Lucia Camargo Nunes (*)
Com Mach-E, Ford faz estreia de gala com um 100% elétrico
A Ford escolheu bem o modelo para fazer a estreia de um elétrico no Brasil: o Mustang Mach-E GT entrega tradição, esportividade, sofisticação e eficiência.
Vestido de SUV, o Mach-E traz dois motores elétricos de 487 cv de potência e quase 90 kgfm de torque, que se equiparam a elétricos do porte de Porsche, Audi e BMW. A aceleração de 0 a 100 km/h é de superesportivo: 3,7 segundos.
Outros dois números importantes: a autonomia aferida pelo Inmetro de 379 km e o preço, bastante competitivo – o Mustang Mach-E custa R$ 486 mil.
Por dentro, o motorista encontra o que há de mais sofisticado em um modelo Ford: multimídia de 15,5”, quadro de instrumentos de 10,2”, 6 entradas USB, som B&O com 9 falantes, imenso teto solar e 8 ajustes para os bancos dianteiros.
O SUV conta com dois bagageiros, um dianteiro e outro traseiro que somam 541 litros. Com entreeixos de 2,98 m, os passageiros do banco traseiro encontram bom espaço para as pernas.
A recarga rápida (DC) abastece 80% o módulo de bateria em cerca de 40 minutos. A Ford oferece de cortesia um wallbox de 7 kW, com o qual é possível fazer a recarga doméstica em 14 horas.
Tiguan Allspace retorna em única versão
A Volkswagen volta a vender no Brasil seu SUV de 7 lugares, o Tiguan Allspace. Fora do mercado desde 2021, ele chega importado do México renovado, apenas na versão R-Line por R$ 278.990.
Grade, para-choque e linha de led frontal são as principais novidades no visual. Rodas de 19” e pacote de segurança completam a oferta do SUV.
No conjunto mecânico, o motor é o 2.0 TSI que rende 186 cv de potência acoplado à transmissão automática de 8 marchas e tração dianteira.
Grand Cherokee volta híbrido e caro
Outro SUV que retorna é o Jeep Grand Cherokee, agora híbrido plug-in. O preço assusta: R$ 569.990.
A quinta geração vem com o conjunto híbrido que conta com o motor a gasolina de 2 litros e mais dois elétricos. Combinados, rendem 380 cv e a autonomia do sistema elétrico é de apenas 29 km. A transmissão é automática de 8 velocidades.
O SUV de 5 lugares possui bagageiro de 580 litros.
Produção de motos tem melhor resultados em dez anos
O setor das duas rodas segue aquecido. A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus chegou no acumulado de janeiro a setembro a 1,192 milhão de unidades, alta de 12,3% sobre o mesmo período do ano passado. Esse resultado é o melhor desde 2013.
A expectativa da Abraciclo, entidade que representa as fabricantes, é crescer 10,4% este ano e fechar 2023 com 1,560 milhão de unidades produzidas.
As vendas acumulam 1,181 milhão, um avanço de quase 20% sobre os nove meses de 2022. Neste ritmo, a entidade espera emplacar 1,511 milhão de unidades até dezembro e crescer 10,9% sobre 2023.
Dança das cadeiras
O grupo automotivo mais poderoso do Brasil terá troca de comando: a Stellantis anunciou seu novo diretor de operações, Emanuele Cappellano, substituindo Antonia Filosa, que por sua vez foi nomeado para o cargo de CEO global da Jeep. As mudanças ocorrem em 1º de novembro. Cappellano já teve sua passagem pela América do Sul, onde atuou como diretor financeiro da da FCA entre 2017 e 2021.
-//-
A Volkswagen ampliou a área de assuntos governamentais nomeando seu novo head, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago. O atual responsável pela área, Henrique Araújo, ficará com as operações locais e assuntos regulatórios, e se reportará a Santiago.
-//-
O Banco Mercedes-Benz do Brasil nomeou sua nova diretora de operações, Raquel Assis. A executiva sucede a Tatiana Silva, que segue no banco como CFO. Raquel responderá diretamente para Hilke Janssen, presidente e CEO do BMB. A profissional terá papel estratégico na gestão dos processos de cobrança e remarketing.
-//-
A Goop Distribuidora, responsável pela distribuição da marca Takao, empresa do segmento de peças para reposição, anunciou a chegada de Simone Binotto, como diretora comercial. Um de seus objetivos é reforçar as parcerias e o crescimento da empresa, com foco na gestão de pessoas e na construção de times de alta performance no mercado.
(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]