Conhecido como o “mês das liquidações” ou ainda como o “mês da ressaca”, janeiro é marcado como um período de promoções e queima de estoque para os varejistas.
Após um Natal com registros menores que o esperado, com queda nas vendas de mais de 10% no comércio brasileiro em relação ao mesmo período do ano anterior, a semana do feriado natalino foi a mais fraca do varejo dos últimos três anos, de acordo com um levantamento da Serasa Experian.
Por isso, o início do ano é uma oportunidade para correr atrás do prejuízo. A regra é clara, para vender mais, é preciso aproveitar todas as oportunidades viabilizadas pelos canais digitais de comunicação. Contudo, não basta ter uma loja online, é preciso método e planejamento tático para aproveitar todas as oportunidades de negócios que podem ser realizadas no digital.
Pensando nisso, o diretor de vendas da multinacional Social Digital Commerce, Nicolas Fernandes, enumerou três passos para as empresas que desejam utilizar a digitalização como estratégia para se livrar do estoque parado. Confira!
- Estratégias de promoções – Tenha uma estratégia clara de quais produtos vão entrar em promoção no período. Lembre-se de que as promoções devem ser relevantes para os clientes, mas não necessariamente para todo portfólio.
Além disso, é importante definir previamente quais canais, valores e estoque máximo vão ser disponibilizados para as promoções. Se as ações ocorrerem na loja própria e também nos marketplaces, é interessante definir itens diferentes por canal.
- Ações de divulgação – Crie ações prévias, como fazer um “esquenta” ou uma landing page (página de captura) em função da data, em que os interessados poderão se cadastrar para receber as promoções em primeira mão e garantir os produtos e serviços com antecedência.
Utilize as redes sociais e os grupos de conversas de aplicativos para a divulgação das ofertas e das ações da loja durante o período.
- Prepare a sua equipe – Garanta que os seus parceiros e times internos de tecnologia e de operações estejam prontos para o aumento do volume de suas ações. A comunicação digital na atualidade facilita o atendimento em qualquer escala, mas para ser efetiva, uma equipe competente deve estar por trás da manutenção.
Lembre-se que a qualidade do atendimento e a eficiência na prestação de serviços continuam sendo primordiais para o sucesso de uma empresa em qualquer época do ano. Fonte e mais informações: (https://socialsa.com/).