Renato Martinelli (*)
Para a gestão empresarial funcionar bem e atingir os resultados definidos, as decisões diárias funcionam como engrenagens de uma máquina, que tracionam o negócio para frente, para o crescimento e alcance de metas.
Tomar decisão pode ser entendida como um processo de identificação e da escolha de alternativas, de acordo com o cenário e os objetivos, e com base nos valores e preferências de quem toma a decisão e da organização onde atua.
Mentalidade para tomar decisões
Muitos profissionais tomam péssimas decisões de negócios todo dia. Segundo uma pesquisa da McKinsey (2017) mostrou que 72% dos executivos dizem que más decisões são muito mais frequentes que as boas. A maior causa é basear-se em suposições erradas. O que fazer?
É preciso desenvolver uma mentalidade concentrada para resolução de problemas. Esta mentalidade estimula a busca pela melhoria de suas habilidades para tomar decisões e resolver problemas.
A tomada de decisão demanda:
• abordagem analítica e fundamentada
• disposição para aceitar o risco e a capacidade de administrá-lo na tomada de decisão
Os profissionais que tomam decisões relativas aos negócios onde há vários fatores em jogo e possíveis consequências significativas enfrentam desafios consideráveis.
Os gestores estratégicos devem priorizar as melhores decisões, e fazer suas escolhas exige um pensamento livre de preconceitos e crenças limitantes.
1) Abordagem analítica e fundamentada
Os melhores decisores se planejam, sabendo que precisam:
• elaborar planos e ações específicos de tomada de decisão
• descobrir as habilidades necessárias para realizar a decisão
• levar em consideração a estrutura e o âmbito das suas organizações
• considerar como as suas decisões afetam a empresa e os demais stakeholders, como clientes, fornecedores, mercado, imprensa, comunidades.
Cada tipo de problema requer a sua própria solução.
Os gestores que estão avaliando as suas opções devem responder às perguntas a seguir, como parte de um processo de tomada de decisão cuidadosamente planejado, concebido e executado:
• Como saber se você está trabalhando no problema certo?
• Como é possível determinar se o problema realmente precisa de uma solução?
• Como ter a certeza de que você desenvolveu a solução adequada?
• Como saber quando o problema já está resolvido?
• Quais foram as lições tiradas, caso o problema retorne?
Os profissionais que tomam decisões relativas aos negócios onde há vários fatores em jogo e possíveis consequências significativas enfrentam desafios consideráveis. O planejamento e a avaliação de alternativas são bases para lidar com os desafios sobre as decisões, das simples às complexas.
2) Disposição para aceitar o risco e a capacidade de administrá-lo na tomada de decisão
Como você lida com o incerto, o provável? Como ter o comando da situação se você não tem o controle de tudo?
Pode bater aquela insegurança em uma situação com poucos dados para decidir. Pode gerar aquela preocupação em se posicionar e recomendar uma decisão diferente de um profissional com cargo muito superior ao seu. Pode pintar aquele frio na barriga por decidir algo tão importante, mesmo que as informações e a intuição apontem para o mesmo lado.
Nada garante que as suas decisões serão as melhores, mas recomendações podem ajudar.
• Crie um sistema ou método que contenha formas de controle e acompanhamento. Processo monitorado é fundamental!
• Mantenha um registro sobre as suas tomadas de decisão e resolução de problemas. Aprenda com sua própria experiência, preste atenção nos critérios.
• Descreva os detalhes de todas as decisões importantes, incluindo o que funcionou, o que não deu certo, o que poderia ter sido feito diferente e quais áreas e habilidades precisam ser aprimoradas. Defina um plano de autodesenvolvimento e dê prioridade para melhoria contínua.
• Liste as ferramentas de tomada de decisão que resolvem problemas específicos. E saiba usá-las nos momentos críticos.
A experiência sobre decisões, devidamente registrada, é um bom ponto de partida para as próximas decisões de vida e de carreira.
(*) É membro dos Empreendedores Compulsivos, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes. Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.