Negócios em Pauta 15/10/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 14 de outubro de 2021

A – Trem de luxo ‘Dolce Vita’ percorrerá a Itália

Considerada a única península onde é possível viajar de norte ao sul rodeado pelo mar, a Itália e sua rica beleza, com seus patrimônios artísticos e culturais e suas paisagens exuberantes, poderá ser explorada, a partir de janeiro de 2023, apenas a bordo de um trem. Batizada de “Dolce Vita”, a ideia inovadora será um passeio turístico ferroviário no qual trens de luxo oferecem um itinerário para o passageiro redescobrir as belezas da Itália. Viajar no trem “Dolce Vita” será um mergulho não só apenas nas maravilhosas cidades de arte, como Roma, Veneza e Palermo, mas também em realidades mais íntimas, como pequenos municípios e aldeias espalhadas na natureza e entre belos vales, lagos, praias e montanhas. Os trens vão contar com 20 suítes e 12 cabines de luxo, totalizando 32 leitos cada um. A capacidade total será de 64 passageiros, com o objetivo de transportar 74 mil passageiros até 2026 – Luciana Ribeiro/ANSA.

B – Capacitação para Mães

Segundo a FGV, após 24 meses quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade são demitidas. Pensando na urgência da geração de renda destas mães, a B2Mamy e a Trakto se juntaram para criar o projeto Trakteiras, que busca causar transformação e impactar a vida de mães capacitando-as para profissões no mundo do marketing digital. O grande objetivo do projeto é a capacitação digital como transformação de vidas, tendo como público alvo mães, afetadas também pela pandemia, mas principalmente aquelas que encontraram desafios de reinserção no mercado de trabalho após a maternidade. As inscrições e mais informações no site: (https://www.b2mamyeplace.com.br/).

C – Evento de Geotecnologia

A Imagem Geosistemas – distribuidora oficial no Brasil da empresa norte-americana Esri – promove, no próximo dia 21, o Gov Summit 2021, que falará sobre o uso da inteligência geográfica na gestão pública de diferentes regiões do país. O evento, que acontece pela segunda vez consecutiva, será transmitido de forma online, das 11h às 17h, e contará com a participação de especialistas da Imagem Geosistemas e da Esri, apresentando casos de sucesso de prefeituras e governos de Estados brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, que adotaram o Sistema ArcGIS como ferramenta de transformação digital. As vagas são limitadas e o cadastro é gratuito, podendo ser feito pelo link (https://materiais.img.com.br/gov-summit-2021/).

D – Curso sobre Indústria 4.0

A Tract ian, empresa que oferece um dos mais modernos sistemas online de manutenção de equipamentos do mercado, combinando sensores de monitoramento com software de análise de rotina das máquinas, oferece oportunidade para quem quer se especializar no mercado da manutenção de equipamentos. A partir do próximo dia 25 tem início o curso Intensivão – Indústria 4.0 na Manutenção, capacitação gratuita e online, aberta ao público que tem interesse neste tipo de conteúdo. Os interessados terão acesso a um conteúdo completo, desenvolvido e ministrado por especialistas do mercado e por profissionais de grandes empresas nacionais e internacionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site (www.tractian.com/intensivao).

E – Formação de Desenvolvedores

Com o objetivo de preparar profissionais de alto nível através do treinamento imersivo em um ambiente dinâmico que é o de uma fábrica de software, a Helpper está com inscrições abertas para o Helpper Origins, um curso gratuito voltado para a formação de profissionais de desenvolvimento de softwares. Ele é destinado a pessoas que desejam acelerar, dar um start ou mesmo migrar sua carreira para o mundo da tecnologia. Serão disponibilizadas 50 vagas e ao final do treinamento no mínimo dez alunos que apresentarem o melhor desempenho serão contratados pela empresa. As inscrições podem ser feitas pelo site (www.helpper.com.br), e o treinamento será realizado de 25 de outubro a 23 de dezembro, totalmente online.

