Negócios em Pauta 09 a 11/12/2023

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023

Cinema brasileiro é foco da 13ª e última rodada do programa Exporta Mais Brasil em 2023

Destrave dois anos em três dias. Essa é a principal proposta do treinamA 13ª e última rodada do ano do programa Exporta Mais Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), será dedicada ao setor audiovisual nacional. A iniciativa, que tem como objetivo ampliar as exportações de diversos setores da economia de diferentes regiões do país, atua trazendo compradores internacionais para conhecer e fazer negócios diretos com empreendedores locais. Desta vez, oito convidados internacionais do setor audiovisual virão da China, Rússia, Singapura, Alemanha, Bélgica e Portugal para participar de rodadas de negócio com 24 produtoras nacionais de cinema. As reuniões vão ocorrer de forma simultânea à 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo festival do gênero no país (https://apexbrasil.com.br/).

B – Combate à Fome

A Coca-Cola, o iFood e a Ação da Cidadania anunciam pelo segundo ano consecutivo aliança para promover o aumento de doações para a campanha Natal Sem Fome, criada por Herbert de Souza, o Betinho, que há 30 anos distribui alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação de Match Funding funciona junto aos consumidores, visando impulsionar a cultura de doação no país. Assim, qualquer pessoa que contribuir para a campanha Natal Sem Fome até o próximo dia 25, terá o valor de sua colaboração dobrada. A expectativa é que sejam doadas o equivalente a 4 milhões de refeições somente este ano, impactando aproximadamente 80 mil famílias. Saiba mais em:
(https://www.natalsemfome.org.br/).

C – Exercícios Militares

O Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos anunciou, na última quinta-feira (7), que realizará exercícios militares no espaço aéreo da Guiana, em meio à crescente tensão do país sul-americano com a Venezuela por causa do território de Essequibo. Segundo comunicado do USSouthCom, trata-se de “operações de rotina para melhorar a parceria em matéria de segurança entre Estados Unidos e Guiana e para reforçar a cooperação regional”. Segundo comunicado da Embaixada americana em Georgetown, trata-se de “operações de rotina para melhorar a parceria em matéria de segurança entre Estados Unidos e Guiana e para reforçar a cooperação regional” (ANSA).

D – Chocolate Awards

A empresa Luzz Cacau foi venceu duas categorias no 2023, no prêmio International Chocolate Awards. A empresa, que surgiu em 2020, é especializada em chocolates “tree to bar”, termo utilizado para designar produção realizada pelo mesmo fabricante, desde o cultivo até a produção da barra. O “tree to bar” consiste em produtos em que se sabe todo o processo, desde o cultivo da terra, plantação do cacau, colheita, secagem da amêndoa, processamento e a produção do chocolate. Os chocolates são feitos de maneira artesanal com grãos selecionados do cacau fino, advindo de agricultura familiar com apenas 3 ingredientes. O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar ainda em 2024 (https://www.luzzcacau.com.br/).

E – A Cor do Ano

Uma cor “envolvente e calorosa”, capaz de transmitir “uma mensagem de compaixão e empatia” em uma época “cheia de tumultos em muitos aspectos de nossas vidas”, onde “nossa necessidade de fortalecimento, empatia e compaixão cresce dia após dia, assim como nosso desejo por um futuro de paz”. Com esse espírito, os especialistas do Pantone Color Institute escolheram o Peach Fuzz, o 13-1023, como a cor do ano de 2024. Uma tonalidade de pêssego “delicada e suave, cujo espírito abrangente enriquece a alma, o corpo e a mente”, destaca o centro que elabora previsões sobre as tendências cromáticas, que influenciam a moda, beleza, design de interiores, gráficos e embalagens (ANSA).

