94 views 3 mins

Cinco dicas para economizar com os gastos da casa

em Economia
quinta-feira, 26 de agosto de 2021

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo IBGE, a renda média mensal dos brasileiros é de R$ 1,380, antes da pandemia, o valor era de R$ 1.439. O impacto da queda reflete em outro dado, 14% dos brasileiros que não eram considerados pobres em 2019, estão nesta situação em 2021. Diante deste cenário, para manter as contas em dias e ainda fazer sobrar um dinheiro no final do mês, é preciso muito jogo de cintura para evitar gastos extras.

Por isso, pequenas mudanças de hábito na rotina são importantes para uma boa economia, e isso, independente do quanto se ganha e do padrão de vida que se tem. E para começar, nada melhor do que algumas dicas sobre economia doméstica. O Jeitto – aplicativo que concede limite de crédito de maneira descomplicada, rápida e segura – separou cinco dicas práticas que podem ajudar a economizar um dinheiro legal no fim de cada mês. Confira:

  1. Tente fugir do horário de pico ao usar eletrodoméstico – O horário de maior consumo de energia é entre às 18h e 22h. Mesmo com o home-office, nesse período o consumo tende a aumentar, pois é o momento em que a maioria das pessoas estão com TVs ligadas e luzes de diferentes ambientes acesas.

Além disso, tem os banhos noturnos, portanto se puder neste período evite o uso de eletrodomésticos, como ferro de passar roupa, coifa, forno elétrico e outros. Vale a pena, ainda, observar as bandeiras tarifárias praticadas pelas distribuidoras.

  1. Evite guardar alimentos quentes na geladeira – O alimento quente faz a geladeira trabalhar mais, por isso, mantenha ele fora da geladeira até ficar frio e depois guarde para poder conservá-lo. O resfriamento demanda muito do eletrodoméstico, portanto exige muita energia.
  2. Descubra quais são as frutas da época – Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com economia? Pois bem, as frutas da época tendem estar mais em conta no mercado e principalmente na feira, portanto, se puder, opte por elas.
  3. Tampe as panelas ao cozinhar – Muitos não sabem, mas ao preparar a comida com as panelas abertas, o consumo de gás é maior e isso consequentemente gera um aumento na conta de gás ou a necessidade de comprar mais botijões por mês.
  4. Nada de banho demorado – Essa é uma dica antiga, porém fundamental. Cada minuto a menos no banho gera em média uma economia de 23 litros de água. Ou seja, tome banhos rápidos, pois além de economizar na conta de água, o gasto com energia no caso de chuveiros elétricos, um dos equipamentos que mais consomem energia, será menor. – Fonte e outras informações: (www.jeitto.com.br).