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Junta Comercial: sistema de avaliação para atendimentos presenciais

em Mercado
quinta-feira, 23 de junho de 2022

Com o intuito de melhorar seu atendimento com base na experiência dos usuários, está em operação desde abril passado, na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), um sistema de avaliação de seus serviços prestados na modalidade presencial em sua sede, na cidade de São Paulo. De acordo com o levantamento, a prestação dos serviços da Junta tem sido bem avaliada pelo público. A qualidade do atendimento foi considerada boa ou ótima por 83,8% dos usuários.

A avaliação sobre os serviços ofertados atingiu 79,9% da satisfação também de boa ou ótima. E 75,7% dos cidadãos afirmaram que os prazos estabelecidos pela Autarquia podem ser qualificados como bons ou ótimos também. Os resultados positivos são decorrentes de uma série de mudanças que vêm ocorrendo na Jucesp. Em 2019, a entidade iniciou o seu processo de transformação digital com a implementação do sistema VRE/Digital.

Ao lidar com os processos digitais na tela do computador, ao invés de enormes pilhas de papel, os analistas obtiveram ganhos de produtividade, reduzindo significativamente o tempo de análises de processos. O tempo de análise para a abertura de uma empresa, por exemplo, caiu de 3,6 dias em 2018 para apenas 3h08m nos primeiros meses de 2022.

Outro ponto positivo é que o uso cada vez maior do sistema digital gera redução no volume de atendimentos presenciais, reduzindo-se filas e o tempo de permanência dos cidadãos no local. A mudança da Jucesp para a sede atual, em junho de 2019, também teve influência positiva, pois a nova Praça de Atendimento foi planejada para facilitar o fluxo dos processos e a circulação de pessoas garantindo um bem-estar durante a permanência no local.

“A Jucesp segue focada em melhorar a qualidade de seus serviços. As avaliações pelos usuários são muito importantes para mostrar que estamos no caminho certo e indicar os pontos em que devemos nos dedicar ainda mais”, considera Ademar Bueno, vice-presidente que responde pelo expediente da Autarquia. E recebe o maior volume de demandas do setor mercantil do país, respondendo por mais de 42% dos registros comerciais nacionais.

Em apenas um dia, em média, 6.221 documentos são recebidos em todas as suas 75 unidades espalhadas pelo estado, 1.501 atendimentos presenciais são realizados em sua sede e 1.345 novas empresas são abertas (Fonte: AI/Jucesp).