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Tecnologia 18/11/2015

em Tecnologia
terça-feira, 17 de novembro de 2015

E-Commerce B2B é sinônimo de economia para a sua empresa

Não haveria momento melhor para falar sobre redução de custos, assunto de pauta em qualquer reunião, principalmente diante da atual situação econômica do país

b2b temproario

Mauricio Di Bonifacio (*)

Neste artigo, iremos explorar algumas formas para cortar gastos através do uso de plataformas B2B de vendas (vendas para a distribuição e não cliente final). Indústrias, Importadores e Distribuidores normalmente têm várias áreas e ações que são diretamente impactadas, de forma positiva, pelo uso correto desse portal.
Só para começar, sua empresa economiza com os catálogos impressos. Catálogos têm um grave problema: para serem bonitos e atrativos, ficam caros, e quanto maior for o leque de produtos, maiores (e mais caros) eles serão.
Aparentemente, é o meio mais simples de divulgar seus produtos. Mas, dependendo do mercado, eles ficam obsoletos com uma facilidade e velocidade espantosas e nada compensadoras. Produzir, imprimir e distribuir (seja o vendedor levando em mãos ou indo pelos Correios) são processos muito caros e que já estão se tornando métodos antigos. Com o portal B2B, a empresa pode divulgar seus produtos de uma forma muito mais eficiente e eficaz. Problemas como que foto colocar, ou a quantidade de informações que cabe numa página impressa deixam de existir. Ao contrário, quanto maior o número de fotos, esquemas, especificações técnicas, vídeos, conteúdo técnico e de marketing, mais rico e aumentar as chances dos clientes tomarem a decisão de compra. Além de facilitar a comunicação de promoções, novas condições, oportunidades de estoque, lançamentos de produtos etc. Catálogos digitais estão disponíveis para qualquer cliente consultar a qualquer momento, independente de quem seja ou onde esteja. Podem ser atualizados também a qualquer momento, não irão para o lixo e não virarão rascunhos.
E os gastos com as viagens? Para que a equipe comercial vá até os clientes distantes geograficamente, a empresa arca com altos valores de deslocamento e hospedagem. Em diversos casos, o custo/benefício de ir até determinados clientes inclusive se mostra proibitivo. E os clientes distantes acabam ficando sem atendimento e consequentemente sem vendas.
Plataformas B2B podem atingir estes clientes, gerando um canal de vendas, atendimento e relacionamento com eles.
Mesmo para os clientes que são visitados normalmente, podemos reduzir o custo de visitas presenciais e estimular o uso da plataforma B2B para realizar negócios. O e-Commerce B2B diminui os custos com viagens e ainda otimiza tempo. E se tempo é dinheiro, aproveite sua chance!
O telefone ainda é um essencial na área comercial. Sejam os vendedores se comunicando com seus clientes ou com a empresa para colocar ordens de compra e acompanhar pedidos, sejam os clientes se comunicando com centrais de vendas e/ou atendimento. Por mais que as tecnologias como chat, mensagens instantâneas e email venham se tornando cada vez mais comum, a telefonia, e seus altos custos, ainda respondem por uma parcela do custo comercial. Quanto mais os vendedores e clientes puderem usar plataformas digitais para fazer negócio, menos usarão o telefone.
Embora não pareça, erros operacionais custam caro! São sinônimos de dinheiro perdido. As falhas na colocação dos pedidos são responsáveis por inúmeras perdas. Envio de produtos errado, itens faltando, itens a mais, logística reversa, trocas e clientes insatisfeitos.
Pedidos enviados via fax, ilegíveis, emails confusos, telefones com ruídos, erros na digitação, tudo isto (que não é pouca coisa hein) contribui para que o pedido solicitado pelo cliente chegue diferente na hora do faturamento e expedição.
Transformando-se em custos desnecessários. São problemas que poderiam ter sido evitados.
Os custos com licenciamento de software de gestão também terão redução.
É comum que a equipe comercial deva ter usuários cadastrados nos softwares de gestão (ERPs). E a empresa é cobrada pelo número de licenças de usuários que ela contrata. Quanto mais vendedores/representantes que precisem de um usuário no sistema, maiores serão os custos com as licenças. Uma plataforma B2B permite que esta equipe interaja com o site B2B ao invés de diretamente com o ERP para colocar os pedidos e consultar informações de clientes e produtos e status de pedidos.

(*) É sócio fundador da Vertis, uma das principais empresas de soluções e serviços estratégicos focada para o mercado de e-Commerce B2B.


Novo tablet

FOTO X-QUAD CORE ALTA temproario

A DL, fabricante nacional de eletrônicos, apresenta o novo tablet X-Quad Core. Com um design premium, conta com processador Quad Core de 1,2GHZ garantindo agilidade na execução de múltiplas tarefas. O lançamento está disponível nas principais redes varejistas do país com preço sugerido de R$ 369,90.
A novidade possui baixo consumo de energia, conta com tela widescreen capacitiva de 7 polegadas de alta sensibilidade, ideal para ver filmes ou rodar jogos. Com sistema operacional Android 4.4 KitKat, o tablet possui memória RAM de 512MB e interna de 8GB, podendo ser expandida em até 32GB por meio de um cartão de memória MicroSD. Além disso, conta com alto falante integrado de alto desempenho.
A conexão a internet pode ser feita por meio de modem 3G ou por WI-FI padrão IEEE80211b/g e N. Possui duas câmeras digitais integradas, frontal e traseira, menu em português e função DL Ajuda, que auxilia na utilização do produto e tira as principais dúvidas do consumidor.
O aparelho já vem embarcado com dezenas de aplicativos e conta com a opção de baixar e instalar mais de 1,4 milhão de apps por meio da lojas virtual Google Play (www.dl.com.br)

