A – Experiências de viagens e tecnologias conectadas
Para companhias aéreas e clientes que estão tentando fazer um voo de conexão, os minutos contam. Juntas, a American Airlines e a Microsoft estão aplicando o poder da IA, do machine learning e da análise de dados para reduzir o tempo de movimentação dos voos nas pistas de aeroportos, dando mais tempo aos passageiros para pegar o próximo voo, além de economizar combustível e diminuir as emissões de CO2 da frota. O programa de controle inteligente de portões de embarque da American Airlines fornece análise em tempo real de pontos de dados, incluindo informações de rota e pista para atribuir automaticamente o portão disponível mais próximo para a aeronave que chega. A empresa está atendendo às necessidades de seus funcionários da linha de frente por tecnologia, equipando-os com soluções como ConnectMe, baseada no Microsoft Teams, utilizando PowerApps e Azure, que a companhia aérea desenvolveu com a Microsoft.
B – Agentes de Inovação
O Sebrae-SP lançou dois editais para selecionar bolsistas que atuarão no projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), incluindo a modalidade rural. O valor das bolsas varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil, dependendo do nível de escolaridade do participante. A primeira seleção terá 400 vagas para pessoas com Ensino Superior, com mais 1.200 oportunidades voltadas ao cadastro reserva. Será preciso ter experiência como profissional de, pelo menos, seis meses em gestão e/ou empreendedorismo e/ou inovação e/ou pequenos negócios e/ou outra área de atuação empresarial e/ou institucional. Também serão oferecidas 40 bolsas destinadas a candidatos com pós em qualquer área de conhecimento, além de 120 para cadastro reserva. Os interessados podem se inscrever em (https://www.concepcaoconsultoria.com.br/).
C – Qualificação de Fornecedores
Estão abertas as inscrições para o Programa de Qualificação de Fornecedores da indústria de HPPC, edição 2021, da ABIHPEC, que visa promover e fortalecer a cadeia produtiva do setor. A associação convida empresas fornecedoras de ingredientes, embalagens, fragrâncias e terceiristas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos para se inscreverem. Objetiva incentivar a melhoria contínua das etapas de produção, a prestação de serviços, a sustentabilidade no desenvolvimento de soluções, entre outros aspectos; apontando boas práticas e oportunidades de melhoria contínua necessárias ao aprimoramento dos fornecedores. Inscrições: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSW7
gmRKv5xuyfNNbIFC2SA_gD79y_J_PBXAF4v5dxc18AkA/viewform).
D – Ciências e Negócios
Entre os próximos dias 20 e 24, de forma híbrida, acontece a V Science meets Business (SciBiz Conference), uma conferência organizada pela USP que reúne executivos, startups, cientistas, investidores, estudantes e governos para compartilhar conhecimento, criar soluções e gerar oportunidades de negócios. A missão do evento é integrar pesquisadores, empreendedores e investidores, acelerando e escalando o processo de transformação da invenção em inovação. Terá mais de 50 painéis que reunirão especialistas nacionais e internacionais. Além disso, haverá a Feira de Startups, com a presença de mais de 200 startups com Showroom de Tecnologias. Saiba mais em: (https://scibizconference.com/).
E – Parking & Mobility
A Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil, ganha, pela primeira vez, o Prêmio de Mérito do Instituto Internacional de Mobilidade e Estacionamento (International Parking & Mobility Institute – IPMI), a maior associação de profissionais de estacionamento, transporte e mobilidade do mundo, na categoria Inovação em um programa de mobilidade, transporte ou estacionamento, com o case da Zona Azul Digital da cidade de São Paulo. Anualmente, o IPMI Awards of Excellence promove e celebra indivíduos e organizações da indústria de estacionamento, transporte e mobilidade de todo o mundo. Neste ano, um painel de juízes especialistas de todos os segmentos do setor de estacionamento, mobilidade e transporte avaliaram todos os inscritos. Saiba mais: (https://www.estapar.com.br/).