F – Meio Ambiente

Com olhar para o futuro, aliado ao compromisso com o meio ambiente nas regiões onde atua, a Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos em todo o país, reduziu o descarte de mais de 9,6 toneladas de plástico em seus hotéis. Hoje, 72% dos empreendimentos administrados pela Atlantica já substituíram seus amenities de plástico por dispensers. A diminuição dos resíduos plásticos faz parte do Aja, programa com uma série de iniciativas ESG, que objetivam atingir resultados significativos na sociedade e meio ambiente através de suas ações. O projeto é um chamado para agir pelas pessoas e pelo planeta. A conscientização ambiental, incluindo o movimento “plastic-free” (livre de plástico), cresce em vários setores, incluindo o turismo.
Saiba mais em: (https://www.ahi.com.br/esg-aja/).

G – 600 Mil Veículos

A Nissan celebra a produção de 600 mil veículos no Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro. O marco acontece no momento em que a unidade fabril entra em uma nova fase, com o recente anúncio do investimento de R$ 2,8 bilhões para a produção de dois novos veículos utilitários esportivos (SUVs) e um motor turbo. Desde junho de 2017, quando a fábrica deu início à produção do modelo, cerca de 324 mil unidades do crossover saíram da sua linha de montagem. Antes do Kicks, o Complexo Industrial da Nissan, inaugurado em abril de 2014, produziu também os modelos Nissan March, Nissan Versa e Versa V-Drive. Atualmente, cerca de 360 unidades do Nissan Kicks são produzidas diariamente pelos mais de 2 mil funcionários da Nissan em Resende.

H – Produção Animal

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, campus de Jaboticabal, está organizando a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Produção Animal de Precisão entre os dias 15 e 24 de outubro de 2024. As inscrições vão até 20 de janeiro. Financiada pela FAPESP, busca reunir cientistas para promover pesquisas em produção animal de precisão entre estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores. Objetiva encontrar soluções para otimizar a gestão da produção, monitorando e controlando a produtividade animal, os impactos ambientais e os parâmetros de saúde e bem-estar de forma contínua, em tempo real e automatizada. Serão selecionados 100 participantes, sendo 50 de qualquer Estado do Brasil e 50 de outros países, que terão suas despesas cobertas pela organização do evento. Mais informações: (https://sites.google.com/unesp.br/plfschool).

I – Produtos Farmacêuticos

Considerado o maior evento do setor farmacêutico do Brasil, o Conexão Farma, promovido e realizado pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), chega em sua 18ª edição e acontece entre os dias 12 e 14 de março, no Expo Center Norte/SP. Com cerca de 23 mil visitantes e mais de 160 expositores, além dos palestrantes, o evento será realixado em um espaço ainda maior. Serão dois pavilhões: verde e branco, para atender à uma demanda crescente de expositores e público. O networking que o Conexão Farma proporciona serve para construir e estreitar relacionamentos, auxiliando e obtendo suporte para uma série de demandas. Inscrições: (https://www.abradilan.com.br/conexao-farma-24/).

J – Carne Suína

As exportações brasileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 105,7 mil toneladas em novembro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume é 13,2% superior ao registrado no mesmo período de 2022, com 93,4 mil toneladas. Em receita, as vendas do setor alcançaram em novembro US$ 225,8 milhões, saldo 2,3% menor que o resultado registrado no décimo primeiro mês de 2022, com US$ 230,5 milhões. Considerando o acumulado do ano, as exportações do setor registram alta de 10%, com 1,118 milhão de toneladas exportadas em 2023, contra 1,017 milhão de toneladas no ano passado. No mesmo período, a receita acumulada chega a US$ 2,586 bilhões, saldo 11,5% superior ao total registrado em 2022, com US$ 2,319 bilhões.

K – Ônibus Elétricos

Em sintonia com as pautas de sustentabilidade defendidas pelo Governo do Estado, a Marcopolo, empresa especializada na fabricação de carrocerias de ônibus e no desenvolvimento de soluções de mobilidade, anunciou o investimento da ordem de R$ 50 milhões para a produção de ônibus elétricos em São Mateus/ES. A empresa vai produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus da companhia com carroceria e chassi próprios e 100% elétrico, que terá capacidade para 80 passageiros, autonomia de até 280 quilômetros e tempo de carga de até quatro horas. Atualmente, a Marcopolo produz uma média de 16 veículos por dia em São Mateus. Com a produção do Attivi na unidade, a companhia terá capacidade para fabricar 26 veículos por dia.