Bancos: 36 pontos para analisar sua maturidade de transformação digital

Marco Santos (*)

Até agora, muito se tem falado sobre as soluções digitais que os bancos devem proporcionar aos seus clientes

Mas, como em muitos casos, o estado alvo é apenas um cenário descrito e ilustrado, diferente do status real, pois as metas, as necessidades do cliente e a tecnologia disponível mudam constantemente. Mas é preciso conhecer o caminho a ser trilhado para atingir a transformação digital.
O quão madura é a nossa plataforma digital? O que ainda tem de ser feito? Para esta análise, precisamos investir pelo menos em dois pontos: uma base sólida e a capacidade de se adaptar a alterações rapidamente. Vamos, então, nos concentrar no básico: a fundação e a adaptabilidade.
Agora, os quatro pilares digitais (plataformas digitais, gerenciamento de finanças pessoais, decisões em tempo real e pagamentos mobile) propagados pela indústria vão fazer ainda mais sentido. Para verificar até que ponto a filosofia transformação digital já se tornou parte da cultura da organização e de seus clientes, vamos primeiramente nos concentrar nos pontos relevantes sobre o comportamento do usuário. Chamados de aspectos ‘ambientais’, estes temas devem ser focados no conhecimento do seu cliente em relação aos serviços que estão sendo oferecidos: ele está na rede social, está sendo ouvido, recompensado e aconselhado?
Alguns pontos devem ser analisados para ter essas respostas. A lista abaixo, contendo os 20 primeiros itens desta análise, servem de orientação para este levantamento proposto:

Você conhece o seu cliente?
1. Dados pessoais
2. Perfil financeiro e história
3. Hábitos e comportamentos
4. Áreas de influência

Você tem presença na mídia social?
5. Site corporativo
6. Facebook
7. Twitter
8. Outras comunidades

Você tem uma comunidade?
9. Grupos de clientes associados, tal como definido pelo perfil ou marketing
10. Uma comunidade de funcionários internos na intranet
11.­ Uma comunidade dos clientes na internet
12.­ Uma comunidade aberta na internet

Consultas e reclamações podem ser dirigidas?
13. Ramos?
14. Web sites corporativos?
15. Através de canais de mídia social?
16. Através de uma comunidade de usuários?

Existe um esquema de recompensas para o cliente?
17. Padrão, sobre os saldos médios por produto
18. Com base na utilização do produto
19. Por interações de mídia social
20. Por atividades elogiadas por colegas na comunidade de usuários

Uma abordagem bancária tradicional vai assinalar apenas de oito a dez itens listados acima. Uma empresa moderna, orientado para ser um banco digital, vai assinalar quase todos os aspectos, ou pelo menos 12. A lista acima mostra como seu ambiente está definido e ela é que vai definir a sua flexibilidade, sua capacidade de reagir, analisar e aprender. Mas você precisa de uma fundação técnica, construída com base nos quatro pilares digitais já citados. Os itens a seguir, 16 no total, fecham a lista de 36 pontos a serem analisados quanto a maturidade da transformação digital.

Plataformas digitais
21. A sua espinha dorsal ou backend é sólida e estável, eficiente, on-line e disponível 24/7?
22. Você tem uma estratégia multicanal?
23. Você tem uma estratégia de omnichannel?
24. As suas aplicações são ágeis?

Gerenciamento de finanças pessoais
25. Você fornece aos clientes um relatório de finanças de forma gráfica e visual?
26. Você tem um sistema de alerta para os clientes experimentarem os eventos financeiros?
27. Seus clientes podem estabelecer objetivos financeiros e acompanhá-los?
28. Você é capaz de emitir soluções normativas para evitar situações indesejadas ou emitir recomendações de previsão para os clientes?

Decisões em tempo real
29. Você tem um conjunto de dados grande?
30. Você armazena as informações dos clientes para o processamento?
31. Você pode tomar decisões em tempo real, dependendo das ações de clientes?
32. Você pode ofertar em tempo real produtos ou recomendações por meio dos aplicativos ou dispositivos dos clientes?

Os pagamentos móveis
33. Os seus sites e aplicativos são capazes de lidar com todos os tipos de transferências de dinheiro?
34. Você fornece opções de pagamento peer-to-peer (P2P)?
35. Você tem soluções de pagamento NFC ou similares?
36. Você pode começar um pagamento a partir de uma imagem ou de um PDF?

Caso você tenha marcado oito pontos, sua abordagem bancária é tradicional, enquanto uma abordagem totalmente orientada para o digital marcaria pelo menos 12. Já uma empresa que tenha marcado pontuação 16 pode considerar que tem uma base necessária para estar no caminho da transformação digital. Mas esta trajetória nunca terminará, uma vez que as necessidades dos clientes vão mudar, assim como as tecnologias. Ou seja, esses são indicadores válidos que irão ajudá-lo a definir um roteiro, mas com certeza esses pontos por si só não definem o script, eles são apenas marcos para alcançar este caminho.
A forma como estruturamos este plano de atingimento da maturidade para a transformação digital e as diferentes metas dentro dela vai ajudar a sua organização a evoluir, mudar e viver a cultura do direito à experiência do cliente. Passo a passo, de forma constante, o roteiro vai colocar sua organização de volta ao mercado. E essa é uma chave importante para estar na corrida, e não ganhá-la. Seus clientes serão aqueles que ganham com suas expectativas sendo cumpridas. E eles vão saber que você está ajudando-os. É sobre ter orgulho em colocar os clientes no centro das atenções. Pronto para começar?

(*) É managing director Latam do Grupo GFT, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor financeiro.