Negócios em Pauta 30/03/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 29 de março de 2021

A – Avião Solidário

Na semana passada, entre os dias 25 e 27, o programa Avião Solidário da LATAM decolou novamente levando esperança à população brasileira. Foram realizados 19 voos, a partir de São Paulo/Guarulhos, para movimentar 1,9 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para 18 estados. Considerando esses novos embarques, a companhia já movimentou gratuitamente para os 27 estados brasileiros 16,5 milhões de doses a bordo de 174 voos desde 18 de janeiro. O programa transportou testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. Também, transportou de forma gratuita mais de 1 mil profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.

B – Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores das redes públicas estaduais, municipais e federais podem se inscrever, até o dia 30 de abril, na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Realizado pelo Itaú Social em parceria com o MEC e sob a coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o concurso busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de ações de mobilização para a formação continuada. A Olimpíada traz um novo formato em 2021, com foco na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva. Inscrições no site: (www.escrevendoofuturo.org.br).

C – Feira Virtual de Barcos

Com o mote “a hora de comprar barco é agora”, a segunda edição do Virtual Bombarco Show ocorre de 16 a 19 de abril. Mais de 60 mil visitantes são esperados na feira on-line. As embarcações poderão ser visitadas ao vivo pelo público através do agendamento de videochamadas. Durante os quatro dias de feira, os visitantes poderão conhecer mais de 150 embarcações, de estaleiros nacionais e internacionais, que estarão em exposição em diferentes partes do Brasil. Entre as novidades está o ingresso 100% gratuito para a visitação de barcos. Já está confirmada a participação de estaleiros de diferentes estados brasileiros e que farão visitas guiadas por consultores através dos estandes virtuais, com apresentação de lançamentos, promoções exclusivas ao evento e condições de pagamento diferenciadas. Saiba mais em: (www.bombarcoshow.com.br).

D – Coworking e Escritórios

O IWG, especialista em espaços de trabalho flexíveis como coworking e escritórios, anuncia novo posicionamento de mercado ao fortalecer a frente de franquias. O grupo, detentor das marcas Regus e Spaces, objetiva capilarizar e ampliar a área de cobertura de suas unidades ao atrair interesse de franqueados em 70 cidades de todas as regiões do país. Com a pandemia, os escritórios precisaram se adaptar e fornecer um ambiente seguro a seus funcionários. Ao disponibilizar infraestrutura adequada e que atenda às necessidades das empresas e colaboradores, os espaços de trabalho flexíveis se tornaram a opção mais viável em meio a esse cenário. Devido aos acontecimentos, o IWG sentiu a necessidade de intensificar a expansão de suas operações pelo país. Saiba mais em: (www.iwgplc.com).

E – Saúde Coletiva

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Saúde Coletiva e Periferias”, ofertado pela parceria entre o InformaSUS da UFSCar e a Universidade Emancipa. A ação reúne ainda movimentos sociais, educadores populares e mais de 20 universidades. Inspirado nas experiências de educação popular remotas, o curso propõe uma reflexão sobre a saúde coletiva no contexto da pandemia pelas lentes dos conflitos e lutas sociais que orientam a organização dos movimentos sociais e de pesquisadores. O curso é gratuito e aberto a interessados, especialmente a lideranças de movimentos sociais, pessoas de grupos sociais periféricos, pessoas interessadas nas temáticas abordadas no curso, estudantes dos ensinos Médio e Superior, pós-graduandos, docentes e técnicos. Inscrições: (www.informasus.ufscar.br/curso-saude-coletiva-e-periferias).

F – Compartilhamento de Aeronaves

A Avantto, empresa líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas, aponta que em 2020 registrou um aumento de 25% no resultado operacional, comparado ao ano anterior. E a tendência é que esse número cresça. A empresa, que possui 65 aeronaves em sua frota e aproximadamente 450 usuários ativos, em seu sistema de compartilhamento, estima fechar o ano de 2021 com um aumento de 32%. Esse crescimento originou-se de duas fontes: uma menor oferta de voos comerciais, o que piorou a já difícil tarefa de se locomover no país e o desejo das pessoas de não se aglomerar em aeronaves lotadas. Outro fator que pode impulsionar ainda mais esse cenário é o compartilhamento de aeronaves no Brasil, aprovada pela Anac que limita cotas por aeronave – de 16 para jatos e 32 helicópteros, medida que contribui para o crescimento ainda mais acelerado desse segmento da aviação executiva, que já é uma tendência há anos. Saiba mais: (www.avantto.com.br).

