75 views 2 mins

Reconhecimento facial leva a 4 prisões no carnaval do Rio

em Manchete
sexta-feira, 08 de março de 2019
Reconhecimento temproario

Reconhecimento temproario

O sistema de leitura facial e de placa de veículos “funcionou com alto grau de precisão”.

Foto: Tomaz Silva/ABr

As 28 câmeras de reconhecimento facial instaladas em Copacabana, durante o carnaval, levaram para a cadeia quatro criminosos com mandado de prisão em aberto, segundo a PM do Rio de Janeiro. A corporação avalia que o projeto piloto “passou no primeiro test drive” e que o sistema de leitura facial e de placa de veículos”demonstrou que funciona com alto grau de precisão”.
Em nota, a PM informou ainda que um adolescente que deveria estar cumprindo medida socioeducativa foi reconhecido e apreendido, e que um veículo roubado foi recuperado ao ter a placa identificada. As imagens captadas pelas câmeras eram transmitidas em tempo real para uma sala no Centro Integrado de Comando e Controle, operada por policiais militares e civis. O sistema comparava os rostos das pessoas filmadas com fotos de procurados e disparava um alarme quando encontrava compatibilidade.
“Assim como havia sido planejado, o software da OI só congelou a imagem e acionou o alarme quando as câmeras capturaram a fisionomia de pessoas procuradas pela Justiça ou a placa de veículo roubado, tendo com base os bancos de dados da Polícia Civil e do Detran”, diz o texto, que considera que o sistema pode ser aplicado como “uma poderosa ferramenta tecnológica na área de segurança pública” (ABr).