O ventilador de teto é perfeito para manter o ambiente fresco no verão e uma excelente escolha para qualquer casa, especialmente quando ela é pequena e consequentemente mais abafada que o normal.
Além do conforto, ventiladores de teto favorecem à integridade da estrutura e estética do local, pois são decorativos e reduzem de maneira considerável os níveis de umidade, mofo e proliferação de insetos.
Saiba mais sobre o assunto, as especificações deste equipamento e a diferença entre ele, ar-condicionado e climatizador de ar.
O que é um ventilador de teto?
Um ventilador de teto, como seu nome sugere, é um dispositivo montado no teto que move o ar para ajudar a manter um ambiente arejado.
Eles geralmente têm quatro lâminas (pás) e podem girar em duas direções: para cima e para baixo e de um lado para o outro. Os primeiros modelos só conseguiam mover ar quente para baixo, mas agora alguns ventiladores de teto saem com diferentes opções, tais como variação de ar e ângulos.
Os ventiladores de teto têm várias vantagens sobre outros aparelhos projetados para a mesma finalidade:
- são fáceis e práticos de instalar;
- contribuem muito para reduzir o consumo de energia;
- custam menos que dispositivos como ar-condicionado, umidificadores e climatizadores;
- melhoram a temperatura do ambiente de forma rápida.
Diferenças entre ventilador de teto e ar-condicionado?
A diferença entre ventilador de teto e ar-condicionado é que o ventilador de teto é um dispositivo elétrico usado para fazer o ar dentro de um espaço circular.
Porém, o ar-condicionado cria uma corrente de ar fria ou quente para ventilação, enquanto que a maioria dos ventiladores apenas faz o ar se movimentar sem alterar sua temperatura.
Outro ponto é que os aparelhos de ar-condicionado também têm mais funções que os ventiladores de teto; de fato, eles não apenas lançam ar quente ou frio, mas também podem desumidificar, hidratar e purificar um ambiente.
Entretanto, vale dizer também que alguns modelos de ventiladores de teto incluem funções como a desumidificação e o aquecimento de ar, mencionados acima.
Ventilador de teto e climatizador de ar: qual a diferença?
O climatizador é um dispositivo usado para mudar a temperatura do ar ao nosso redor (e, portanto, entre outras coisas, ele pode resfriar).
Ou seja, são equipamentos que devem ser usados para intuitos diferentes. Um, faz o papel parecido com o ar-condicionado, enquanto o ventilador permite que o ar do ambiente circule com mais facilidade, e reduz a temperatura como consequencia..
Quais são as especificações de um ventilador de teto?
O ventilador deve ser instalado em teto estável e forte o suficiente para suportar seu peso, que varia de 3 kg até 10 kg.
Outro fator importante na compra de ventiladores de teto é escolher um com pás potentes para que eles possam gerar fluxo de ar suficiente para esfriar uma sala inteira, por exemplo.
O ventilador de teto deve estar conectado a uma tomada 127V, 220V ou BiVolt para que funcione corretamente, criando um ambiente confortável. A velocidade de rotação também permite este efeito: se você quiser mais potência (vento), deve optar por uma velocidade mais alta; se preferir menos, vá mais baixo.Seu ventilador de teto e muitos outros produtos estão na Black Friday! Acesse e compre com até 80% de desconto.