F – Tecnologias Sustentáveis

Biotecnologia, economia azul, finanças verdes, energias renováveis e mercados de carbono são os temas da 3ª edição do GreenTech América Latina, programa de seleção e desenvolvimento de startups com tecnologias que despoluem ou reduzem a emissão de gases de efeito estufa na região, realizado pela Build From Scratch (BFS), em parceria com a Green Innovation Group A/S. O evento ocorre de 22 a 24 de novembro, mas as inscrições para criadores de soluções já estão abertas. Em 2020, participaram da construção do fundo de 3 bilhões de Euros promovido pelo governo dinamarquês para investir no tema. Já a BFS foca no financiamento do desenvolvimento sustentável para novos negócios, como startups, pequenas e médias empresas e novos projetos. Saiba mais em: (https://www.greentechamericalatina.com/).

G – Impressão 3D

Surgindo com a proposta de revolucionar diversos setores da economia, a impressão 3D, técnica que antigamente era cara e lenta, evoluiu e tem ganhado cada vez mais espaço no país. De acordo com o relatório “O Futuro do Trabalho 2018”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, 49% das empresas brasileiras pretendem investir em impressão 3D até 2022. É nesse sentido que a startup nordestina Fix it , que desenvolve soluções para procedimentos de fraturas e na recuperação de casos pós-cirúrgicos, faz parte das empresas que apostam na inovação, sendo a única startup da América Latina a oferecer um modelo de negócio rentável com impressão 3D para imobilizar e tratar membros do corpo que sofreram lesões ou fraturas. Saiba mais em: (www.usefixit.com.br).

H – Young Women

A CFA Society Brazil anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do Young Women in Investment. O programa é voltado para mulheres universitárias interessadas em atuar no mercado financeiro. O curso de alto padrão é gratuito e objetiva capacitar jovens mulheres, que serão inseridas no mercado financeiro mais preparadas e confiantes para enfrentar os desafios da a´rea. Elas ainda participarão de um programa de esta´gio remunerado apo´s cumprirem a carga hora´ria mi´nima do treinamento. O esta´gio terá a duração mínima de seis meses e será realizado em uma das instituições parceiras nas cidades de Sa~o Paulo e do Rio de Janeiro. A candidata deve estar se formando entre os meses de dezembro de 2022 a dezembro de 2024 no ensino superior. Inscrições: (https://youwin.org.br/).

I – Supermercado em Casa

O supermercado Justo, 100% digital, anuncia sua entrada no mercado brasileiro, o primeiro da América Latina, com o propósito de usar a tecnologia e os dados para promover o comércio justo, estimular o consumo de produtos mais frescos, comercializar sob o uso consciente de recursos e oferecer um atendimento personalizado com atenção aos detalhes raramente vistos. Ao eliminar os intermediários e manter a operação 100% digital, a empresa opera com produtos de produtores locais, os capacitando e dando-lhes acesso para vender seus produtos online. A empresa conta com equipe de entrega e centros de distribuição próprios. Estarão disponíveis: orgânicos, incluindo frutas, verduras, legumes, carnes e peixes sempre frescos, bebidas, itens de despensa, higiene pessoal e beleza, casa e limpeza. Saiba mais em: (https://www.linkedin.com/company/justoinc/).

J – Medicamentos mais Vendidos

Segundo levantamento realizado pelo Farmácias APP, aplicativo de vendas online de saúde e beleza, antidepressivos estão na primeira posição dos medicamentos mais vendidos durante o 1° semestre de 2021, o que representa um aumento de 14,1% em comparação com esse mesmo período no ano passado. Embora o peso das vendas totais seja menor, no comparativo com 2020, antidepressivos ainda representam 3,8% dos itens vendidos no canal. Quanto aos produtos voltados para o sistema nervoso, em comparação com o ano anterior, o estudo aponta um crescimento de 14%. No canal farma, o valor representa 13,2% das vendas, ficando atrás de produtos para o sistema digestivo e cuidados e higiene pessoal. Fonte e outras informações: (www.farmaciasapp.com.br).

K – Têxteis e Roupas

O comércio nacional de tecidos, vestuário e calçados subiu 11,1%, em doze meses. Acumula em 2021, até agosto, alta de 28,1%, na comparação com o mesmo período de 2020. O volume de vendas, em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia, portanto, encontra-se 3% abaixo. Por outro lado, frente ao mês de agosto do ano passado, está 2,15% acima, informa a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). No comércio exterior, as importações do setor, no acumulado de janeiro a setembro de 2021, foram de US$ 3,75 bilhões, o que representa aumento de 18,86% sobre o mesmo período de 2020. As exportações alcançaram US$ 760,9 milhões, com crescimento de 30,13%.