Negócios em Pauta 07 a 10/04/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 06 de abril de 2023

A – Combustível de Aviação Sustentável para Aeronaves Falcon

Todos os voos de chegada e partida de clientes às instalações de conclusão da Dassault Aviation em Little Rock, Arkansas, utilizarão combustível de aviação sustentável (SAF). A utilização de SAF neste local faz parte do plano implementado pela Dassault para reduzir a emissão de carbono das suas operações de aviação. Sob este plano, todos os voos operados por aviões Falcon da empresa, quer para negócios, transporte ou apoio, utilizarão misturas SAF. A SAF oferece reduções de emissões de carbono de 80 a 90% em comparação com o combustível convencional de aviação, quando utilizado na sua forma concentrada. Todas as aeronaves Falcon estão certificadas para utilizar até 50% de misturas SAF. O novo Falcon 10X de ultra longo alcance será compatível para uma mistura SAF a 100%, a partir de sua entrada em serviço.

B – Presença Feminina

De acordo com o Dieese, as mulheres representam 44% do total da força de trabalho no Brasil. Observa-se uma presença crescente de mulheres em diversas funções e setores, incluindo aqueles que antes eram masculinos, como o segmento ferroviário. Na Rumo, maior operadora de ferrovias no Brasil, a presença feminina vem aumentando ano a ano. A empresa tem hoje três mulheres em seu Conselho de Administração, relevante quando consideramos que só 14% das cadeiras dos conselhos são ocupadas por mulheres no Brasil. Além disso, a Companhia registrou um avanço de 10% em 2022 no número de mulheres em seu quadro. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil km de vias férreas. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

C – Velas de Ignição

A NGK SPARK PLUG, multinacional japonesa especialista em componentes para sistemas de ignição, anuncia que, a partir de 1º de abril, a empresa passa a se chamar Niterra. A mudança reflete tanto a jornada da companhia pela expansão contínua de seus negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva. Ao combinar as palavras latinas niteo e terra, que significam “brilhar” e “planeta terra”, o nome Niterra expressa o comprometimento do grupo em contribuir para uma sociedade mais sustentável. Enquanto Niterra é agora o nome global, as marcas NGK SPARK PLUG (componentes automotivos) e NTK (sensores) serão mantidas. Desde sua fundação, em Nagoya, em 1936, a NGK é reconhecida como sinônimo de velas de ignição e se posiciona como líder mundial nesse mercado.

D – Vendas Externas

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Camex atualizou os critérios para empresas que podem receber o Programa de Financiamento às Exportações-Proex na modalidade financiamento, com o objetivo de ajudar mais empresas a serem elegíveis e aumentar a competitividade das vendas externas do Brasil. A decisão foi tomada em uma reunião em Brasília e começa a valer a partir de 1º de maio. Agora, empresas com um faturamento bruto anual de até R$ 1,3 bilhão podem se candidatar ao programa, em vez do limite anterior de R$ 600 milhões. “A decisão estimulará a competitividade e o crescimento da nossa economia, além de gerar mais empregos”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

E – Sangue por Drone

A empresa brasileira Speedbird Aero realizou na segunda-feira (3) a primeira transferência de sangue por drone de um hospital para outro em Israel. O projeto piloto é uma iniciativa do Hospital Rambam, de Haifa, e pode ser incorporada ao cotidiano da instituição. Unidades de sangue fornecidas por Magen David Adom (equivalente israelense a Cruz Vermelha) foram transportadas por um drone construído pela empresa brasileira Speedbird Aero. O material coletado saiu do Rambam Medical Center, em Haifa, para o Galilee Medical Center em Nahariya, a 25 km de distância. O teste envolveu a transferência de 3,8 kg de sangue. Este modelo de Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) pode transportar até 10 quilos. Saiba mais em: (https://www.speedbird.aero/).

