Negócios em Pauta 03/05/2023

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terça-feira, 02 de maio de 2023

A – Exposição interativa e sensorial sobre os 50 anos do telefone celular

Para mostrar as diversas mudanças pelas quais essa invenção revolucionária passou, Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, idealizou a exposição Celular 50, que, apresenta ao público uma experiência totalmente inovadora, imersiva, sensorial e, acima de tudo, tecnológica, mostrando não só a história como as transformações sociais provocadas pelo telefone celular. “Queremos mostrar curiosidades e os impactos sociais e econômicos para o avanço da sociedade, de forma ampla, reflexiva e interativa”, ressalta Colker, que também assina a curadoria. Com gratuidade no dia da abertura, 23 de maio, a exposição será realizada no Museu do Amanhã, no Rio, e conta com recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos em touch que trazem novidades e informações sobre o protagonista da revolução tecnológica mundial, passando da primeira ligação às próximas gerações (https://site.bileto.sympla.com.br/museudoamanha).

B – Globant adquire a ExperienceIT

A Globant, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, anuncia a aquisição da ExperienceIT, uma consultoria de transformação digital sediada nos EUA com ampla oferta de serviços e profunda experiência no setor de saúde. Com a aquisição, a Globant irá expandir os seus serviços na América do Norte e contar com uma forte equipe de consultores qualificados e uma lista de clientes relevantes. A ExperienceIT oferece aos seus clientes serviços ágeis de concepção, entrega, consultoria e formação em projetos de transformação digital de ponta a ponta relacionados com a experiência de serviço ao cliente, integração de fusões e aquisições, modernização de TI e otimização digital, entre outras soluções (https://encurtador.com.br/kTY25).

C – Comunicação visual produzida com Inteligência Artificial

A praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), será palco da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023 da World Surf League (WSL) Qualifying Series e traz uma novidade: a estrutura do evento vai apresentar nova comunicação visual com artes desenvolvidas por designers com o apoio da Inteligência Artificial (IA). É o primeiro evento de surfe do mundo com artes criadas a partir de IA (WorldSurfLeague.com).

D – Evento debate os desafios na prestação de serviços no setor da saúde

A WE CAN BR, consultoria de recursos humanos, que atua há 25 anos com trabalho temporário e recrutamento e seleção, realizará no dia 16, às 19h30, em São Paulo, a segunda edição do evento We Can Talks. O primeiro evento trouxe o tema: “Cenário macroeconômico 2023 e como garantir uma gestão sustentável – pessoas e resultados”. Segundo Lucas Santos, CEO da WE CAN BR, os encontros, que serão realizados durante todo o ano, visam reforçar uma visão de inovação e apresentar as novas tendências e metodologias utilizadas pelas empresas com foco em liderança e cultura organizacional. As inscrições podem ser feitas pelo link (https://bit.ly/3GEYezB).

E – Ademicon e banco BV anunciam parceria

A Ademicon acaba de firmar parceria com o banco BV para a comercialização de cotas de consórcio de veículos através de uma experiência digital. O objetivo é oferecer aos clientes da instituição uma alternativa ao financiamento, apresentando o consórcio como uma modalidade de planejamento para a conquista de diferentes bens e também de democratização do acesso ao crédito na economia brasileira. Em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), o volume de créditos comercializados em todo o segmento cresceu 13,4% na comparação a 2021, alcançando mais de R$ 252 bilhões em vendas.

F – Plataforma open logistics

A nstech, mais completa plataforma open logistics do mundo, reúne mais de 100 soluções que hoje estão presentes nas operações de 7 das 10 maiores empresas do mercado de e-commerce do Brasil, segundo Relatório de Conversion 2023. Nomes como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magalu contam com a parceria da companhia para potencializar o desempenho logístico, utilizando pelo menos uma das centenas de soluções disponibilizadas pela plataforma.
“Queremos impulsionar a logística por meio da tecnologia. Além de oferecer soluções integradas, vamos continuar alimentando o ecossistema a fim de tornar cada vez mais completa a nossa oferta de produtos, ajudando nossos clientes a evoluírem seus negócios”, reforça Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech (https://www.nstech.com.br/).

