Lucia Camargo Nunes (*)
Nissan lança dois sedãs em curto intervalo
A Nissan lança entre fevereiro e março dois sedãs importados: as novas gerações de Versa e Sentra.
A primeira estreia será do sedã compacto Versa, anteriormente renovado no final de 2020. A terceira geração agradou mais que a antecessora e agora a Nissan prepara uma nova reestilização, mais focada na grade, que deixou o sedã mais esportivado.
Importado do México, onde o sedã já foi apresentado, o Versa mantém o motor 1.6 aspirado de até 113 cv, contudo apenas com câmbio CVT.
Tendo como principais concorrentes Chevrolet Onix Plus, Honda City e Toyota Yaris, o sedã compacto da Nissan ultrapassou o Volkswagen Virtus em 2022 e, com a renovação, pode aumentar sua participação no mercado, que hoje é de pouco mais de 4,5% nesse segmento.
A volta do Sentra
Outra novidade na sequência, em março, será o aguardado Nissan Sentra, também trazido do México. O sedã tenta buscar a lacuna deixada pelo Honda Civic, agora importado, híbrido e bem mais caro.
Lançado em 2007, o Sentra foi vendido no Brasil até 2021. Retorna mais moderno e arrojado, para brigar diretamente com o Chevrolet Cruze e quem sabe até com o Toyota Corolla.
Sobre nova plataforma, o sedã está um pouco maior, exibe design esportivo, reforçado pela traseira mais ao estilo fastback e as rodas de 18”. A Nissan não divulgou detalhes técnicos, mas o Sentra deverá vir equipado com motor de 2.0 de 147 cv e transmissão CVT.
Toyota RAV4 2023 recebe novos conteúdos
A linha 2023 do RAV4 está chegando às concessionárias Toyota com algumas atualizações. Entre elas, central multimídia de 8 polegadas, câmera 360° e assistente de permanência em faixa.
Em única versão SX Connect Hybrid, o SUV importado do Japão vem equipado com o mesmo motor de 4 cilindros 2.0 que trabalha junto com outros três propulsores elétricos, que combinados geram 222 cv. O sistema híbrido é o convencional, que não requer recarga na tomada.
Vendido por R$ 322.890, o novo Toyota RAV4 ainda traz 7 airbags, bancos de couro, teto solar, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, abertura de porta-malas (580 l) por movimento e rodas de 18”.
BMW inicia as vendas da nova geração do X1
Produzido em Araquari (SC), a BMW lança o novo X1. O SUV foi totalmente renovado, ficou 7 cm mais comprido, com ganho também em espaço interno. Por fora, o X1 recebeu faróis e lanternas mais finos e as rodas variam de 18, 19 ou 20 polegadas dependendo da versão.
Mas os destaques do SUV estão na sua cabine: uma tela curvada em TFT de alta resolução compõe o painel de instrumentos de 10,2” e a central multimídia de 10,7”. Conforme a configuração, pode vir com teto solar panorâmico, Parking Assistant Plus e sistema de som premium Harman Kardon, entre outros itens.
Sob o capô, a nova linha BMW X1 traz na versão sDrive18i GP motor de 3 cilindros 1.5 de 156 cv com transmissão Steptronic de 7 marchas. Custa R$ 296.950.
Já as opções sDrive20i X-Line (R$ 328.950) e M Sport (R$ 349.950) vêm equipadas com o 2.0 de 204 cv.
Preços sobem e… descem
Com o mercado razoavelmente aquecido, os preços dos carros continuam em reajuste. Mas nem todos para cima.
Quem aumentou preços mais recentemente foi a Citroën: o compacto C3 só foi poupado na versão Like, de entrada, mantida em R$ 69.990.
Das 7 versões, a que mais subiu foi a First Edition 1.6 AT, que superou os três dígitos e passou a custar R$ 100.990 (aumento de R$ 3 mil). A First Edition 1.0 manual foi a que mais aumentou: de R$ 83.990 para R$ 87.490.
Na contramão, a Toyota baixou preços de modelos nacionais, após o complemento da alíquota do ICMS paulista expirar. Com isso, os preços caíram até R$ 3.100.
Enquanto a linha do Corolla Cross teve reduções entre R$ 500 e R$ 600, o sedã Corolla baixou até R$ 3.100 (caso da versão Hybrid, que custa R$ 190.590). Agora, a opção de entrada GLi 2.0 parte de R$ 146.890. Já o SUV da Toyota, disponível em 5 versões, tem preços entre R$ 146.890 e R$ 207.790.
A linha Yaris também teve valores remarcados para baixo, com reduções que variam de R$ 1.400 a R$ 1.800: o hatch custa a partir de R$ 94.690 e o sedã, R$ 96.490.
Será que outras montadoras com fábrica em São Paulo vão seguir a mesma tendência de redução?
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: [email protected]