184 views 5 mins

5 erros que devem ser evitados ao abrir um restaurante

em Negócios
quinta-feira, 17 de abril de 2025

Abrir um restaurante é o sonho de muita gente, mas alguns erros podem transformar-lo em pesadelo. E foi pensando nisso, que o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, trouxe dicas para evitar que isso aconteça.

Marcelo Politi (*)

  1. Salão vazio no primeiro dia
    A inauguração é o momento que todos os olhos estão voltados ao negócio, sendo assim, o salão vazio pode deixar uma impressão negativa. O ideal é fazer um investimento para encher a casa e estrear com sucesso.

Um convite atrativo pode chamar a atenção dos apaixonados pela gastronomia. Usar a exclusividade é uma poderosa arma, já que um convite VIP pode criar uma conexão emocional para quem está recebendo. Usar as redes sociais, influenciadores para divulgação, criar anúncios direcionados e promover hashtags exclusivas também estimulam o engajamento e a disseminação do convite entre os usuários.

Criar expectativas com uma pequena história sobre a visão do restaurante, o carinho nos preparos dos pratos e como cada detalhe foi planejado pode surpreender. Uma prévia do menu, a presença de chefs renomados ou o uso de ingredientes exclusivos também reforçam a qualidade e a sofisticação do evento.

  1. Precificação errada
    Muitos empreendedores se preocupam com a decoração, equipe e cardápio, mas esquecem de dar o preço certo para cada item. Uma dica é criar uma ficha técnica para saber exatamente qual é o lucro, evitando surpresas desagradáveis no fim do mês.

Determinar o preço ideal de um prato exige compreender o valor percebido pelo cliente e os custos envolvidos, incluindo ingredientes e preparação. É preciso agregar a narrativa da experiência gastronômica e considerar fatores como a localização e o público-alvo. A partir desses elementos é possível estabelecer uma margem de lucro desejada e praticar a precificação baseada em valor.

  1. Falta de foco em um público específico
    Não adianta querer agradar todo mundo, portanto é importante pensar no perfil do cliente, começando com a definição clara do conceito do restaurante. Qual será a experiência oferecida aos clientes?

É essencial alinhar o conceito com as expectativas do público-alvo e as tendências de mercado. Isso mostra um restaurante vibrante e atraente, fazendo com que seja escolhido em meio a tantos outros.

  1. Contratar pouca gente
    No início é comum que parte da equipe desista nos primeiros dias, portanto o ideal é contratar 30% a mais do que o número de funcionários para não ficar na mão de uma hora para a outra. É um custo adicional, mas pode garantir que não caia o movimento por falta de atendimento.

Criar um time engajado leva tempo, pois algumas táticas são necessárias para isso, como: processo de recrutamento focado em valores e não apenas em competências técnicas; capacitação e motivação por meio de treinamentos eficazes e feedback construtivo, além da definição clara das funções e responsabilidades.

  1. Falta de atenção ao fluxo de caixa
    Para Politi esse é o pior de todos os erros, pois o controle de caixa é vital para a saúde do negócio. Segundo o especialista, é preciso acompanhar diariamente todas as entradas e saídas. “O saldo do caixa é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso de um restaurante”, explica.

As causas mais comuns da quebra de caixa incluem erros de contagem e despesas não registradas. No ambiente agitado de um restaurante, por exemplo, é fácil que ocorram enganos ao dar troco ou ao não registrar uma compra de última hora. Estas discrepâncias podem parecer pequenas, mas se acumuladas, impactam negativamente nas finanças da empresa.

Para prevenir a quebra de caixa é importante implementar um sistema de controle financeiro rigoroso. Isso inclui monitoramento diário do fluxo de caixa, criação de um orçamento realista e geração de relatórios frequentes. Ademais, investir no treinamento dos funcionários sobre gestão de caixa e utilizar tecnologias como sistemas de ponto de venda e softwares de gestão financeira ajudam a evitar erros e a manter o negócio lucrativo e eficiente.

(*) Fundador da Politi Academy.