A – Celulares anti-espionagem para atletas
O Comitê Olímpico da Grã-Bretanha teria pedido para que seus atletas não levem seus aparelhos eletrônicos pessoais aos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, em função do alto risco de espionagem. De acordo com o jornal “The Guardian”, o comitê ofereceu telefones descartáveis aos integrantes da delegação que estarão envolvidos nos jogos que começam em três semanas. O periódico ainda informou que os atletas não serão obrigados a deixar seus dispositivos em casa, mas a recomendação acontece por medo de que algum software possa rastrear ou até mesmo hackear informações privadas. A China anunciou recentemente que vai permitir que competidores e jornalistas estrangeiros acessem redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Os organizadores das Olimpíadas de Pequim esperam receber mais de dois mil atletas estrangeiros (ANSA).
B – Livros Espanhóis
Não existe mais limite territorial para literatura de qualidade. Com o mercado editorial cada vez mais promissor, o Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha em São Paulo, acaba de soltar sua lista com os títulos espanhóis cujos direitos autorais estão disponíveis para as editoras brasileiras. A lista pode ser vista no portal (www.newspanishbooks.br.com). O Ministério da Cultura espanhol também oferece concessões para incentivar e promover o conhecimento no Brasil das obras que compõem o patrimônio cultural espanhol, financiando o custo da tradução para a língua portuguesa. De acordo com o Instituto Cervantes, 7,8% da população mundial, ou 650 milhões de pessoas, falam espanhol.
C – Crédito Pesqueiro
A Caixa está disponibilizando linhas de crédito para pescadores artesanais enquadrados no Pronaf. A taxa de juros é a partir de 3% ao ano e o prazo para reembolso é de até 12 meses na modalidade de custeio da atividade pesqueira e de até 120 meses para quem contrata os recursos para investimento. Na modalidade de custeio, é possível contratar até R$ 250 mil e o recurso pode ser utilizado para financiamento das despesas relacionadas à captura do pescado e à conservação das embarcações e equipamentos. Para investimento, o pescador pode financiar até R$ 200 mil para aquisição e reforma de máquinas e equipamentos, bem como para construção ou ampliação de benfeitorias.
D – Jazz Festival
Manaus se transformará na capital mundial do jazz em 2022, com a realização do Amazonas Green Jazz Festival. Serão 16 apresentações, reunindo a nata da música instrumental brasileira com a elite internacional do gênero, no palco do Teatro Amazonas, entre os dias 22 e 30 de julho. Durante a maratona de jazz na cidade, serão dois concertos por noite. “Uma oportunidade ímpar de conferir de perto alguns dos maiores instrumentistas e intérpretes da atualidade, além de aproveitar a ampla programação multicultural que ocorrerá durante o festival”, destaca Marcos Apolo Muniz, titular da Secretaria de Cultura. O público poderá garantir os ingressos para os espetáculos, a partir de 1º de fevereiro, na bilheteria do teatro ou pelo site: (www.festivalamazonasjazz.com.br). Os valores variam de R$ 30 a R$ 100 (inteira).
E – Transações em Dólar
A Conta Global do C6 Bank ganhou uma funcionalidade que vai facilitar a vida de quem precisa realizar transações financeiras internacionais. Já disponível no app para um grupo de clientes, o recurso de transferência para outros países permite que o correntista, em poucos passos, envie e receba dólares de qualquer conta bancária no exterior. É preciso ter a conta para usufruir do serviço. Atende o cliente que deseja, por exemplo, enviar dinheiro para o filho no exterior, receber salário de empresa estrangeira, realizar investimentos em outro país, receber aluguel de imóvel próprio situado no exterior, pagar cursos, entre outras necessidades. O prazo para o envio de dólares é de dois dias úteis e a taxa é de US$ 30. Saiba mais em: (https://www.c6bank.com.br).
F – Região Enoturística
O Alentejo, maior região de Portugal, recebeu uma importante distinção do jornal norte-americano New York Times. O destino foi incluído na lista “52 Places for a Changed World”, que selecionou os destaques ao redor do mundo onde os viajantes podem ser parte da solução para o planeta. Foi destacado como uma região enoturística, pois tem os elementos para a viticultura: sol, solo, diferentes castas de uvas e uma tradição na produção de vinho. No entanto, faltam chuvas para que as condições sejam perfeitas. Por isso, em 2015, o Alentejo criou o Programa de Sustentabilidade, com medidas que priorizam a conservação de água e ajudaram as herdades a reduzir o consumo de água Algumas, que utilizavam 14 litros de água para produzir um único litro de vinho, diminuíram esse número para 6 litros. Para mais informações, visite (www.turismodoalentejo.com.br).
