Lucia Camargo Nunes (*)
Volks rejuvenesce T-Cross 2025 e mantém preços e motores
A linha 2025 do Volkswagen T-Cross, SUV atualmente líder do mercado nacional, recebeu pequenas mudanças visuais, melhorias em seu interior e novos conteúdos. E detalhe: sem alteração nos preços.
No visual, são novos os para-choques e grade. Todo o conjunto ótico passa a ser em LED. O desenho nas rodas de 17 polegadas é inédito. E atrás, houve mudança também no para-choque, que ficou mais robusto, novos elementos nas lanternas e com uma barra iluminada que as interligam.
Por dentro, a Volks melhorou acabamentos e superfícies com a aplicação com revestimentos “soft-touch”, costura pespontada e o painel mais escultural. O multimídia VW Play conta com tela de 10,1 polegadas e agora no formato semi flutuante.
Os motores são os mesmos: 1.0 turbo de até 128 cavalos nas versões 200 TSI e Comfortline e 1.4 turbo de até 150 cavalos na Highline, sempre com transmissão automática de 6 marchas.
Os preços foram mantidos: começa em R$ 142.990 na 200 TSI, R$ 160.990 na Comfortline e R$ 175.990 na Highline. O novo T-Cross chega às lojas no início de junho.
O SUV da Volks ainda conta com três anos de revisões grátis.
BYD apresenta a Shark, picape média híbrida de 430 cv
A BYD apresentou no México a versão final de sua picape Shark (ou tubarão, traduzido do inglês). Trata-se de um modelo médio, um pouco maior que Toyota Hilux e Ford Ranger (cerca de 10 cm).
A Shark deve chegar ao Brasil entre setembro e outubro.
O conjunto híbrido conta com motor 1.5 turbo a gasolina e sistema elétrico que geram potência de 430 cavalos – superior à grandalhona Ford F-150 vendida aqui com motor V8 de 405 cv.
A BYD não divulgou o torque, mas se ter uma ideia, a caminhonete acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Outro dado que chama a atenção é sua autonomia: apenas no sistema elétrico, ela roda 100 km e no modo híbrido supera os 800 km.
A tração é nas quatro rodas e a Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos.
O interior conta com tela LCD no painel de instrumentos de 10,25 polegadas e tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que incorpora a câmera panorâmica.
O preço para o Brasil não foi divulgado, o que certamente só será revelado por ocasião do lançamento. Outra certeza é que esse tubarão vai tumultuar as águas do segmento, ainda movido a diesel.
BYD nomeia novos grupos para dobrar número de concessionárias
A BYD quer fechar o ano com mais de 200 concessionárias, o dobro do atual. Para isso, anunciou 13 novos grupos pelo País: Grand Brasil, T-Line, Mover e DHG Mori terão novas lojas em São Paulo.
Em Minas Gerais, o Grupo Carbel abrirá três concessionárias, mesmo número do Grupo Via 1 em Salvador, Recife e Fortaleza. Os grupos Indiana, Oliveira Neto e Primavia terão lojas na Bahia e no Piauí uma unidade ficará a cargo do Grupo Jelta.
Da região Sul, Porto Alegre, Gravataí e Criciúma terão lojas do Grupo Via e o Grupo Barigui inaugura unidades no Paraná – Curitiba e Guarapuava. Por fim, o Grupo Bali vai inaugurar uma loja em Brasília.
Volvo já instalou 35 eletropostos rápidos no País
A Volvo Car Brasil acaba de completar 35 instalações de eletropostos rápidos em estradas. O plano da marca é de instalar mais de 100 pontos de carga rápida, conectando as cinco regiões e mais de 300.000 quilômetros de rodovias.
“Ao final do projeto, teremos um investimento de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos”, celebra Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.
Desde a primeira instalação em maio de 2022 até março deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram mais de 18.615 recargas em todo o país, totalizando um consumo de aproximadamente 482.000 kWh.
(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]