Lucia Camargo Nunes (*)
Montadoras investem em patrocínios culturais
Ao associar seus produtos com outras marcas fora do mundo automotivo, as montadoras agregam valores e geram engajamento com potencial possibilidade de fidelizar os atuais clientes e de atrair novos consumidores.
É comum vincular marcas de carros a clubes de futebol e eventos esportivos. Mas recentemente, várias delas anunciaram parcerias com eventos culturais.
A Fiat, por exemplo, nem começou a pré-venda do SUV Fastback (que será apresentado em 14/9) e será o alvo do patrocínio da nova temporada do Cirque du Soleil com o espetáculo Bazzar no Brasil.
“Inovação, criatividade e encantamento são atributos da Fiat e do Fastback, mas também do Cirque du Soleil. Dessa forma, com essa conexão de valores, acreditamos que o patrocínio ao espetáculo Bazzar seria uma ligação natural”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Rock in Rio
A Volkswagen é a patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022. A marca terá um estande de 3 andares com exibição do modelo elétrico ID.4 (ainda não disponível no Brasil) e do VW Nivus, além de um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar emissões de CO2 até 2050. Neste plano, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.
“Patrocinar um festival como o Rock in Rio é impactar positivamente o público que queremos dialogar”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
MasterChef Brasil
A Mitsubishi é a mais nova patrocinadora da 9ª edição do MasterChef Brasil, programa da TV Band e também veiculado no YouTube. Os campeões das categorias Profissional e Amadora serão premiados com um SUV Eclipse Cross 2023.
A marca quer reforçar um de seus pilares de comunicação que são as viagens de carro, o prazer de explorar os mais diferentes lugares do Brasil.
“O MasterChef Brasil além de ser o maior Talent Show de culinária do país, tem como essência promover a ousadia em seus participantes. Isso tem muito a ver com o estilo de vida 4×4, destemido, desbravador, que a nossa marca oferece aos clientes”, conta Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da Mitsubishi Motors.
Hyundai abre a pré-venda do sedã do novo HB20
A Hyundai antecipou a entrega das primeiras unidades do HB20S às concessionárias para setembro. O hatch já havia sido lançado em julho.
Com a mesma frente do HB20, o sedã compacto acerta no design mais geométrico e harmonioso da traseira em relação à geração anterior.
Os motores são os mesmos do hatch: conforme a versão, o 1.0 aspirado de 80 cv combinado ao câmbio manual de 5 marchas ou o 1.0 turbo de até 120 cv acoplado na transmissão automática de 6 velocidades.
Pela primeira vez, o HB20S traz o recurso Smart Trunk, de abertura do porta-malas por aproximação.
Conforme a versão, o sedã pode vir com equipamentos avançados de segurança, como os assistentes de centralização e permanência em faixa, de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego e alerta de saída segura, entre outros.
Os preços do novo HB20S, em 5 versões, começam em R$ 85.890 e vão a R$ 120.990. Os valores podem variar conforme o ICMS do Estado.
Renault faz mudanças nas versões do Duster
O agitado mercado de SUVs não para de crescer e para se tornar mais competitiva, a Renault faz ajustes na linha do Duster.
Sai de cena a versão Zen (manual e CVT) e entra a Intense manual um pouco mais equipada, por R$ 109.390. Esta nova versão de entrada adiciona o sistema multimídia de série com tela de 8” e conexão sem fio, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro e rodas de liga leve de 16”, entre outros itens.
O motor é o 1.6 aspirado de quatro cilindros que entrega 120 cv de potência acoplado à transmissão manual de 5 marchas.
No total, o Duster possui 4 versões. A topo de linha é a Iconic Turbo, que traz o motor 1.3 de 170 cv com câmbio CVT e custa R$ 141.290. Os valores podem variar conforme o ICMS do Estado.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: [email protected]