O Instagram foi o aplicativo mais baixado no Brasil em janeiro deste ano, com 6,4 milhões de downloads. Isso representa um crescimento de 21% em comparação com janeiro de 2023, quando o Instagram ocupou a segunda posição do ranking, atrás do Shein.
Vivaldo José Breternitz (*)
Em segundo lugar ficou o TikTok, que cresceu espetacularmente: há um ano, ocupava a 5ª posição, e após crescer 50%, chegou a 5,4 milhões de downloads em janeiro de 2023.
Em terceiro, com crescimento de 30% ficou o Gov.br, que passou de 3,6 milhões em janeiro de 2023 para 4,7 milhões de downloads no mesmo mês deste ano.
Chama a atenção a queda significativa da quantidade de downloads do aplicativo de comércio eletrônico Shein: comparado com janeiro de 2023, seu volume mensal de downloads no Brasil caiu 58%, de 5,8 milhões para 2,4 milhões. Isso levou o Shein, que foi o líder em instalações há ano atrás, a cair para a 13ª posição.
Outros aplicativos que foram muito baixados em janeiro deste ano foram o Mercado Livre (4,3 milhões de downloads), Shopee (3,7 milhões), Nubank (3,6 milhões), WhatsApp (3,2 milhões) e Meu SUS Digital (2,6 milhões).
É interessante lembrar que aqui no Brasil somente pudemos começar a baixar aplicativos regularmente a partir de 2013 – fica até difícil pensar como podíamos viver sem essas ferramentas.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].