen já são sucesso na América Latina com lojas nas cidades do Rio de Janeiro (City Store Recreio, no Casa Shopping), Assunção (Paraguai), Bucaramanga (Colômbia) e Cayalá (Guatemala). Agora, chegou a vez de São Paulo, o maior mercado brasileiro, receber esse novo conceito em excelência no atendimento.
K – LGBT+ Orgulho
O Itaú Unibanco, em parceria com o Instituto +Diversidade, lança a sexta edição do Edital LGBT+ Orgulho. As inscrições estarão abertas de 4 de março até 1 de abril. O objetivo é incentivar e apoiar o desenvolvimento de projetos que promovam a visibilidade, segurança e respeito às pessoas LGBTQIA+. Nesta edição, o edital destinará R$ 500 mil no total para as propostas selecionadas. Podem participar organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas e grupos ou coletivos, formais ou informais, que já desenvolvem ou pretendem criar programas voltados para a comunidade LGBTQIA+ nas frentes de empreendedorismo, geração de renda ou empregabilidade. Para conhecer o regulamento do edital, acesse: (https://editaisitau.prosas.com.br/lgbt2024).