F – Feira Literária
Confirmada a realização da 3ª Feira Literária de Tiradentes (FLITI). O evento que ocorre entre os dias 6 e 9 de outubro, na cidade mineira de Tiradentes tem como principal objetivo ampliar o acesso da população a escritores locais e nacionais, editoras e livreiros, propondo a popularizar o livro através da democratização do acesso, fomento à leitura, à arte, à cultura, além de incentivar o mercado econômico do setor. O evento será em homenagem ao conjunto da obra do escritor e ilustrador Ziraldo e a celebração dos seus 90 anos de idade. A Feira está entre os principais eventos de difusão do livro e o incentivo ao hábito da leitura, proporcionando o contato com autores locais e do estado de Minas Gerais. Outras informações: tel. 21 96404-9863 (@flitifeiraliterariatiradentes).
G – Fispal e TecnoCarne
Os desafios e oportunidades da digitalização nos setores de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens serão tema do Fórum Transformação Digital 2022, um dos seis fóruns que compõem o congresso Arena Fispal Tec, que acontece entre os próximos dias 21 a 23, no São Paulo Expo. Os outros fóruns são: embalagens, gestão industrial, laticínios, TecnoCarne e ESG. Para discutir o tema Transformação Digital, estarão reunidos profissionais e empresas de renome no mercado, a exemplo de Bauducco, BRF, Clark Material Handling, Infracommerce, Kraft Heinz Magnopus, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Telefónica Tech. Em debate assuntos centrais para a inovação na produção, distribuição e gestão, como metaverso, realidade aumentada, inteligência artificial e computação quântica. Saiba mais em:
(https://www.fispaltecnologia.com.br/pt/atracoes-evento-hibrido-2022/arena-fispal-tec1.html#23).
H – Aposta no Turismo
Um dos maiores eventos do Brasil sobre o turismo como alternativa de desenvolvimento, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos volta a ser realizado após dois anos de adiamento em função da pandemia. A terceira edição será realizada dias 17 e 18 de agosto em Gramado, em meio ao 50° Festival de Cinema. É direcionado aos players do turismo nacional, aos dirigentes de destinos turísticos, aos legisladores para a implantação de diretrizes em suas comunidades. Cabe ressaltar a importância dos estudantes de turismo, também como foco do evento. Entre os temas abordados estão: cinema x turismo, marcas internacionais, turismo de eventos, inovação no turismo, turismo gastronômico, experiências do entretenimento, espetáculos, shows e turismo, incentivos para o turismo, turismo esportivo e capitalismo consciente. Outras informações: (www.forumgramado.com.br).
I – Mais Valiosas
A Superunion, a WPP, a IstoÉ Dinheiro e a consultoria TM20 apresentaram na sexta-feira (10), a edição 2022 do prêmio ‘As Marcas Mais Valiosas do Brasil’. O estudo apresentou três rankings, sendo o primeiro: As Marcas Brasileiras Mais Fortes, com Nubank na liderança; o segundo, com as Marcas Internacionais Mais Fortes presentes no Brasil, com Google no topo; e o terceiro, que aponta as Marcas Brasileiras Mais Valiosas, com o Mercado Livre em primeiro lugar. Os critérios para a elaboração do ranking das marcas mais valiosas e mais fortes do Brasil obedecem a normas e um processo rígido de avaliação de marcas, com dois componentes muito importantes: análise financeira e análise de atributos da marca.
J – Mata Atlântica
Com o propósito de sensibilizar as pessoas, através da arte, sobre a importância de se preservar a Mata Atlântica, a intervenção artística ‘Big Heart Parade’ reúne esculturas no formato de corações, inspiradas em espécies típicas da região, criadas por artistas engajados com a causa ambiental. A exposição assinada pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, com curadoria de Thiago Cóstackz, artista plástico multimídia, pode ser conferida, gratuitamente, no Cetenco Plaza (Av. Paulista, 1842). A iniciativa também faz uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com o patrocínio da Liberty Seguros.
K – População Refugiada
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) inicia uma série de atividades e eventos no Brasil reunindo pessoas refugiadas, organizações e instituições parceiras para marcar o Dia Mundial do Refugiado (observado em todo o mundo no dia 20 de junho) e reforçar a mensagem de que todas as pessoas – não importa quem, onde ou quando – têm o direito de serem protegidas contra guerras, perseguições e violações dos seus direitos humanos. O tema é: “Seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”. Este tema reflete a necessidade da garantia de direitos por parte de quem foi forçado a abandonar seus lares por causa de conflitos e violência, buscando meios dignos para reconstruir suas vidas. Saiba mais em: (https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/).