63 views 2 mins

Setor Hoteleiro fecha 2023 com R$ 8,4 bilhões de reais em investimentos e 44 novos contratos até 2028

em Turismo
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Estudo divulgado pela Hotellnvest, em parceria com o FOHB, revela grandes desafios para a hotelaria brasileira

O panorama atual da hotelaria brasileira destaca-se pela recuperação do setor. Uma pesquisa recente, realizada pela HotelInvest em parceria com o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), revela dados importantes que apontam melhora em diversas cidades-chave do país. O estudo cobre as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Manaus.

Comparado ao ano passado, 2023 testemunhou um crescimento notável no desempenho dos hotéis brasileiros, impulsionado pelo aumento da receita por quarto disponível (RevPAR) em 20% ao longo do ano. Notavelmente e diferentemente de 2022, quando apenas uma minoria das capitais conseguiu superar a receita de 2019 o ano pré-pandêmico, desta vez nove das dez capitais analisadas alcançaram esse patamar.

Polos turísticos como Manaus e Fortaleza foram afetados pelo aumento no preço das passagens, impactando diretamente a hotelaria. Como resultado, essas capitais experimentaram um resultado negativo na ocupação em 2023.

 “Apesar do crescimento em 2023, houve uma desaceleração ao longo dos trimestres e, para 2024, devemos ter um incremento mais modesto tanto em ocupação quanto em diária por conta desse movimento visto ao longo do ano passado. Para isso, a continuidade da queda de juros, o aumento dos investimentos e da renda são fundamentais.”, comenta Cristiano Vasques, HotelInvest. A íntegra do estudo pode ser lida no site do FOHB no link (https://fohb.com.br/estudos_e_pesquisas/).