303 views 3 mins

Visite o Jalapão e explore a cultura e as belezas naturais do Tocantins

em Turismo
quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Evite o turismo de massa e opte por um roteiro sustentável em um dos destinos mais buscados do Brasil

Você provavelmente já ouviu falar do Jalapão (TO), um dos destinos brasileiros mais desejados pelos turistas. Apesar da beleza natural inigualável que existe lá, os roteiros e a possibilidade de conhecer a região são, em sua imensa maioria, massificados, com grande parte do tempo rodando dentro de veículos 4×4 e com minutos contados nos fervedouros, que estão quase sempre lotados. 

Para oferecer uma forma sustentável de conhecer o Jalapão, a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil lança uma expedição diferente de tudo que já existe. Durante o novo roteiro, o viajante poderá explorar um belíssimo destino brasileiro, com direito a uma total imersão cultural em uma comunidade quilombola e se reconectar com a natureza, sem ficar horas dentro de caminhonetes e longe da muvuca de turistas. O lançamento da expedição acontece no Carnaval de 2024 e ainda conta com algumas vagas disponíveis. 

O destino fica localizado a 315 km de Palmas, capital do Tocantins, e é um lugar que possui atividades de real imersão na natureza, além da possibilidade de observar lindas paisagens naturais, mas com conforto e sem exigir muito esforço físico, sendo democráticas e direcionadas a crianças, idosos e famílias completas. 

As expedições têm como ponto de início e de fim, o Aeroporto de Palmas. Já o principal local de exploração é o parque estadual do Jalapão, uma unidade de conservação para proteção integral da natureza, que fica localizado no leste do estado do Tocantins, no limite com a Bahia, Piauí e Maranhão. É uma região com quase 160 mil hectares, lar de mais de 30 comunidades quilombolas e abundante em paisagens paradisíacas e águas cristalinas.

“Estamos falando de alguns dos destinos turísticos mais populares no Brasil, área de incrível beleza natural, porém que carecem muitas vezes de um turismo realmente sustentável. Afinal, estar em meio à natureza não assegura a sustentabilidade; é crucial considerar conservação ambiental, neutralização de carbono e fatores sociais e financeiros, como respeito às populações locais e suas culturas. Na Vivalá, oferecemos experiências imersivas e autênticas, uma alternativa ao turismo convencional, evitando massificação, pontos turísticos lotados e vivências superficiais. Além de ser responsável e consciente, o Turismo Sustentável garante momentos transformadores e especiais para os viajantes”, destaca Daniel Cabrera, cofundador e diretor-executivo da Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil (www.vivala.com.br).