O Aniversário da Vaca Mimosa
Alexander Steffensmeier – Hedi Gnädinger (Trad) – Telos – Numa fazenda, com bicharada super amiga, um bando de galinhas prepara uma festa surpresa para comemorar o aniversário da amiga Mimosa. Em versos, cada tarefa é explicada, com ilustrações muito coloridas. A Mimosa, sem nada saber, acompanha os detalhes que culminam numa festança emocionante, que incluiu até os fazendeiros. Capa dura, suas páginas também, estilo pop art , um lindo presente que fará o delírio da galerinha. Lindo.
O Encanto da Minhoca
Sandra Sahd – Dimaz Restivo (Ilustr) – Pontes – Uma linda e real história, na qual seu personagem, tinha o direito de muito lamentar-se. Não o fez. Garoto que amava e muito convivia com a natureza, repentinamente sofreu um grave acidente, que imputou um dos seus braços. Do alto dos seus 11 anos, pouco poderia fazer. Limitou-se a continuar seu caminho em prol da natureza. Vive, até o momento, espargindo alegria e gratidão, demonstrando muita força, obstinação, que lhe valeram atributos para superação. Belo exemplo!
O Som de Cada Um
Telma Guimarães – Carla Irusta (Ilustr) – Do Brasil – Professora de uma galera agitada, criou concurso de música. Cada aluno foi escalado para cantar e dançar determinado ritmo, à sua escolha. Havia, de tudo, até rap sertanejo. Uma grande “barato”! Na realidade, a ideia que norteia toda obra é o respeito às decisões alheias e total inclusão. Encorajador!
Um Livro pra Gente Morar
Silvia Oberg (Org) – Daniel Cabral (Ilustr) – Positivo – Poetas de primeiríssima, incluindo a organizadora, desfilam alta sensibilidade sobre um tema super atraente: Casa e lar. São 14 excelentes poemas que descrevem com muita pluralidade, o lugar onde habitamos, ou gostaríamos de viver. Adultos também gostarão!
A Gigante Caixinha de Medos
Dani Grinberg – Cortez – Obra voltada para crianças e porque não, adultos também, a ajudá-los a entender que alguns medos, residem num recôndito, dentro de uma “caixinha” que insiste em guardar sentimentos e medos, muitas vezes inexplicáveis, tais como: vacina; injeção; morte, elevador, etc.. Com ilustrações em aquarela, feitas pela autora, página a página, os medinhos vão desanuviando-se. Bom!