G – Consumo de Tilápia
O nome Saint Peters já é conhecido e facilmente confundido como uma variedade de peixes. Isso porque a marca, pertencente ao grupo GeneSeas, é sinônimo de excelência e está presente nas melhores redes de supermercados. Para a empresa, porém, este é apenas o começo. A missão é ampliar o consumo de pescados no país, oferecendo um produto versátil e de qualidade, sem perder a redução do impacto ambiental através da aquacultura responsável. Foi montada uma estrutura de produção com atuação em todos os elos da cadeia, partindo da produção de ração, passando pela piscicultura, beneficiamento e distribuição. Se conseguiu, com isso, que, depois de abatida, a tilápia fosse embalada e congelada de forma que as propriedades nutricionais e o frescor do peixe permanecessem intactos (www.saintpeters.com.br).
H – Água e Alimentos
Para apoiar as famílias afetadas pelas chuvas que atingem a Bahia, o Grupo Ultra, em uma ação conjunta com a Ipiranga e a rede de lojas de conveniência AmPm, anunciou a doação de 4 mil cestas básicas e mais de 10 mil litros de água potável para as cidades de Camaçari e Itabuna. Duas mil cestas estão sendo entregues ao Corpo de Bombeiros de Camaçari e 2 mil levadas à filial da Ultragaz em Itabuna. Mais de 10.200 litros de água potável foram entregues à filial da Ultragaz em Itabuna, e os próprios funcionários levarão até os abrigos 2.688 garrafas de 1,5 litro e 1.248 galões de cinco litros. As fortes chuvas no estado da Bahia causaram 26 mortes. Mais de 850 mil pessoas foram atingidas pelas tempestades em 176 cidades.
I – Inglês para Jornalistas
A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, está iniciando um novo ciclo de seu curso de inglês para jornalistas, gratuito com legendas em português. O “English for Journalism” é destinado a profissionais do setor que já falem inglês mas não sejam nativos e queiram aperfeiçoar o domínio do idioma, e também a quem se interessa por temas como jornalismo internacional e mídia digital. Além de treinar os participantes no vocabulário da área, o curso cobre técnicas da prática jornalística úteis para os que trabalham na imprensa ou em áreas afins, e para os que desejem aprender mais a respeito da indústria de mídia. A escala é flexível, com as aulas podendo ser assistidas no horário mais conveniente para os participantes. Inscrições e mais informações: (https://www.classcentral.com/course/journalism-6009).
J – Diamantes das Cinzas
Para homenagear familiares ou amigos preciosos, eternizando-os, é que a Casa Funerária São João Batista, localizada na Barra da Tijuca/RJ e administrada pelo Grupo Riopae, firmou parceria exclusiva com o laboratório Heart in Diamond, com matriz no Reino Unido e filial na Califórnia, para lançar diamantes produzidos a partir das cinzas de pessoas que foram cremadas. É feito usando a fonte pessoal de carbono de uma pessoa, o que o torna uma lembrança única e com extremo envolvimento emocional por conter memórias valiosas. Para criar essa memória especial em meio ao luto, é possível escolher entre mais de 500 conjuntos de joias nas cores laranja amarelado, amarelo esverdeado, vermelho escuro, azul e branco, e receber o diamante em forma de anel, brinco ou colar. Saiba mais em: (https://we.tl/t-LqYR1FKznV) – (www.riopae.com.br).
K – Data Driven
A revolução data driven já é uma realidade que impacta diferentes áreas de negócios e o marketing e a comunicação não ficam de fora. Muitas companhias e profissionais da área, no entanto, não sabem como dar o primeiro passo para viabilizar esse tipo de ação. Não conhecem as ferramentas e ainda não possuem uma cultura guiada por dados. Pensando nisso, a Cortex promove, gratuitamente, no próximo dia 18 (terça-feira), às 9h, na Plataforma: Zoom, um bate-papo sob o tema: “Posicionamento da Marca com dados: use o Big Data para ações de Marketing e Comunicação”. Os participantes mostrarão como usar as inúmeras fontes de dados que temos disponíveis hoje para traçar um planejamento de posicionamento de marca para os diferentes tipos de empresa. Inscrições para o meetup já estão abertas em: (https://pages.cortex-intelligence.com/meetup-posicionamento-de-marca-com-dados).