577 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Lucia Camargo Nunes (*)

Toyota lança nova versão para a Hilux

Hilux-SRX-Limited. Foto Toyota.

O segmento de picapes médias/grandes apresentou uma retração de -16% nas vendas no acumulado até setembro, em relação ao mesmo período de 2021. Apenas Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger cresceram nos emplacamentos.

Fiat Toro, Mitsubishi L200, Renault Oroch, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok tiveram queda nas vendas este ano em relação ao ano passado.

Embalada, a Toyota amplia as configurações da sua picape com o lançamento da Hilux SRX Limited, abaixo apenas da GR-S. Por R$ 337.990, a picape produzida na Argentina amplia os conteúdos de conforto em relação à SRX (R$ 325.490).

A nova versão agrega retrovisor externo com rebatimento automático, capota rígida e tampa traseira, com abertura e fechamento e trava elétrica acionados remotamente.

A Hilux SRX Limited traz o motor diesel 2.8 de 204 cv de potência, acoplado à transmissão automática de 6 velocidades.

Para a segurança, a versão Limited incorpora no pacote incorpora o sistema de monitor de visão 360 graus, câmera frontal e uma traseira, e o sistema de segurança ativa, o Toyota Safety Sense (TSS), que inclui Sistema de Pré-Colisão Frontal, Controle de Cruzeiro Adaptativo e Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida, entre outros itens.

Voyage e Gol dão adeus

Reportagem do portal Automotive Business apurou que concessionárias não recebem há meses o Volkswagen Voyage, embora a fabricante reforce que o sedã continua em produção em Taubaté (SP).

Fato é que as lojas pararam de receber o modelo, em fim de linha. O Gol também deve se despedir do mercado após 42 anos de vida. Segundo o portal AB, a Volks prepara uma edição limitada do Gol Last Edition, série de despedida do compacto que terá 1 mil unidades disponíveis.

Para seu lugar a Volks prepara para fevereiro o lançamento do Polo Track, uma opção de entrada do compacto. 

BMW inicia produção da nova Série 3

Nova Serie 3. Foto BMW.

A BMW iniciou a produção do novo Série 3 em Araquari (SC), de forma quase simultânea à sua fabricação na Europa.

Renovado, exibe na dianteira faróis e grade redesenhados. O para-choque também ganhou novo desenho com novas tomadas de ar. As novidades na traseira são mais sutis, com leve atualização de para-choque e luzes das lanternas.

A grande mudança mesmo está em seu interior. Por dentro, o novo Série 3 passa a ser equipado com o BMW Live Cockpit Professional, de tela curvada, similar à do elétrico iX.

Composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia), que rodam o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva.

 Em conectividade, o sistema ConnectedDrive, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e que incorpora aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, Concierge 24h, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação.

A Série 3 mantém o eficiente motor 2.0 de 184 cv, tração traseira e câmbio é automático de oito marchas.

 O novo sedã tem preços a partir de R$ 307.950 na versão 320i GP; R$ 327.950 na configuração Sport GP pro e R$ 347.950 na versão 320i M Sport.

BMW anuncia investimentos em Manaus

Fábrica BMW Manaus. Foto BMW.

E por falar em BMW, a marca também anunciou novidades em sua planta em Manaus (AM), onde produz modelos Motorrad (motocicletas).

Com um novo ciclo investimentos de R$ 50 milhões até 2025, a marca vai incrementar todas as áreas produtivas — qualidade, produção, logística e expedição. Prevê ainda um aumento de 25% na capacidade produtiva, 20% na mão de obra direta e 50% na área útil da planta.

Parte do investimento também será destinada à produção de 7 novas motocicletas até 2025, sendo 4 inéditas, e uma delas chega ainda este ano.

Com o investimento, a capacidade de produção vai subir de 15.000 para 19.000 motos por ano. Hoje são produzidos nesta planta 8 modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: [email protected]