A – Caminho dos Jesuítas
O BID com apoio de seu laboratório de inovação BID Lab e seu balcão privado BID Invest, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), lançou um “Smart Challenge”, uma aposta turística para identificar novas soluções empresariais capazes de acelerar a integração turística de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai no marco do Caminho dos Jesuítas da América do Sul. O Caminho é um corredor turístico ligado ao patrimônio cultural jesuítico, um legado histórico compartilhado pelos cinco países que se desenvolveu entre o ano 1569 até o 1773 e que continua vivo hoje. Este Smart Challenge convida as companhias a propor soluções inovadoras através do formulário publicado na plataforma do BID (https://convocatorias.iadb.org/pt/integracion-turistica/smart-challenge-desafio-de-integracion-turistica).
B – Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa, que reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil, está com inscrições abertas até 30 de abril. O concurso, em sua 7ª edição, é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Podem participar professores de língua portuguesa e seus estudantes nas seguintes categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo e Opinião. Os professores devem fazer a inscrição e a Secretaria de Educação do município, a adesão no site: (https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso).
C – Projetos de Educação
A Arco Educação e seus colaboradores têm atuado, ao longo dos anos, em diversas iniciativas e projetos sociais que envolvem a educação de jovens. A companhia lança oficialmente o Arco Instituto com o objetivo de ampliar sua presença em todo o País. O Instituto nasce com o propósito de “empoderar jovens a irem além do que imaginavam ser possível, por meio da Educação”. Além do apoio direto a instituições que já atuam com seu público-alvo, jovens de 15 a 20 anos em vulnerabilidade social, o Instituto prevê ainda a criação de uma rede para reunir empresas, institutos e fundações interessadas em apoiar organizações sociais criando um ecossistema de aprendizado e troca, que ofereça apoio para alavancar o impacto já gerado na vida dos jovens beneficiados. Outras informações: (https://arcoinstituto.com.br/).
D – Alimentação Saudável
A marca Vitasay50+, linha de suplementos alimentares e a unidade de inovação social corporativa da Yunus Negócios Sociais, referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, lançam a Aceleradora Vitasay Start 5.0+, primeiro programa de aceleração direcionado a negócios geridos por pessoas a partir dos 50 anos de idade. O objetivo é selecionar e acelerar negócios de impacto social que contribuam para o avanço nos segmentos de Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Mental, Alimentação Saudável, Apoio ao empreendedorismo, Inserção no mercado de trabalho, Aprendizagem ao longo da vida, Educação para novas tecnologias e Economia Circular. As inscrições devem ser feitas pelo site (https://www.vitasay.com.br/start50mais) até 4 de maio.
E – Perfis dos Viajantes
O setor de turismo ensaia uma retomada, de forma gradual, buscando se adaptar às mudanças nos perfis dos viajantes. Segundo um recente levantamento do ViajaNet, agência virtual de turismo, os brasileiros alteraram os comportamentos e, no momento, preferem destinos nacionais, com tempo de deslocamento mais curto, mais contato com a natureza e procuram por acomodações bem equipadas para variar o ambiente durante o trabalho remoto. A expansão do home office abriu espaço para a modalidade anywhere office que possibilita que as pessoas trabalhem, com qualidade, em qualquer lugar, seja em casa, hotel, pousada ou imóvel de temporada. Sem previsão de retorno para o escritório e de quando a vida voltará ao normal, ViajaNet aponta que houve uma mudança de foco do turista, que une a vontade de descansar e respirar novos ares com o trabalho (www.viajanet.com.br).
F – Fintech de Crédito
O Bullla, primeira fintech do país a operar no modelo Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP), está com inscrições abertas para seu primeiro programa de tecnologia e inovação. O ‘Transforma Crédito’ acontece em formato de Hackaton para estimular e testar as habilidades dos concorrentes em criarem soluções inovadoras para a plataforma de crédito. O processo será realizado entre os próximos dias 28 e 30, com apresentação do projeto final no dia 1 de maio. Os finalistas serão contratados pela empresa, sediada em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site do Bullla, até o dia 17 deste mês. Inscrições e regulamento completos no link: (https://conteudo.bullla.com.br/transformacredito).
