Por Lucia Camargo Nunes*
Fiat lança furgão Scudo com motor turbodiesel ou elétrico
A Fiat amplia sua gama de veículos comerciais com o lançamento do novo Scudo, modelo intermediário entre Fiorino e Ducato, com opções de motor turbodiesel ou elétrico.
A semelhança com os “primos” Peugeot Expert e Citroën Jumpy não é mera coincidência. O Scudo é fabricado junto com os outros dois furgões no Uruguai, com poucas diferenças no design.
O Scudo é equipado com o motor turbodiesel 1.5 de 120 cv acoplado à transmissão manual de 6 marchas. O furgão faz 12,4 km/l na cidade, uma boa média. Conforme a utilização, pode chegar a 800 km de autonomia.
Para o transporte, o Scudo oferece 6.100 litros de volume útil, carrega até 1.500 kg de carga e pode ser dirigido por motoristas com habilitação B.
A versão elétrica tem o sugestivo nome de e-Scudo e é importada da França. Seu motor rende 136 cv e o alcance pode chegar a 330 km. Na cidade, faz média de 240 km. Com baterias de 75 kWh, a recarga rápida pode ser feita em menos de 50 minutos. A capacidade de carga, contudo, cai para 1.000 kg.
Versões e manutenção
Nas versões turbodiesel, o Scudo custa R$ 187.490 (Cargo) e R$ 192.490 (Multi), que se diferencia pela área envidraçada nas laterais e traseira. Os planos de revisões, garante a montadora, são os mais acessíveis do segmento, com as três primeiras custando 15% a menos em relação à concorrência. Já o e-Scudo sai a R$ 329.990.
Em outubro, a Fiat informa que as concessionárias poderão oferecer a configuração Multi transformada para passageiros (não de fábrica, mas por meio de parceiros) em opções 7+1 (com espaço de bagagem de 850 litros) e 10+1. Os preços não foram definidos.
Peugeot cria nova versão para 2008
A Peugeot revitaliza a linha 2023 do 2008, que anda meio esquecido no mercado. Considerado como SUV, teve pouco mais de 7.700 unidades emplacadas em 2021, ou 1,16% do segmento.
No visual, a principal novidade é a reestilização da tampa do porta-malas, que recebeu uma faixa pintada de preto integrando as lanternas, e o teto em preto.
As novas versões Style (R$ 106.990 com motor aspirado e R$ 119.990 turbo) chegam para se somar às demais duas, que começa em R$ 99.990 com a Allure e vai a R$ 124.990 na Griffe.
A Style se destaca pelas rodas de 16” pintadas em preto, faróis com máscara negra e LED nas lanternas. No interior, bancos parcialmente revestidos de couro e ar digital.
Os motores são os mesmos. As versões Allure e a primeira Style vêm equipadas com motor 1.6 de 120 cv, enquanto a outra Style e Griffe trazem o turbo 1.6 de 173 cv, todos com câmbio automático de 6 velocidades.
Por fora, o 2008 ganhou a opção de pintura cinza Artense.
Sedã da Lexus recebe novidades na linha 2022
Ainda como linha 2022, a Lexus inicia as vendas no Brasil do sedã híbrido ES 300h. Grade frontal redesenhada com acabamento cromado, novo sistema de infotainment com tela LCD de 12,3” e a adição do sistema de saída de faixa são as novidades.
Sob o capô, o sedã mantém o motor a gasolina 2.5, que combinado ao elétrico gera 211 cv de potência. A transmissão é a CVT Hybrid Transaxle e a tração, integral.
Entre os mimos, o banco do motorista conta com 10 ajustes elétricos. Para a segurança, são 10 airbags e um pacote completo de assistências, incluindo sistema de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático, entre outros.
O Lexus ES 300h está à venda por R$ 349.990.
Observação: os preços informados nas reportagens são baseados em Brasília e podem variar conforme o ICMS de cada Estado
Thor inspira série especial da Yamaha Fazer
A Yamaha lança no Brasil uma edição especial da Fazer 250 alusiva à franquia Thor, da Marvel, cujo novo filme estreia em julho.
A FZ25 Thor tem como diferenciais a pintura em vermelho, combinando com partes em azul e amarelo e grafismos exclusivos inspirados na armadura do Deus do Trovão.
Limitada a 1.000 unidades, a edição especial custa R$ 22.735 + frete no estado de São Paulo.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br. E-mail: [email protected]