291 views 4 mins

Como remover malware de um MacBook

em Tecnologia
quarta-feira, 13 de setembro de 2023

As ameaças digitais são cada vez maiores, e por vezes até um sistema robusto como o macOS pode ter uma infeção por malware. Sabemos que isso é raro, comparado com outros sistemas operativos como o Windows, mas existem alguns malwares específicos para macOS.

Para nos defendermos dessas ameaças, existem algumas dicas que você pode fazer para não ser infetado por malware e também outras que, no caso de uma infeção, podem ajudar você a recuperar a totalidade do seu sistema operativo da forma que ele estava antes.

Evite a infeção por malware

Utilize sempre passwords diferentes para cada site, ou mesmo um gestor de passwords que pode encontrar na Internet e que são gratuitos. Por outro lado, no seu e-mail ou na sua navegação na Internet, é importante nunca clicar em links que sejam suspeitos ou que pareçam demasiado bons para ser verdade.

Nos seus sites mais importantes, como o site do seu banco ou o site que utiliza para acessar seu e-mail, sempre que for possível utilize um segundo fator de autenticação, e dessa forma impede que se suas passwords forem roubadas, mesmo com essas passwords não consigam acessar qualquer informação sua em nenhum site.

Uma outra forma de encontrar malware nos dias de hoje é através de golpes na Internet, onde alguém oferece para você um empréstimo em troca de pagar um pequeno valor por sua aprovação, que acaba sendo depois desviado para scammers que muitas vezes nem estão localizados no Brasil.

Por isso, é importante estar preparado para enfrentar todos estas ameaças online, e um antivírus para Mac além de proteger o seu computador de malware oferece também uma proteção em tempo real contra ameaças que você encontra enquanto navega pela Internet.

Se defenda com um bom antivírus

Se é verdade que em MacBooks os vírus e malware são relativamente raros, existem alguns antivírus que garantem a fiabilidade do sistema em caso de ficarem comprometidos.

Por isso, encontrar os melhores antivírus para Mac pode ser uma tarefa difícil e que muitas vezes acaba sendo confusa.

Vamos por isso ajudá-lo a encontrar o melhor antivírus possível, porque se você for procurar na internet vai encontrar quase sempre os mesmos nomes, com os mesmos serviços, o que pode ser algo monótono.

Existem vários antivírus e antimalwares que oferecem as melhores proteções para macOS (e também para outros sistemas operativos como o Windows) mas as marcas tentam criar um sistema específico para macOS, que faz uma varredura profunda do seu sistema protegendo também ele em tempo real e com as especificidades do sistema da Apple. Com os antivírus disponíveis para macOS consegue encontrar uma boa proteção com uma excelente interface gráfica, que junta tudo em um único produto de qualidade.

É difícil proteger o seu MacBook?

Com as ameaças digitais, até mesmo o macOS, que é um dos sistemas operativos mais seguros, pode por vezes encontrar malware. Mas para isso, existem sistemas de antivírus intuitivos que você pode obter para proteger o seu Mac, por isso a proteção é bem simples e eficiente e demora apenas alguns minutos a instalar, não sendo por isso algo complicado para o usuário normal.