G – Investimento de R$ 1 bilhão

Como parte de sua estratégia de crescimento, a Mondelēz Brasil investirá R$1 bilhão na ampliação da capacidade produtiva de suas fábricas em Curitiba, no Paraná, e em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Além disso, entrada em novas categorias e práticas sustentáveis também farão parte desta agenda. O investimento, que será 70% maior que o valor aplicado pela companhia no último ano, foi anunciado esta semana por Liel Miranda, presidente da companhia no país. Dona de marcas icônicas como Lacta, Oreo, Club Social e Tang, a Mondelēz Brasil é um dos drivers para o cumprimento da Visão 2030, estratégia da empresa para crescer, no ponto de vista global, duplo dígito nos próximos anos (https://www.mondelezinternational.com/br).

H – No Name Burguer chega ao mercado

Desde o dia 17 de abril, uma nova hamburgueria chegou ao mercado: a No Name Burguer. Como o próprio nome já diz, a marca “não tem” um nome, já que seu objetivo é se associar a artistas e influenciadores para, a partir de suas personalidades e preferências, desenvolver hambúrgueres que farão parte do cardápio da empresa por um tempo determinado. As primeiras colaborações foram feitas com a Cleo, o João Guilherme e o Lucas Guedez. A parceria entre a marca e os influenciadores foi concretizada com o intermédio da Mynd Brands, agência de marketing de influência e entretenimento.

I – BB anuncia primeira chamada para seu programa de Corporate Venture Capital

Estão abertas as inscrições para a primeira chamada de startup no âmbito do programa de Corporate Venture (CVC) do Banco do Brasil, o Startup Scouting. A MSW Capital e a Vox Capital, gestoras de venture capital parceiras do Banco, vão selecionar startups que estejam alinhadas às aspirações do Banco. Os investimentos são realizados por meio de Fundos de Investimento em Participações (FIPs), de acordo com a tese de investimento de cada fundo. Quanto ao perfil das startups e aos critérios do Startup Scouting a busca é por empresas inovadoras e em crescimento, constituídas em estágio Seed ou Série A; com times apaixonados em resolver dores e problemas complexos; e com clientes consumindo seus produtos e serviços. As inscrições estão abertas até o dia 26/05 pelo site (www.bb.com.br/startups).

J – Curso de formação em Corporate Venture Capital

A Bossanova Investimentos, venture capital, está lançando seu primeiro curso de formação em Corporate Venture Capital (CVC). As aulas são destinadas aos executivos que querem encontrar as melhores startups para inovar seus modelos de negócio. O curso ocorre presencialmente em São Paulo (SP), no dia 18 de maio, e terá 10 horas de duração. Durante a programação, especialistas da gestora vão ensinar sobre como elaborar uma boa tese de investimentos, estruturar um CVC dentro da sua empresa dentro da sua estratégia de Open Innovation, as principais diferenças entre CVC, CVB (Corporate Venture Builder) e M&A, assim como cases reais de grandes players do mercado (https://info.bossainvest.com/bossa-academy-cursos-presenciais).

K – Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023

Continua, abertas, até 21/8, as inscrições gratuitas para o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023. “A intenção da Firjan é reconhecer as ações bem-sucedidas desenvolvidas pelas empresas e instituições no estado do Rio de Janeiro. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan. Podem participar empresas, associações, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa, terceiro setor, universidades e demais pessoas jurídicas com projetos concluídos ou em fase de implantação, desenvolvidos no território fluminense e com resultados mensuráveis em 2021 e/ou 2022. Os finalistas e vencedores serão revelados durante a cerimônia presencial de premiação, que será realizada no segundo semestre (https://www.firjan.com.br/premiodesustentabilidade/sobre.htm).