311 views 6 mins

Via Digital Motors

em Via Digital Motors
quarta-feira, 26 de junho de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Nissan lança Sentra 2025 com discreto facelift

Novo Sentra Exclusive 2025. Foto: Nissan

A Nissan iniciou as vendas da linha 2025 do Sentra, que recebeu facelift e mais conteúdos na versão de entrada. O sedã agora custa a partir de R$ 156.390 na versão Advance e vai a R$ 176.690 na versão Exclusive. Se quiser o interior premium nessa versão, é preciso pagar mais R$ 1.700.

Em sua oitava geração, o sedã médio ganhou nova grade, para-choque, logotipo e deixa de ter os faróis de neblina abaixo dos faróis principais. E mais uma cor no catálogo, a cinza Atlântico.

A configuração Advance passa contar com mais itens de segurança como faróis automáticos inteligentes, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de prevenção de mudança de faixa e travamento automático das portas.

A motorização é a mesma aspirada a gasolina 2.0 de 151 cv de potência acoplada ao câmbio automático CVT.

A Nissan indica uma baixa desvalorização do sedã, cerca de 15% enquanto a média de mercado é de 19%.

Em 2024, as vendas médias do Sentra cresceram 18% em relação a 2023.

BYD lança o King, de olho no Toyota Corolla

King. Foto: BYD

Na mesma semana, mais um sedã médio foi apresentado ao mercado. A BYD iniciou a pré-venda do King, que assim como o Nissan Sentra, mira a larga liderança do Toyota Corolla.

O King é um sedã híbrido plug-in (PHEV), com porte muito próximo do Corolla, que usa o mesmo sistema do SUV Song Plus: o motor 1.5 aspirado de 110 cv alimenta as baterias para acionarem o motor elétrico, que também traciona o carro.

A versão GL rende 209 cv de potência combinada enquanto a GS gera um total de 235 cv de potência. Essa versão mais potente teve autonomia no modo elétrico divulgada pelo Inmetro de 80 km. No modo híbrido, chega a 1.200 km.

A versão GL custa R$ 175.800 enquanto a GS sai a R$ 187.800. Destaque para as rodas de 17 polegadas, multimídia de 12,8”, câmera 360 graus e 6 airbags, entre outros itens. Mais sóbrio, tem em seu catálogo apenas as cores preto, branco e cinza.

Foton avança com importação de caminhões e picape e planeja produção

Foton Wonder SC. Foto: Foton

A marca chinesa de caminhões Foton, que está em nova fase no Brasil após a matriz assumir suas operações, anunciou a chegada de novos caminhões, de uma picape média e a intenção de produzir veículos no País.

Até 2028, a Foton quer chegar a 10% de market share com os veículos comerciais, um volume entre 13 mil a 15 mil unidades por ano. A produção seria iniciada com o caminhão semileve Aumark de 9 toneladas já em 2025.

Atualmente, a marca possui rede de 30 concessionários, concentradas no Sul e Sudeste, e projeta encerrar o ano com 50 lojas.

Nos planos de lançamento estão o semileve Aumark S 315 de 3,5 toneladas para agosto, com preços a partir de R$ 219 mil. Para novembro, inicia a importação do semipesado Auman 17T (peso bruto de 17 toneladas), por R$ 400 mil.

A picape Tunland, esperada para o fim deste ano, é outra aposta da marca, que estreia o segmento turbodiesel híbrido-leve, em duas versões, V7 e V9, ambas com tração 4×4. Contam com motor 2.0 turbodiesel, que trabalha em conjunto com um sistema elétrico de 48V, gera 175 cv de potência e se destacam pela autonomia de 950 km.

As picapes entregam bom nível de acabamento e de conteúdos e seus preços são bem competitivos: partem de R$ 230 mil.

Voltados para as entregas nas cidades, a Foton também apresentou duas versões do mini truck Wonder, em versões de cabine simples e dupla. Ambos são equipados com motor 1.6 a gasolina que gera 120 cv e podem levar de 1.245 a 1.495 kg de carga. Com preços a partir de R$ 110 mil, miram o segmento de furgões pequenos, liderado pela Fiat Fiorino.

Hyundai apresenta novo diretor de vendas

Oscar Castro. Foto: Hyundai

A Hyundai Motor Brasil anunciou a contratação de Oscar Castro, como novo diretor de vendas. O profissional acumula 20 anos de experiência no setor automotivo, com passagens por Ford, Peugeot, Citroën, Fiat Chrysler e Yamaha.

A marca sul-coreana passa por momento de atualização do modelo de negócios no Brasil, que conta com a produção de veículos em Piracicaba (SP), importação e distribuição do portfólio de veículos Hyundai com a Caoa Montadora, e que também produz em Anápolis (GO).

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]