132 views 7 mins

Por que o Alentejo é o destino certo para vivenciar experiências únicas

em Turismo
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Destino português é autêntico e sem multidões, proporcionando vivências realmente diferenciadas e transformadoras

Imagine um destino com paisagens deslumbrantes, hotéis incríveis, atrações encantadoras e distante apenas 1h do Aeroporto de Lisboa. O Alentejo, maior e mais autêntica região portuguesa, oferece tudo isso e muito mais, em experiências únicas que só o destino é capaz de proporcionar aos seus visitantes. 

Diferente das grandes cidades europeias, que estão constantemente lotadas de turistas, o Alentejo ainda é um destino que conserva  a calma e a possibilidade de contemplar as atrações sem pressa. Suas cidades são tranquilas, propiciando uma viagem agradável, e o turismo é sempre muito pessoal, já que os alentejanos recebem os visitantes calorosamente, fazendo-os sentir-se em casa. 

O clima é agradável, o atendimento é amigável e acolhedor, as opções de hospedagem são fantásticas, os cenários de tirar o fôlego e a gastronomia é de dar água na boca. Tudo isso vivenciado em experiências únicas, transformam as férias em momentos inesquecíveis para qualquer viajante. 

Conheça abaixo algumas experiências únicas que podem ser vivenciadas no Alentejo.

Passeios únicos
Sabe aquele céu lindo e estrelado que faz sucesso nas redes sociais? No Alentejo é possível apreciar as estrelas de forma natural e ao ar livre, o que torna o momento ainda mais inesquecível. Bem no meio do Alentejo, na região de Alqueva, um imenso céu revestido de estrelas é a grande atração local. Intitulada de Dark Sky Alqueva, essa experiência se concentra em uma área de 10 mil quilômetros quadrados, protegida e certificada internacionalmente. O céu por lá é tão limpo que a observação a olho nu permite que todos possam ver uma grande variedade de objetos celestiais. 

Agora, já imaginou sobrevoar o Alentejo em um balão de ar quente? O destino é um dos melhores locais da Europa para esse tipo de atividade, que oferece uma vista impressionante da cidade de Monsaraz e do famoso Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa, onde também é possível fazer um passeio de barco. 

O clima de interior do Alentejo também permite que os turistas possam explorar a região em caminhadas, passeios de bicicleta ou a cavalo. Uma atividade muito buscada no destino é o passeio em cavalos puro-sangue Lusitano, realizado na Coudelaria de Alter do Chão, a mais antiga coudelaria de Portugal. 

Hospedagens exclusivas 
Além do Dark Sky Alqueva, também é possível observar as estrelas do céu alentejano dentro do seu próprio quarto de hotel. O L’And Vineyards, localizado na região de Montemor-o-Novo, proporciona aos hóspedes uma experiência única de dormir sob o céu estrelado do Alentejo em suas suítes Sky View. Além da abertura do teto do quarto, as suítes, de 120 metros quadrados, também contam com um jardim interior e uma linda piscina, oferecendo ao hóspede momentos relaxantes em total privacidade. 

Para os amantes do vinho, vale muito a pena se hospedar num hotel vínico. O Alentejo é repleto de hospedagens que oferecem contato direto com a produção e degustação da bebida, como o Herdade da Malhadinha Nova, o São Lourenço do Barrocal e o Torre de Palma Wine Hotel. Em todos esses empreendimentos os hóspedes têm a oportunidade de mergulhar de corpo e alma no mundo dos vinhos, de forma teórica e prática, por meio de workshops de cozinha, jantares temáticos, piqueniques gourmet, visita à adega e prova de vinhos. 

Gastronomia e vinho de altíssima qualidade
A gastronomia do Alentejo também merece destaque. A culinária alentejana está diretamente ligada aos ingredientes frescos oferecidos pela natureza. Isso faz com que o sabor dos alimentos sejam únicos e especiais. Por lá, a carne mais consumida é a do porco alentejano, criado pelos produtores locais. Seu diferencial é que ele é alimentado com frutos de azinheiras, conhecidos como bolotas. Por isso, sua carne é comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol. 

Além da carne de porco, os peixes e frutos do mar também conquistam os paladares dos turistas e moradores locais. Durante sua viagem ao Alentejo vale conhecer quatro restaurantes incríveis que oferecem experiências únicas e ingredientes diferenciados. São eles: Herdade do Esporão (localizado na propriedade  de mesmo nome), Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes), Cavalariça (Beja) e Sublime Comporta Beach Club (Comporta). 

O Alentejo também é conhecido por seus vinhos de excelência. Que tal harmonizar os pratos típicos locais com alguns dos melhores rótulos do mundo? O Pêra-Manca Tinto é uma ótima opção de vinho exclusivo e de alta qualidade. A bebida é produzida pela Fundação Eugénio de Almeida e o que a torna tão exclusiva é o fato de ser elaborada com uvas portuguesas refinadas das espécies Trincadeira e Aragonez. Para produção do Pêra-Manca, cada casta é colhida e analisada separadamente das demais, e o vinho passa 18 meses nas caves do Convento da Cartuxa, em Évora, antes de chegar às mesas.