G – Riscos em Empresas
O Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), em parceria com a Faculdade Fabad, anuncia a pós-graduação de Gestão de Riscos e Compliance. O curso objetiva apresentar o assunto de forma ampla, conectada e integrada em a uma linguagem universal. “O mundo mudou e com o intuito de trazer sempre o melhor para os nossos alunos em um modelo único e que realmente os preparem para os desafios do mercado de trabalho, decidimos reestruturar o nosso conteúdo programático para garantir as competências e o máximo aproveitamento. Com isso, nossos professores foram instruídos a buscarem o equilíbrio entre teoria e prática a partir de atividades hands on, promovendo assim a maior aproximação da realidade da sala de aula com as situações e desafios exigidos pelas organizações”, explica Nadia Guimarães, COO do Grupo Daryus, empresa referência em consultoria empresarial e educação nas áreas de tecnologia e gestão. Mais informações: (https://www.daryus.com.br/pos-graduacao/gestao-de-riscos-e-compliance)
H – Fabricante de Biscoitos
Após concluir a aquisição da Casa Suíça, uma das principais empresas do mercado de panettones e bolos, a Marilan, especialista em biscoitos e a segunda maior fabricante da categoria no País, dá um importante passo para garantir que os produtos da marca recém-adquirida estejam ainda mais presentes na mesa dos consumidores brasileiros. A companhia assume as operações de venda, distribuição e merchandising dos produtos da Casa Suíça em todo o território nacional. Com este movimento, a equipe comercial da Marilan passa a ofertar, nos mais de 130.000 pontos de venda onde atua, além dos tradicionais biscoitos e torradas da empresa, toda a linha de bolos e bolinhos da Casa Suíça, cuja compra está alinhada aos planos da Marilan de alcançar crescimentos expressivos nos próximos anos e reforça o espírito empreendedor da companhia (https://www.marilan.com/).
I – Segurança para Máquinas
A multinacional alemã, Pilz do Brasil, líder em sistemas de automação e em soluções de segurança para máquinas, comunica a mudança da sede da empresa, de São Bernardo do Campo para a cidade de Indaiatuba, considerada um importante Polo Industrial do País. “Essa mudança certifica nosso propósito pela permanente busca da evolução tecnológica, como ainda pelo fortalecimento da marca Pilz no mercado nacional”, afirma Paulo Fernandes, que há um ano assumiu a direção-geral da Pilz do Brasil. A mudança da sede é parte fundamental do Plano Estratégico da empresa que visa melhorar a capacidade de execução de projetos. A necessidade de estar mais próximos dos clientes levou a parceiros regionais estratégicos (System Partners), com expertise em adequações de máquinas e automação de segurança. Saiba mais: (https://www.pilz.com/pt-BR).
J – Ações Condominiais
De acordo com dados do TJ-SP, foram protocoladas em fevereiro, na cidade de São Paulo, 637 ações por falta de pagamento nos condomínios, aumento de 40% em relação a janeiro (455 casos). Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve redução de 16,2% (760 ações). No acumulado nos últimos 12 meses, foram protocoladas 9.329 ações, 9,9% a menos que as 10.356 ações registradas entre março de 2019 e fevereiro de 2020. Na opinião da advogada Moira Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, os números são positivos e corroboram a tendência de redução da inadimplência mesmo diante da pandemia.
K – Cooperativas de Crédito
No mês de março a FNCC – Federação Nacional das Cooperativas de Crédito conquistou uma importante marca para sua história: a de 50 cooperativas associadas! “A FNCC é atualmente a instituição com maior representatividade para cooperativas independentes do Brasil, agregando 50 filiadas, que representam o patrimônio superior a 1 bilhão de reais”, afirma Ivo Lara, presidente da FNCC. São cooperativas fortes e presentes no mercado com potencial de crescimento cada vez maior. “Até o ano de 2017, a FNCC tinha 15 cooperativas federadas. Esse número de cooperativas aumentou para 49 até dezembro de 2020 e agora chegamos a 50 federadas”, afirma Ivo Lara. De acordo com ele, 82% do quadro atual é composto por cooperativas de capital e empréstimo. Saib mais: (https://fncc.com.br/).