Lucia Camargo Nunes (*)
Mais lojas Nissan vendem o Leaf
O Nissan Leaf foi o elétrico mais vendido no Brasil em 2021. Dando continuidade ao seu plano de eletrificação, a montadora expande as concessionárias preparadas para receber o modelo.
A nova fase fez o número de autorizadas homologadas para vender o Leaf passar de 7 para 44, incluindo lojas no Nordeste. Nessa região, O Leaf está disponível em Teresina, Fortaleza, Mossoró, Salvador, Vitória da Conquista, Maceió e Recife.
O projeto conta com três outros pilares: contribuir com a rede de infraestrutura de recarga, desmistificar dúvidas sobre a utilização e funcionamento dos carros elétricos e formar novas parcerias para permitir que o Brasil desenvolva conhecimento e tecnologia ligados à eletrificação.
Elétrico semiautônomo da Mercedes vai custar mais de R$ 1 milhão
A Mercedes-Benz confirmou a importação de seu segundo modelo elétrico no país. Em julho, começam a chegar as primeiras unidades do Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+, em versão única.
Equipado com dois motores elétricos que geram 658 cv de potência, sua bateria de 107.8 kWh permite processos de carga AC/DC com uma autonomia de até 580 km com uma única carga (método WLTP). O desempenho é de superesportivo: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
O pacote de tecnologia inclui o eixo traseiro direcional, que é capaz de girar até 9° as rodas traseiras. E ainda conta com os radares, câmeras e sensores para condução semiautônoma (SAE nível 2), novos faróis LEDs, navegação com realidade aumentada e sistema de conectividade MBUX, entre outros.
Um dos destaques do seu interior é a grande tela central chamada Mercedes-Benz Hyperscreen, em três displays com tecnologia de alta definição.
Com todos esses predicados, o sedã elétrico esportivo será para pouco: o preço sugerido é R$ 1.350.900.
Fábrica da BMW terá programa de visitas
A pequena cidade de Araquari, em Santa Catarina, fica próxima de Joinville e não é exatamente um destino turístico. Com menos de 40 mil habitantes, sedia importantes fábricas, entre elas, a da BMW.
Os interessados em conhecer como é feita a produção dos modelos BMW na fábrica catarinense poderão se inscrever em um programa de visitas, por meio da agência Serra Verde Express.
A planta briga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.
Ali são fabricados os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4 para o mercado brasileiro. Ao longo dos 7 anos de história, foram mais de 70 mil unidades manufaturadas na instalação catarinense do BMW Group.
Nova CNH começa ser emitida em 1º de junho
A partir de 1º de junho, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem novo formato. Para cumprir determinações legais, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) passa a permitir o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que desejar.
Outra mudança é a incorporação do código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao motorista embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações em português, inglês e francês, o documento facilitará o uso em outros países.
A CNH ganha nova cor: verde, amarelo e novos elementos gráficos para dificultar falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico e/ou digital.
A nova versão da CNH ainda trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor pode conduzir, informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores renovem ou emitam a segunda via do documento.
Mercedes faz ação em Maringá
A Mercedes-Benz realiza até quinta-feira (3 de junho), em Maringá (PR), a 5ª etapa do “Circuito Ceasa”, ação de demonstração de caminhões para motoristas, operadores e transportadores das Centrais de Abastecimento. Ao todo, serão envolvidas, até o mês de agosto, mais 8 cidades de várias regiões do país.
Este ano, as principais atrações da marca no evento são os modelos Accelo 1016, do segmento de leves, e o semipesado Atego 3030 8×2, que serão disponibilizados para test-drive.
“Nosso maior objetivo é atender os clientes em seus próprios locais de operação, oferecendo soluções rentáveis para empresas e autônomos em várias regiões do País”, afirma Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]