F – Seminário de Gás

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) abriu as inscrições para o Seminário de Gás Natural, que acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá sob o tema ‘Gás natural no Brasil: abertura, competitividade e sustentabilidade’ e reunirá os principais agentes e especialistas do setor. O foco do debate serão as oportunidades e os desafios para o setor neste momento de transformações, em que novas oportunidades de negócios estão sendo criadas, com a entrada de uma variedade de novos agentes. Também serão apontadas as tendências da indústria e soluções para o amplo desenvolvimento do mercado de gás. As inscrições pode ser feitas em: (https://lets.4.events/seminario-de-gas-natural-C21522E1)

G – Nova Marca

A Associação de Marketing Promocional (Ampro) prepara-se para anunciar sua nova marca. Para estimular a participação do mercado, a entidade acaba de lançar o Desafio de Rebranding Ampro. O concurso está com as inscrições abertas para a criação da nova marca da entidade: podem participar profissionais de comunicação e criação, que trabalhem em agências, autônomos e universitários. As inscrições ficarão abertas pelo site (www.ampro.com.br) até o próximo dia 24. O projeto selecionado receberá como contrapartida uma viagem de quatro dias para Punta del Este, com direito a um passeio na vinícola Eden.

H – Eventos em Salvador

O Centro de Convenções Salvador (CCS) planeja abrigar 64% a mais de eventos neste ano, no comparativo com o ano passado. Isso significa um total de 150 eventos ao longo do ano, contra os 96 realizados em 2022. Só nos primeiros três meses, o CCS constatou um aumento na procura por eventos de 49% em relação ao mesmo período de 2022. Os 87 eventos já confirmados para acontecer este ano no empreendimento administrado pelo conglomerado francês GL events, se concentram entre congressos e feiras e têm expectativa de atrair mais de 150 mil pessoas. Atualmente, o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) representa 32% da carteira de eventos, seguido por feiras (24%) e eventos corporativos e sócio-culturais, cada um com 18% de participação, frisa o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin.

I – Festival de Música

A 30PRAUM, selo fonográfico e produtora musical cearense, criada pelo rapper Matuê e pela empresária Clara Mendes, realiza a primeira edição do Plantão Festival no próximo dia 20, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. O evento marca a estreia da empresa na produção de festivais de música e promete oferecer uma experiência única ao público. Entre os cantores confirmados estão Marcelo D2, WIU, Teto, L7nnon, Djonga, Major RD, Welisson e Arthurzim, além do próprio idealizador do projeto. Com patrocínio da Budweiser e apoio da Pernod Ricard Brasil, esta é a primeira vez que um evento desta magnitude do rap e do trap acontece na capital cearense, com a expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas. Saiba mais em: (https://linktr.ee/plantaofestival)

J – Mercado de SUVs

A Jeep® fechou o mês de março na liderança do mercado de SUVs com 14.224 unidades comercializadas e 21% de participação no segmento, o melhor resultado mensal da marca desde dezembro de 2020. Considerando os três primeiros meses do ano, a Jeep também segue líder entre os SUVs, com 19,6% de participação e 31.770 carros vendidos. Além disso, fechou o acumulado do ano como a sexta marca mais vendida do país, considerando todos os segmentos. Líder absoluto entre os SUVs médios, o Jeep Compass bateu o seu recorde histórico mensal de vendas em março, com 6.987 unidades comercializadas e impressionantes 48,1% de participação entre os C-SUVs.

K – Comércio do Ouro

A presunção da boa-fé permite que os compradores de ouro retirado dos garimpos apresentem como garantia de procedência apenas a palavra do garimpeiro de que a extração foi feita em área legal. Ou melhor: permitia. O ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu a boa-fé por entender que, neste caso, a legislação “inviabilizou o monitoramento privado ao desresponsabilizar o comprador, o que incentivou o mercado ilegal, levando ao crescimento da degradação ambiental e ao aumento da violência nos municípios em que o garimpo é ilegal”. A decisão foi anunciada na noite da última terça-feira (4).