536 views 2 mins

Turismo rural e sustentável são tendências para 2025

em Turismo
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo, Associação incentiva segmentos que promovem práticas de respeito ao meio ambiente e fortalecem o desenvolvimento local

O crescente interesse de viajantes por experiências autênticas e imersivas, aliado à preocupação com a preservação ambiental e à agenda para sustentabilidade, tem alavancado o turismo rural no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), o segmento apresentou um notável crescimento desde o período pós-pandemia e mantém uma forte tendência de expansão, com projeções positivas para 2025.
 
Para estimular o turismo rural e sustentável, a ABAV Nacional tem trabalhado para capacitar profissionais do setor e conectar agências de viagens, produtores rurais e destinos, criando uma rede colaborativa. A entidade também tem atuado junto a instituições governamentais para incentivar o desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o segmento.

De acordo com Ana Carolina Medeiros, presidente da entidade, esse setor é uma importante ferramenta para gerar empregos e aumentar a renda das famílias de pequenos produtores, promovendo o desenvolvimento econômico nas comunidades locais, ao mesmo tempo em que preserva tradições culturais e fortalece o vínculo entre viajantes e o meio ambiente. Segundo ela, o desafio hoje é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, de forma alinhada à agenda ambiental.

“As opções que o Turismo Rural oferece aos viajantes tornam os destinos e pacotes de viagens mais atrativos. Ou seja, as soluções existem e estão em nossas mãos. Nosso objetivo é fomentar um ecossistema turístico inteligente, que seja ao mesmo tempo economicamente viável, sustentável e com responsabilidade social”, destaca a presidente da ABAV Nacional (www.abavexpo.com.br).