318 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 18 de maio de 2022

Lucia Camargo Nunes (*)

Interlagos vai sediar feira de motos e carros

Festival de motos realizado em 2019 foi sucesso – foto Revista Duas Rodas – Divulgação.

Os eventos no segmento automotivo estão retornando aos poucos. Apesar do adiamento do São Paulo Motor Experience (o novo formato do Salão do Automóvel) para 2023, a Fenatran (feira de veículos comerciais e de carga) está confirmada para novembro (no Expo SP) e outros pequenos e grandes eventos também.

Dois deles vão ocorrer no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. O Festival Interlagos terá a versão Motos, entre 23 e 26 de junho, e a versão Carros, de 7 a 10 de julho. Ambos são organizados e promovidos pela Fullpower e revista Duas Rodas.

A ideia é priorizar experiências automotivas a clientes e a potenciais compradores de motocicletas e de automóveis, com test rides e test drives, em novo formato de exposição desses setores, com baixo custeio de participação e foco em vendas.

Montadoras estarão presentes

Imagem: voltz-miles1

O Festival Interlagos – Motos já tem as confirmações das montadoras e importadoras como a BMW Motorrad, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki, KTM, Polaris, Triumph e Yamaha. E também as principais empresas da cadeia de motocicletas: 2MT, Bieffe, BR Motorsport, Castrol, HJC, Ipiranga, Mitas, Mobil, Motul, Nacar, Petronas/Sprinta, Repsol, SMK, Tutto, Voltz, X-11 e Xtexx. Participam ainda a Heineken, Huskvarna e iFood.

A dois meses do evento de carros, montadoras como a Audi, Ford, Jaguar, Land Rover e Volvo pretendem organizar sessões de test drive a clientes e aos potenciais compradores, de modelos recém lançados ou de produtos em lançamentos programados para o período da mostra, como os novos Range Rover e Defender diesel.

 A versão Carros firmou parceria também com os organizadores do Sema Show, a mais renomada mostra de produtos de aftermarket do mercado norte-americano e já estão confirmadas as participações de Michelin, Mobil, Motul e Pirelli.

Novo pneu usa óleo de soja

Imagem: Pneu goodyear Wrangler Workhorse AT.

A fabricante de pneus Goodyear vai lançar o primeiro pneu produzido no Brasil, em sua unidade de Americana (SP), que traz o óleo de soja em sua composição, em substituição aos derivados de petróleo.

O Wrangler Workhorse AT chega ao mercado brasileiro para equipar picapes e SUVs trazendo o novo composto e ainda promete melhora de performance em comparação com o seu antecessor (Wrangler Armortrac), em quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e tração.

Segundo a fabricante, o óleo de soja utilizado no novo pneu proporciona melhor performance em diferentes temperaturas, o que confere ao pneu maior aderência à pista e melhora ainda mais o seu desempenho.

Miles, a nova opção de entregas em veículo elétrico

Imagem: voltz-miles1

A Voltz, marca de Recife de motos elétricas, está lançando o Miles – triciclo elétrico de produção 100% brasileira.

Montado em Manaus e vendido sob encomenda, é voltado a empresas e indústrias no transporte de pequenas cargas e entregas.

Custa R$ 32 mil, utiliza duas baterias (comporta até seis), cada uma com capacidade de até 50 km, e poderá entregar até 300 km de autonomia.

A velocidade máxima do Miles é de 55 km/h e o tempo de recarga das baterias é de até 5 horas. Cada bateria conta com vida útil de até 1.000 ciclos e, após esse tempo, ela tem a capacidade reduzida a 75%. O preço médio de uma bateria para eventual troca é de R$ 5 mil.

De acordo com o CEO da Voltz, Renato Villar, os veículos elétricos da montadora não precisam de revisão programada, assim como não há a obrigação do pagamento de taxas a cada ano ou quilometragem. “Recomendamos apenas a troca de peças que apresentem desgastes, como pastilha de freio ou amortecedor”, afirma.

O novo veículo, que é automático, conta com uma garantia de 2 anos. Não há uma revisão obrigatória, mas a montadora recomenda que uma manutenção simples seja feita a cada três meses. Em sua estrutura, o triciclo tem um baú de 750 l, que comporta cinco botijões de gás; capacidade de 290 kg e motor de 125 cc. No total, o Miles pesa 306 kg.

Para conduzir, o piloto precisa ter uma habilitação de categoria A, igual à de moto, e o emplacamento funciona como qualquer outro veículo, diretamente no Detran das cidades.

(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]