A – Ciao marca a despedida de um ícone
A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Fiat Uno, cuja produção se encerra depois de 37 anos de história. O Uno Ciao é uma série especial limitada de 250 unidades em homenagem a um ícone da indústria automotiva brasileira. Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim, o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas. Nestes 37 anos o Uno desempenhou um papel crucial para os negócios da Fiat no país. Ele rapidamente se tornou sinônimo de robustez, versatilidade, eficiência e confiança, conquistando gerações de clientes e consolidando seu lugar na história.
B – Logística Espacial
A brasileira Airvantis, empresa especializada em logística espacial, lançou na manhã de ontem (21), o foguete Falcon 9, experimentos para Estação Espacial Internacional, colocando o Brasil como protagonista no novo, robusto e promissor segmento econômico denominado “NewSpace”, que vem substituindo, desde a última década, governos e suas estatais na exploração do espaço. A empresa enviou ao espaço uma pesquisa científica apoiada pelo governo brasileiro e financiada pela farmacêutica Cimed com objetivo de desenvolver novo tratamento para a Covid 19. A empresa tem, ainda, outros 4 lançamentos programados para fevereiro, março, junho e julho. Saib a mais em: (https://airvantis.com/).
C – Culinária Brasileira
Há mais de 30 anos, a Água Doce Sabores do Brasil é o destino escolhido por famílias e amigos que buscam locais para desfrutarem de momentos especiais, degustarem receitas da culinária brasileira, além de poderem contar com bons drinques, com ou ser álcool. Com 80 restaurantes abertos em sete estados do País, a rede se tornou referência para aqueles que comemoram a chegada das festas de fim de ano. Em 2021, a marca projeta dobrar o faturamento das unidades com as confraternizações e as ceias de Natal e Réveillon. Se comparado o momento atual com dezembro de 2019, ano pré-pandemia, a franquia projeta um crescimento de 30% nas vendas para este ano, no mesmo período (www.aguadoce.com.br).
D – Programa de Aceleração
A primeira edição do Programa de Aceleração de Startups da Panvel já conta com pelo menos 126 startups em avaliação, nesta primeira fase. As inscrições estão abertas até 14 de janeiro e podem ser feitas diretamente no site do programa: (https://www.panvel.com/panvellabs/). O objetivo é buscar soluções e novas oportunidades nas áreas de saúde e bem-estar, experiência do cliente e inteligência operacional. As startups selecionadas terão mentorias especializadas e suporte para o desenvolvimento dos seus produtos. “Este programa busca trazer soluções para a Panvel e benefícios para a comunidade, já que investe na capacidade das startups, ao acelerar seu desenvolvimento e o aprimoramento dos seus produtos. Contempla ganhos em duas vias”, destaca o Head de Inovação do Panvellabs, Fabio Toffoli Machado.
E – Apaixonados por Hortas
O Clube Minha Horta é o clube de assinatura de sementes da Isla que vai ajudar você a ter uma horta variada e sempre saudável. Escolha o plano que melhor se adapta ao seu espaço de cultivo e receba em sua casa uma coleção de sementes para um ano inteirinho de horta, especialmente selecionada e separada em 4 períodos indicados de cultivo, um para cada trimestre. Além disso, terá acesso a conteúdos exclusivos, preparados pela equipe técnica da Isla e fará parte de uma comunidade que reúne os apaixonados por hortas. O assinante ainda recebe adubos e mimos do Clube. São sementes 100% naturais, livres de agrotóxicos e livres de transgênicos. Saiba mais em (www.clubeminhahorta.com.br).
F – Mercado de Franchising
O mercado de franquias manteve no 3º trimestre de 2021 sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de forma mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. É o que mostra a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%. O franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores.
G – Mercado Erótico
De acordo com o portal Mercado Erótico, 1 milhão de vibradores foram comercializados durante o período de isolamento social. E segundo o Statista, empresa alemã especializada em dados do consumidor, neste ano, o setor de produtos sexuais deve encerrar movimentando no mundo todo US$ 33 bilhões, e alcançar US$ 35 bilhões no ano que vem. Os números revelam o quanto o mercado segue aquecido e com bastante potencial de crescimento, graças ao emprenho das marcas do setor que estão investindo em produtos sofisticados e com materiais de qualidade, além do aumento de consumidores que estão deixando de lado o tabu e os preconceitos e usando cada vez mais sex toys, cosméticos sensuais e capazes de melhorar o desempenho sexual (noticiaexpressa.com.br).
H – Escovas Dentais
A Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura — conclui em dezembro a doação de mais de 40 mil escovas para o Programa ‘Adotei um Sorriso’, promovido pela Fundação Abrinq, entidade que atua há 31 anos na defesa dos direitos e no exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Líder na fabricação de escovas dentais infantis e com uma vasta linha de higiene bucal em seu portfólio, a Condor entregou as escovas dentais ao longo de 2021 para 28 entidades participantes do programa, viabilizando que crianças e adolescentes tenham os insumos e orientações necessárias para sua higiene bucal.
I – Feira de Franquias
A Franchise4u, maior feira de franquias com o horário agendado do país, já tem data definida para volta. O primeiro evento, dos mais de 15 programados para 2022, será em São Paulo, no dia 27 de janeiro, das 9h às 21h, no Hotel Pullman Vila Olímpia, na rua das Olimpíadas, 205. Com mais de 70 marcas participantes, a feira é pioneira no formato de conversas agendadas. O visitante interessado conversa frente a frente com um representante da rede de franquia, para tirar dúvidas e conhecer melhor a marca na qual ele planeja investir. Todo encontro é previamente agendado pelo site da feira e permite que o encontro dure 30 minutos. Essa organização, além de possibilitar um contato pessoal com cada empreendedor, ainda garante que o evento seja livre de filas e aglomerações. As inscrições e mais informações, pelo site (https://www.franchise4u.com.br).
J – Meninas Programadoras
As inscrições para a primeira turma de 2022 do curso online e gratuito Meninas Programadoras, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, já estão abertas. O objetivo da iniciativa é desenvolver habilidades iniciais de programação e resolução de problemas, além de motivar as estudantes a ingressarem na carreira de computação. Podem se inscrever alunas a partir do ensino médio e que se identifiquem com o gênero feminino ou não-binário. Para participar do curso, basta ter um computador com acesso à internet. Para se inscrever na primeira turma, acesse o Sistema Apolo da USP neste link: (www.icmc.usp.br/e/c5b5d).
K – Presença nos Festivais
Coca-Cola acaba de confirmar o patrocínio ao maior festival de música e entretenimento do mundo, Rock in Rio, para sua tão aguardada edição de retorno em 2022. Marcado para setembro, o evento que acontece no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, terá Coca-Cola como refrigerante oficial. A parceria vem de longa data e, com o lançamento da plataforma global Real Magic em 2020, Coca-Cola não poderia ficar de fora desta edição que representa um momento de reencontro do público com o festival e da conexão mágica trazida pela música. O evento materializa essa experiência de conexão e celebração de um público diversificado que deseja um mundo melhor, que está em total sintonia com a mensagem da marca.