157 views 4 mins

Está na hora de contratar Serviços Gerenciados?

em Tecnologia
terça-feira, 21 de março de 2023

Aumentar a eficiência e acelerar processos são alguns dos resultados esperados pelas empresas que optaram por migrar as aplicações para a nuvem. Por outro lado, o gerenciamento do ambiente deve contar com monitoramento contínuo, para atender às novas necessidades do mercado e evitar vulnerabilidades. Como nem sempre as empresas possuem uma TI interna que consiga atender diferentes frentes, uma boa alternativa para garantir a continuidade da operação com boas práticas é a contratação de serviços gerenciados.
 
De acordo com dados da Research And Markets, esse mercado deve crescer 11,27% em todo o mundo até 2025. Já a pesquisa da KPMG, feita em parceria com a HFS Managed Services, aponta que aqueles que usam serviços gerenciados enxergam benefícios operacionais e financeiros substanciais. Quase a unanimidade dos entrevistados (97%) preveem que o uso desses serviços em escala aumentará os lucros e mais de 70% deles esperam melhorias na satisfação de funcionários e clientes.  
 
Estes serviços são mais do que um suporte, pois adequa a empresa à realidade do mercado, atende às necessidades de proteção de dados, aprimora a operação em TI, com mecanismos de gestão, governança, práticas ágeis e automatização. Ferramentas, profissionais capacitados e atualização são os elementos necessários para estes serviços. 

Mas porque uma empresa precisa contratar serviços gerenciados? 
 
Um dos motivos é a redução de custos: Contratar um serviço gerenciado pode reduzir o custo de manter uma equipe interna dedicada para gerenciar e lidar com diferentes tipos de tecnologia, além da reduzir gastos internos com ferramentas apropriadas de monitoramento. Um provedor de serviços gerenciados pode fornecer suporte técnico e gerenciamento de infraestrutura a um custo mais baixo e com a garantia de eficiência na operação sem desperdícios.  
 
Outra razão importante é a segurança. Provedores de serviços gerenciados têm equipes dedicadas para a proteção do ambiente. Isto inclui monitorar constantemente a rede, antecipar riscos, identificar possíveis ameaças e implementar soluções de segurança para a infraestrutura de cloud. 
 
A constante especialização técnica é um pré-requisito nesta área. Os provedores de serviços gerenciados têm equipes multidisciplinar que podem gerenciar a infraestrutura de cloud computing de uma empresa de forma mais proativa e eficiente do que uma equipe interna. Essa especialização pode resultar em melhor uso de recursos e desempenho.
 
A escalabilidade também entra como fator importante na decisão pelos serviços gerenciados. Desta forma, a empresa ganha flexibilidade para expandir ou reduzir de a infraestrutura conforme a necessidade. Isso permite a adaptação rápida às mudanças e demandas do mercado, sem a necessidade de investimentos em hardware ou software adicionais.

Ao contratar uma equipe com este escopo de trabalho, as empresas podem se concentrar em seus negócios principais, enquanto o provedor de serviços gerenciados cuida da infraestrutura de cloud computing.

Portanto, a escolha do parceiro ideal para serviços gerenciados tem como premissas a adoção de melhores práticas e estratégias que tenham maior aderência ao negócio. Além disso, a TI interna fica livre para desenvolver novos serviços e produtos, com impacto diretor no ganho de produtividade, escalabilidade e foco no core business.  
 
(Fonte: Marco Leão é diretor de MSP e sócio da 4MSTech).