G – Nova Identidade

O Grupo RB, multinacional de bens de consumo em higiene, saúde e nutrição, anuncia sua nova identidade corporativa. A partir de agora, a companhia anglo-holandesa de 200 anos de existência passa a utilizar apenas o nome Reckitt e ganha uma nova identidade visual. Apesar da mudança, seu propósito continua o mesmo: proteger, curar e nutrir na busca incansável por um mundo mais limpo e saudável. Jo Osborn, Vice-Presidente de Comunicação Interna e Marca Corporativa Global, disse: “De Dettol a Lysol, de Nurofen a Durex e de Finish a Vanish vendemos mais de 20 milhões de produtos para as pessoas todos os dias, mas a empresa que está por trás dessas marcas é menos reconhecida. A nova identidade ‘Reckitt’ nos permitirá comunicar melhor o nosso propósito corporativo ao mundo de uma forma poderosa, consistente e impactante” (www.reckitt.com/br).

H – Vagas Abertas

A Creditas, plataforma líder em crédito e soluções 100% online na América Latina, está com vagas abertas para mais de 250 oportunidades de emprego. Após o recebimento do investimento de US$255 milhões, no fim de 2020, a empresa passou a ser avaliada em US$1,75 bilhões e vem crescendo em ritmo acelerado. Atualmente trabalhando no modelo remoto e eleita pelo Glassdoor como uma das melhores empresas para se trabalhar em 2020, a fintech tem posições abertas nas áreas de Tecnologia e Produto, Vendas, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, entre outras. Todas as vagas contam com um processo seletivo 100% online. Os detalhes de cada uma das vagam podem ser consultados no link: (https://grnh.se/2a16b15c2us).

I – Lojas Autônomas

Alinhado às suas estratégias de ominicanalidade e inovação, o Carrefour anuncia suas primeiras lojas totalmente autônomas no Brasil: uma localizada no coworking CoW, no Brooklin, em São Paulo, e outra no condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo. Ambas levam a bandeira Carrefour Express e objetivam oferecer uma experiência de compra, sem mediação humana, tão eficiente quanto qualquer outra nos demais formatos da rede. Estas são as primeiras unidades completamente autônomas dentre as grandes varejistas no País e este novo modelo de negócio vai de encontro ao pilar de transformação digital do Grupo Carrefour que tem investido em soluções para tornar a jornada de compra de seus clientes cada vez mais cômoda e rápida (www.grupocarrefourbrasil.com.br).

J – Franquias do Bob’s

Com mais de 1.000 pontos de vendas em todo o Brasil, o Bob’s, rede fast-food pioneira no país, promove um evento exclusivo para potenciais investidores. A Semana de Novos Negócios Bob´s ocorre até 1º de abril com encontros on-line. Os interessados em saber mais sobre os diversos modelos de negócio e todos os diferenciais da marca poderão conversar de forma personalizada com os executivos de expansão do Bob’s através de plataformas on-line. A rede vendeu mais de 40 milhões de sanduíches e cerca de dois milhões de Milk Shakes no delivery no ano passado. Para participar da Semana de Novos Negócios Bob´s, os interessados devem cadastrar através do site (https://trisqi.com.br/semana-de-novos-negocios/).

K – CFC e a Reforma Tributária

O Conselho Federal de Contabilidade publicou uma nota técnica sobre a Reforma Tributárial. O estudo objetiva a análise dos três principais projetos e da emenda substitutiva que tramitam no Congresso Nacional. Trata “de uma exposição preliminar baseada no presente momento, podendo sofrer alterações em vista das tramitações dos projetos e das possíveis alterações legislativas ao longo do seu processo de aprovação e sanção”. O ponto principal do trabalho é “preservar empregos, o tratamento diferenciado das micro e pequenas empresas e a neutralidade da carga tributária para todos os setores, uma vez que não pode um setor ser onerado em detrimento de outro setor”. A nota também reforça que o momento não está propício para mudanças de grande impacto. Conheça o estudo em (https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Nota_reforma_tributaria.pdf).